Share the post "Ensaio Honda CR-V: continuará a ser o SUV mais vendido do mundo?"
O primeiro Honda CR-V, cujo nome significa “Comfortable Runabout Vehicle”, foi lançado em 1995. As versões posteriores deram lugar a modelos mais corpulentos e mais completos, que cresceram tanto fisicamente como comercialmente, e em 2018 foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra a 5ª geração deste icónico SUV.
Ganhando progressivamente espaço num mercado altamente competitivo como o dos SUV, o Honda CR-V acabou por tornar num dos modelos mais vendidos neste segmento, chegando mesmo a liderar durante largos anos a tabela dos SUV mais vendidos do mundo.
Mais espaçoso, mais confortável e com uma aposta reforçada na versatilidade, a construtora japonesa afirma que, apesar de ter evoluído e refinado o CR-V, o grande destaque nesta geração é conduzida pela ausência de uma motorização diesel.
Desta forma, desde a sua apresentação ao mundo, denotou-se um verdadeiro foco na tecnologia híbrida. De facto, a Honda tem como principal compromisso a eletrificação total de todos os modelos da gama num futuro próximo. De acordo com a mesma, esta espera que em 2025, 2/3 das suas vendas correspondam somente a veículos com o recurso a motores elétricos.
A grande novidade é a motorização híbrida que a Honda chamou de i-MMD, uma tecnologia inteligente Multi Mode Drive que incorpora vários modos. Esta tecnologia serve para a marca diferenciar-se das demais, uma vez que o novo CR-V combina 2 motores elétricos acoplados a uma transmissão inovadora de relação única.
Fique a conhecer tudo sobre o novo Honda CR-V neste nosso ensaio, em particular como funciona esta motorização híbrida, que no fundo mais parece um eléctrico… movido a gasolina.
Novo Honda CR-V: um suv “elétrico movido a gasolina”
Análise Exterior
Em termos estéticos, a Honda continua a apostar na sua identidade. As luzes diurnas em LED numa posição mais baixa que vai ao encontro de uma nova grelha renovada, parcialmente cromada que ostenta o emblemático logo da marca.
As cavas das rodas e um perfil vincado na zona da cintura lateral, registam uma imagem de um crossover com uma proporção equilibrada e garantidamente desportivo, ao mesmo tempo que as novas jantes conferem uma silhueta mais robusta e todo-terreno.
Já a traseira poderá trazer elementos de estilo que podem dividir opiniões. As óticas também em LED estão em harmonia com a forma do pilar C estando divididas entre a carroçaria e a abertura da mala. Estas são unidas por entre um friso cromado que, tal como a dianteira, convergem até ao centro do logo da marca.
O ar corpulento da traseira é conseguido através do posicionamento das suas ponteiras de escape colocadas nas extremidades do pára-choques, mais esculpido e desportivo que nas gerações anteriores.
Comparativamente às anteriores gerações, o novo Honda CR-V apresenta variadas diferenças, ao nível das suas dimensões. Neste modelo, a plataforma foi revista e a distância entre eixos cresceu 40 mm. A altura ao solo é também de 40 mm, mas a largura cresceu 35 mm.
No habitáculo, as proporções sofreram também um aumento. A altura ganhou 5 mm e 16 mm no comprimento. Os ocupantes ganharam espaço para as pernas – 50 mm.
As soleiras das portas são agora mais baixas e nesta 5ª geração o novo CR-V pode ser configurado com a opção de 7 lugares, equipado com filas de bancos reclináveis e uma segunda fila de bancos ajustáveis ao nível da profundidade, tendo uma terceira fila que pode ficar integrada por completo na bagageira.
Análise Interior
No interior, o novo Honda CR-V oferece bastante espaço, tanto para os ocupantes, como a nível dos compartimentos de arrumação para objetos. O conforto foi outro critério de melhoria da marca.
O painel de instrumentos é digital e apresenta um novo grafismo. Todo o ambiente a bordo consegue prever uma escolha assertiva de materiais e a tradicional qualidade de construção nipónica.
Os comandos da caixa de velocidade e o travão de mão estão numa posição mais elevada por forma a conferir mais espaço na consola central para guardar ou colocar mais objetos.
O novo Honda CR-V brinda os seus ocupantes com extraordinários espaços de arrumação. Nas portas, as bolsas de arrumação apresentam agora maior capacidade de armazenamento que permitem, por exemplo, guardar um tablet.
Por sua vez, o novo CR-V vem também equipado com uma consola que inclui três posições e uma plataforma deslizante, bem como um espaço para acomodar uma bolsa de mão.
