O Hyundai Kauai é a proposta da marca sul coreana para os SUV do segmento B, um segmento onde reinam o Renault Captur e o Peugeot 2008, mas onde praticamente todos os construtores estão presentes e a concorrência é cada vez mais forte.
A Hyundai desenvolveu este carro a pensar especificamente no mercado europeu (apenas é vendido no velho continente), e fruto do nome original algo caricato deste carro, atribui-lhe também um nome exclusivo apenas em Portugal, tornando-o assim muito especial para o nosso país.
Como principais atributos, a Hyundai promete que este mini SUV é o carro melhor equipado de série dentro do seu segmento e 7 anos de garantia sem limite de quilómetros.
Mas serão estes atributos os necessários para tornar o Hyundai Kauai numa referência dentro do mundo dos crossovers e será este o modelo que irá ajudar a Hyundai a cumprir o objetivo de se tornar a marca asiática nº1 na Europa até 2021? Conheça a nossa opinião no ensaio a este modelo.
Ensaio ao Hyundai Kauai: Conheça este mini suv ao pormenor
Análise Exterior
Não é novidade para a Hyundai apresentar automóveis com estética arrojada (recordemos o caso do “malogrado” Veloster). A diferença é que desta feita, o design jovem e expressivo faz com que quase todos olhem para o Hyundai Kauai com sentimento de aprovação.
A presença de vários ângulos mais retos, faróis bi-partidos quer na dianteira, quer na traseira, e a abundância de aberturas na parte frontal fazem antever que para além de um carro com cariz aventureiro, o Kauai é um verdadeiro “Sports Utility Vehicle”.
Também o facto do Hyundai Kauai poder ser comprado numa configuração bi-color e estar equipado de série com jantes de 17” lhe conferem uma personalidade bastante juvial e moderna, tornando-o indiferente aos olhos de quem por ele passa.
As dimensões deste pequeno SUV são contidas o suficiente para poder circular dentro das cidades sem grandes embaraços, mas generosas o suficiente para acomodar 4 passageiros, e para isso muito ajuda o facto deste carro estar assente na plataforma K2, que foi criada para os carros de segmento C do grupo sul coreano Hyundai/KIA. Falamos de 4,17m de comprimento, 1,80m de largura e 1,57m de altura.
Análise Interior
Se o exterior promete, é mesmo no interior que a marca sul coreana (mas que recentemente mudou o seu centro de desenvolvimento para a Europa) pretende conquistar o mercado português.
E como é que a marca pretende fazer isto? Oferecendo uma lista quase infindável de equipamento de série. No Hyundai Kauai contamos, por exemplo, com AC Auto, Cruise Control, assistente de manutenção na faixa de rodagem (LKAS), apoio lombar elétrico para o banco do condutor, sensores de estacionamento traseiros com câmara de marcha atrás, sistema de infoentretenimento com Bluetooth e conectividade com smartphones através de Apple Carplay e Android Auto…
Além de todo este equipamento, apenas é possível adicionar o Hyundai Kauai 3 packs: Pack Navi Premium, Peck Tech e Pack Pele e Tecido.
Com o Pack Navi Premium está incorporado um ecrã central de 8” ao invés de 7”, sistema de alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e um sistema de som da Krell que é capaz de surpreender qualquer amante de música.
Com o Pack Tech é oferecido um sistema de carregamento por indução para smartphones e um Heads-Up Display.
E por fim, o Pack Pele e Tecido oferece bancos frontais com algumas inserções em pele e pesponto em cor de contraste para dar assim mais alguma vida ao interior do Hyundai Kauai.
Quanto ao espaço existente no interior, o Hyundai Kauai perde algum terreno para a sua concorrência, mas ainda assim é suficiente para acomodar 4 adultos, e os 361L de capacidade da bagageira, embora não seja a maior do segmento (em comparação com o Renault Captur, este Kauai tem menos 17L), permitem também acomodar as malas necessárias para umas pequenas férias em família.
Os materiais escolhidos pela Hyundai para forrar o interior do Kauai são talvez o ponto menos positivo deste SUV. Nesta versão ensaiada, com a excepção do volante e do seletor de velocidades, todos os sítios onde passamos mais tempo com as mãos, desde a consola central, o tablier e parte superior das portas, são materiais plásticos de sensação mais rija e não tão agradável ao toque, ficando assim aquém dos seus principais rivais.
Nota muito positiva tem o sistema de infoentretenimento que encontramos nos carros da Hyundai. Pode ser operado através do touchscreen ou através dos vários atalhos que encontramos na consola central. Um sistema simples e intuitivo de operar, extremamente completo e responsivo e posicionado de forma prática para manusear enquanto estamos a conduzir o Kauai.
