Para muitos passageiros, aprender como não enjoar a andar de carro é uma informação valiosa que pode tornar as viagens longas (e, também, as curtas) mais tranquilas e livres de todos os desconfortos que as náuseas e as tonturas provocam.
Saber como não enjoar a andar de carro implica que, primeiro, se detete a origem deste problema, as suas causas e principais sintomas. Depois, há uma série de dicas e, também, de tratamentos que podem, sem dúvida, controlar o aparecimento destes efeitos indesejados, enquanto se encontra dentro do carro.
Como não enjoar a andar de carro: fique a saber o que é a cinetose
Cinetose
Para já, comecemos por perceber por que algumas pessoas enjoam a andar de carro e qual a explicação científica e médica para este fenómeno.
A cinetose é a designação dada ao também conhecido por enjoo do movimento. Carateriza-se por um quadro de náusea, com ou sem vómitos, que ocorre quando se está passivamente em movimento, dentro de um automóvel, avião, comboio ou barco.
O enjoo surge quando o cérebro recebe informações desencontradas da visão, do ouvido interno e dos nervos periféricos em relação à movimentação do corpo. Por exemplo, se não estivermos a olhar para o exterior ou para o horizonte quando estamos dentro do carro e, por outro lado, fizermos atividades como ler, é mais provável que sucedam episódios de cinetose.
No fundo, aquilo que os sentidos captam deve estar em harmonia entre si, de maneira ao cérebro conseguir processar toda essa informação, sem daí advirem quaisquer efeitos secundários.
“Alvos” mais comuns
Contudo, a explicação anterior não se enquadra em todos os casos, já que há pessoas que nunca sentem quaisquer enjoos em nenhum dos meios de transporte referidos acima. Assim, há também grupos e caraterísticas que potenciam e tornam mais provável a ocorrência da cinetose, tais como:
- Pessoas com história familiar de cinetose;
- Indivíduos do sexo feminino;
- Crianças;
- Grávidas;
- Passageiros que sofram de labirintite, enxaqueca e/ou ansiedade.
Sintomas
Como já adiantamos, alguns dos sintomas de cinetose mais comuns são:
- Náuseas;
- Vómitos;
- Mal estar;
- Falta de orientação e equilíbrio;
- Palidez;
- Bocejar excessivamente;
- Salivação;
- Dores de cabeça;
- Tonturas;
- Vertigens;
- Suores frios;
- Sensação de calor;
- Eructações.
A boa notícia é que muitos destes sintomas vão, lentamente, desaparecendo à medida que a viagem decorre.
Como não enjoar a andar de carro: dicas e tratamento
Uma boa prática para todos os utilizadores do automóvel é transmitir pela visão a mesma informação que o cérebro está a receber, através do ouvido interno. Ou seja, fixar o olhar em pontos próximos do horizonte, tentando alcançar com a visão o objeto terrestre mais longínquo. Porém, há outras dicas a considerar não só pelos passageiros, como pelo próprio condutor.
Dicas para os passageiros
- Não ler durante as viagens;
- Se puder, assuma o lugar de condutor, menos suscetível a sofrer com enjoos;
- No caso das crianças, tenha em atenção cadeiras altas, que permitam que elas possam olhar para o exterior;
- Evite comer, odores fortes e álcool;
- Mover o mínimo possível a cabeça;
- Ouvir música;
- Tentar controlar a respiração;
- Mantenha o ambiente ventilado e livre de fumo.
Dicas para o condutor
- Fazer uma condução suave, com acelerações e desacelerações muito tranquilas;
- Manusear o volante suavemente;
- Manter o interior do veículo limpo, fresco e arejado;
- Promover algumas paragens durante a viagem.
Tratamento
Em casos mais extremos, existem medicamentos (em comprimido e, até, em pulseira) aos quais pode recorrer para evitar a cinetose, pelo que idealmente deve administrá-los preventivamente, ou seja, antes dos sintomas surgirem.
Se quiser evitar este género de medicamentos, saiba que existem ainda produtos naturais como comprimidos de gengibre que podem minimizar as náuseas e outros desconfortos associados a cinetose. Há também alimentos que podem ajudar a prevenir as náuseas, tais como a maçã, a banana, a água, as bolachas de água e sal, isotónicos e oleaginosas.
Tenha em atenção todas as valiosas informações que lhe deixámos e garanta viagens de carro mais agradáveis para todos, sem sobressaltos, nem paragens súbitas.
Agora que já sabe como não enjoar a andar de carro, ponha em prática os nossos conselhos no momento de se sentar dentro do automóvel e seguir viagem. Irá sentir diferenças evidentes e, rapidamente, as náuseas e as tonturas serão coisas do passado.