Corria o ano de 2015 quando a Hyundai foi a Munique buscar o homem responsável por criar alguns dos melhores BMW de sempre. O objetivo era só um: criar na Hyundai uma divisão desportiva tão boa, ou até melhor do que a divisão M da BMW. Mas será que Albert Biermann conseguiu fazer história na casa da Hyundai?
O i30 Fastback N foi o terceiro modelo adaptado pela divisão N da Hyundai. E porquê o “N”, perguntam? Ora, a cidade de Namyang, na Coreia do Sul serve como “casa-mãe” à Hyundai, e todos os modelos da divisão “N” são desenvolvidos e testados no circuito de Nürburgring, na Alemanha.
A co-existência da letra N nestas duas localidades deu origem a um dos nomes mais apreciados pelos “petrolheads”, e mais temidos pelos R.S, GTI e Type R.
O i30N Fastback assume-se como um carro com claras pretensões desportivas, mas que ao mesmo tempo não esquece as características práticas e familiares do compacto em que é baseado, tentando assim juntar o melhor de dois mundos.
Sabemos que é impossível “agradar a gregos e troianos”, mas aquilo que a marca sul coreana fez com este i30 Fastback N é verdadeiramente assinalável. Levamos menos tempo a acelerar dos 0 aos 100km/h do que a conseguir dizer o nome completo deste carro, e este é apenas o presságio de que a Hyundai, mais do que ter dado mais um tiro certeiro nos seus modelos de performance, disparou uma “bala” que feriu os seus “adversários”.
Ensaio ao Hyundai i30 Fastback n: tão elegante quanto desportivo
Análise Exterior
À primeira vista, e para os mais distraídos, o i30 Fastback N pode parecer mais um modelo “normal” da Hyundai, apenas com uns detalhes mais desportivos. Mesmo sendo um puro carro de performance, a sua aparência não é tão vistosa como, por exemplo, o Honda Civic Type R.
Apesar de mais discreto (o que não é necessariamente uma característica má, até pelo contrário), este i30 Fastback N tem claramente uma aparência desportiva, com vários detalhes que ajudam a perceber que este carro foi feito para furar o ar, tal bala.
Logo na parte frontal somos presenteados com um spoiler inferior alongado de cor vermelha a toda a largura do carro e que ajuda a conferir mais algum downforce ao eixo frontal. Ainda nesta região, são também visíveis entradas de ar bem largas e agressivas que permitem arrefecer o “coração” deste carro.
Já nas laterais do pára-choques frontal, tanto este i30 Fastback N como o i30 N contam com generosas aberturas que permitem não só suavizar o fluxo de ar que corre sob a lateral, assim como ajudar a arrefecer os travões dianteiros.
A temática do desportivo continua na lateral com umas saias laterais pretas com a inscrição “N”, e termina na parte de trás deste carro, onde um pequeno spoiler atua em conjunto com um difusor traseiro garantindo que o i30 Fastback N continua sempre bem colado à estrada, sobretudo a altas velocidades.
Algo que não passa despercebido também é a presença de uma luz de nevoeiro em formato de triângulo bem ao estilo dos carros de Fórmula 1, e a existência de 2 escapes de dimensões bem generosas, donos e senhores de uma nota verdadeiramente deliciosa e capazes de disparar “tiros” a rotações mais elevadas.
Análise Interior
No interior, a melhor forma de caracterizar este i30 Fastback N é dizendo que é um i30 “de luxo”, pois para além da semelhanças evidentes com o compacto que lhe deu nome, contamos de série com toda a tecnologia e conforto que um carro deste segmento pode ter.
Tal como é apanágio nos modelos da marca sul corena, este i30 Fastback N está repleto de equipamento. De série contamos com bancos dianteiros elétricos e aquecidos, AC automático para duas zonas, sistema de infoentretenimento com ligação bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto, GPS, Cruise Control, Assistente de manutenção na faixa de rodagem (LKAS), alerta de colisão frontal (ACC), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, com câmara de marcha atrás traseira ou ainda luzes e limpa-vidros automáticos.