A proposta híbrida encontra-se disponível apenas com a lotação de 5 lugares, tal como a versão a gasolina 2WD (tração a apenas duas rodas), uma vez que o sistema elétrico ocupa o seu espaço e retira algum. Há, no entanto, uma proposta com 7 lugares (não híbrida).
A capacidade de carga do novo Honda CR-V é surpreendente. O comprimento máximo da bagageira é de 1 830 mm na opção de 5 lugares e de 1 800 mm na versão de 7 lugares. Um aumento de cerca de 250 mm face à geração anterior do CR-V.
O volume da bagageira é de 497 litros (menos 64 litros do que a versão a gasolina de 5 lugares e menos 25 litros do que a versão de 7 lugares).
É ainda importante referir que os bancos são facilmente reclináveis e acabam por ser uma vantagem extra para o transporte de bagagens, tal como o piso ajustável, que ao rebater-se para uma posição inferior, possibilita ainda uma maior capacidade de arrumação.
Condução
O novo Honda CR-V foi concebido para ir ao encontro das exigências dos mercados europeus, traduzindo-se num modelo cuja condução pode tornar-se divertida, mas ao mesmo tempo, confortável.
A aposta da Honda foi na premissa “Fun to drive”. Para cumprir com esta faceta, a tecnologia Agile Handling Assist (AHA) garante subtis respostas a quaisquer sinais da direção, oferecendo um comportamento suave, mais seguro e mais previsível.
Ao mesmo tempo, o sistema (opcional) de tração integral 4×4 – Real Time – cumpre com uma performance mais dinâmica nas curvas, o que torna a condução divertida e segura.
A proposta híbrida do novo Honda CR-V conta com a tecnologia i-MMD (Intelligent Multi-Mode Drive) que combina um motor 2.0 a gasolina com 145 cv, um gerador elétrico, um motor elétrico com 184 cv e uma pequena bateria que que recolhe a energia recuperada nas travagens.
Ao contrário do que estamos habituados, neste modelo, é o veículo que decide qual o modo de condução mais eficaz, escolhendo entre o EV Drive (elétrico), o Hybrid Drive e o Engine Drive. O sistema i-MMD é capaz de analisar e selecionar o melhor modo a utilizar, consoante a situação e para que se possa usufruir de uma experiência completa ao volante.
A versão Hybrid da nova geração do CR-V transita automaticamente entre o modo Hybrid Drive e EV Drive, quando em situações de condução urbana.
Por sua vez, o excesso de potência do motor a gasolina utilizada no modo Hybrid Drive pode ser desviada para recarregar a bateria do CR-V. Já o modo Engine Drive é considerado o mais eficiente nas viagens de longo curso ou em altas velocidades.
A única intervenção que o condutor pode ter é na maximização da utilização do modo elétrico (EV Drive), recorrendo ao botão que permite prolongar a motorização elétrica. Contudo, esta não vai além dos 2 km.
O novo Honda CR-V apresenta consumos médios de 5,3 l/100 km e as emissões de CO2 correspondem a 120 g/km. Na verdade, a marca reivindica consumos de 5,3 l/100 km na versão de tração dianteira e 5,5 l/100 km na versão 4×4, valores muito próximos àqueles registados durante o nosso ensaio.
Neste novo SUV contamos ainda com 3 modos de condução: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive: O modo EV Drive utiliza apenas a carga das baterias. Já no modo Hybrid Drive, o motor envia a potência para um gerador que alimenta as baterias. Na prática, este gerador permitirá carregar ou alimentar o motor elétrico, enquanto o veículo se move.
No modo Engine Drive, existe a ligação entre o motor de combustão e as rodas. Assim sendo, o condutor pode recorrer ao máximo da potência.
A velocidade máxima do novo Honda CR-V é de 180 km/h, sendo que o mesmo vai dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos na versão de tração dianteira e 9,2 segundos na versão 4×4.
Não havendo caixa de velocidades, a transmissão tem uma velocidade única. Porém, a Honda decidiu colocar patilhas atrás do volante para permitir ao condutor gerir a recuperaração energia e assim reduzir ou aumentar o efeito das travagens.
Preços
A versão híbrida do Honda CR-V pode ser adquirida a partir de 38 500€, mas o novo Honda CR-V encontra-se disponível com 4 níveis de equipamento e 3 tipos de motorizações: Comfort, Elegance, Lifestyle e Executive)
Veredicto Final
O novo Honda CR-V regista uma clara evolução quando comparado com as gerações anteriores. Melhor qualidade geral, melhores interiores, melhor design e mais prático.
Em suma, está muito melhor adaptado às necessidades de quem procura um veículo moderno. E sobretudo esta motorização híbrida, tem para nós todas as competências necessárias para voltar a dominar os SUV de segmento D e tornar-se novamente no SUV mais vendido do mundo.