Condução
Se ninguém fica indiferente ao design do Kauai, e se o equipamento de série disponível impressiona, é na estrada que este crossover conquista qualquer pessoa que o conduza.
Os SUVs de segmento B caracterizam-se sobretudo por serem utilitários mais “encorpados” e por serem mais confortáveis de conduzir. Ora este Kauai não foge a esta regra, mas encontramos neste carro uma toada mais desportiva do que aquilo que inicialmente poderíamos antever.
A carroçaria do Kauai é extremamente bem composta tendo em conta a tipologia deste carro, e nem mesmo quando “provocada” adorna significativamente, encorajando o condutor a uma condução mais dinâmica por estradas mais sinuosas.
Embora este pisar mais sólido tenha as suas vantagens em condução mais desportiva, quando chegamos a uma estrada com o piso em piores condições, o Kauai, mesmo não sendo desconfortável (de todo), não tem o mesmo requinte que os seus rivais franceses, e a suspensão acaba por deixar ultrapassar para a carroçaria todas essas irregularidades.
Ora, como em tudo, ganhamos aqui, perdemos ali. Mas no compito geral, o Hyundai Kauai oferece um ótimo compromisso entre conforto e dinamismo, e é um SUV muito agradável de se conduzir, em qualquer situação.
O que é verdadeiramente assinalável, não só neste Hyundai Kauai, mas em todos os carros da Hyundai, é a insonorização do habitáculo. Mesmo que circule a velocidades superiores ao limite legal, o ruído proveniente do ar a deslocar-se sob a carroçaria é praticamente impercetível para os passageiros. E este sim é um aspecto quase obrigatório num carro de segmento “premium”, mas raro de encontrar (sobretudo a este nível) num carro desta gama de preços.
Preços
Existem 4 motorizações disponíveis para o Hyundai Kauai.
Nos blocos a gasolina contamos com um 1.0 de 3 cilindros, 120cv de potência e 172Nm de binário, e com um motor 4 cilindros, 1.6 de cilindrada, 177cv de potência e 265Nm de binário. Neste motor está associado, de série, ao novo sistema de tração integral da Hyundai assim como a uma caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem, algo que é um opcional na versão 1.0.
A motorização a gasóleo disponível é apenas uma, o 1.6 CRDi de 115cv ou 136cv, dependendo se opta pela caixa manual de 6 velocidades ou pela caixa automática de 7 relações.
A motorização era aquela que equipava o modelo ensaiado por nós. Um motor sempre muito disponível (graças aos generosos 275Nm de binário) e que permite fazer consumos reais de 4.8L/100km (4.1L/100km anunciados pela Hyundai).
Contamos ainda com uma versão 100% elétrica, equipada com um motor de 150kW que oferece uma autonomia de até 449km.
Os preços do Kauai começam nos 20 606€ para a versão com motor 1.0 a gasolina e nos 25 700€ para a versão diesel.
Já a versão elétrica tem preços a rondar os 44 000€.
De realçar ainda que a Hyundai, desde 1 de Setembro de 2019, oferece 7 anos de garantia sem limite de quilómetros em qualquer dos seus modelos.
A nossa opinião
Ora, se o Kauai não é o mini SUV mais barato do mercado, não é o carro mais espaçoso, nem tampouco o carro mais potente, o que é que o pode fazer querer comprar este modelo?
Existem 3 fatores que respondem a todas as suas dúvidas: a estética, o comportamento dinâmico, e o equipamento de série.
Mesmo que à primeira vista não morra de amores pelo Kauai, à medida que o vai apreciando na estrada começa cada vez mais a nutrir um carinho pelos traços deste carro.
Por outro lado, o comportamento dinâmico do Kauai faz quase o impensável que é tornar um crossover tão ou mais divertido de conduzir do que um utilitário ou um compacto, sem perder a tão apreciada altura ao solo que nos permite ir mais além, mesmo quando a estrada acaba.
E por fim, a lista “infindável” de equipamento de série faz com que este mini SUV, quando comparado com os seus rivais com o mesmo nível de equipamento, seja uma autêntica “pechincha”.
O Hyundai Kauai revelou-se ser muito mais do que um simples carro para ir de A a B. E tal como a marca anuncia, não importa só chegar, mas sim também a forma como chegamos, e é por isso que recomendamos que tenha em consideração o Hyundai Kauai, se estiver à procura de um carro que ofereça uma excelente relação qualidade/preço.