Quanto à qualidade do interior, o i30 Fastback N está também ele um tom acima dos seus rivais e no interior deste carro contamos com materiais suaves em todos sítios onde tocamos com maior frequência.
Quanto aos bancos traseiros, embora o espaço existente para as pernas seja suficientemente cómodo para acomodar um adulto de estatura média, fruto do estilo “coupé” deste carro, o espaço para a cabeça pode ficar comprometido para pessoas com mais de 1,75m.
Quanto ao espaço disponível para a bagageira, e tal como o i30 Fastback “convencional”, este é uma das referências do segmento contando com 450L de capacidade.
Condução
É na estrada que o i30 Fastback N se revela um soldado pronto para a guerra, mas com um smoking vestido por baixo.
Permitam explicar a analogia: neste carro existem 5 modos de condução: Eco, Normal, Sport, N e N Costum. Por defeito, sempre que ligamos o carro, este liga em modo Normal. E na verdade, não há muito que diferencie este modo do modo Eco. Ambos apresentam uma taragem de suspensão bastante suave, um pisar calmo e quase ausência total do “rugir” proveniente dos 275cv que debitam este motor.
Assim que accionamos o modo Sport, a resposta do carro muda totalmente, e apesar do acelerador ficar mais “vivo” e a direção mais pesada, a verdadeira alma deste i30 Fastback N ainda continua adormecida.
É quando os modos N e N Costum são accionados que descobrimos a personalidade de “guerra” deste carro. O 2.0 de 275cv e 378Nm despe o seu traje de gala e o escape começa a disparar “balas”, suspensão fica bastante firme, a direção fica com uma sensibilidade milimétrica e o carro responde a qualquer aceleração e a qualquer mudança de direção sem a mínima hesitação.
O trabalho da divisão N da Hyundai neste motor, na suspensão e na direção deste carro é de tal forma notável que qualquer condutor, até mesmo aquele menos confiante, poderá encarar o mais difícil “campo de batalha” (curva, entenda-se) com a maior das bravuras e sair sempre vitorioso daquela luta.
O i30 Fastback N tem um poder de fogo contagiante e derrota os primeiros 100 km/h em apenas 6,1 segundos, tendo uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Quanto aos consumos, preferimos dizer que este i30 Fastback N não consome litros aos 100, mas sim sorrisos aos 100, porque é aquilo que mais “consumimos” enquanto conduzimos este carro numa estrada sinuosa.
Numa condução mais civilizada, facilmente podemos expectar valores na ordem dos 7,5L/100km. Quando conduzido como verdadeiramente merece ser conduzido, os valores sobem para os 2 dígitos, e dificilmente registamos menos de 13L/100km.
Preços
O i30 Fastback N tem duas versões disponíveis: a “normal” com 250cv, e a performance, versão ensaiada por nós, com 275cv.
De realçar ainda que a Hyundai, desde 1 de Setembro de 2019, oferece 7 anos de garantia sem limite de quilómetros em qualquer dos seus modelos.
Os preços começam nos 42 500€ para a versão N, e nos 45 500€ para a versão N performance.
Veredicto final
O i30 Fastback N é, aquilo que é chamado na gíria automóvel, o verdadeiro “sleeper”. Quando passa pela rua, à primeira vista, pode até parecer um carro “vulgar”, mas com o simples premir de um botão, conseguimos transformar o i30 Fastback N de um carro “civilizado” para um verdadeiro monstro de pistas.
Não é vulgar encontrar um carro que assuma ao mesmo tempo o papel de carro familiar com a performance em estrada de um super desportivo, e menos vulgar ainda é encontrá-lo por menos de 50 000€, mas a verdade é que este i30 Fastback N consegue desempenhar várias tarefas, cumprindo-as com distinção, e sem se comprometer em nenhuma, e é por isso que merece levar uma pontuação de 10 estrelas!