Está prestes a entrar na próxima entrevista de emprego e de repente… Frio na barriga, agitação e uma tremenda ansiedade. Sim, todos os sintomas conduzem a um diagnóstico inevitável: está a sofrer de nervosismo pré-entrevista!
Apesar de iniciarmos em tom de brincadeira, a verdade é que a grande maioria dos candidatos sofre deste mal. E pior. São vários os casos em que o nervosismo toma conta do candidato, tornando-o vulnerável e podendo mesmo custar-lhe o emprego.
De facto, por muito brilhante que seja um candidato, basta que deixe que o nervosismo domine o seu estado de espírito e tudo pode ir por “água abaixo”. Por isso, antes da entrevista de emprego prepare-se devidamente, para que se sinta suficientemente seguro e domine a situação.
Como lidar com o nervosismo: As dicas!
Pode não eliminar totalmente os nervos, mas certamente vão ajudar.
1. Prepare-se (e muito!)
Quanto mais preparado estiver, mais seguro se vai sentir. Por isso, pesquise as possíveis perguntas que lhe podem ser colocadas e pratique as suas respostas. Verá que vai acabar por se autocorrigir e melhorar a sua postura perante o “grande interrogatório”.
2. Mostre-se confiante
Antes de mais, confiante não é arrogante. Nunca confunda estes dois termos!
É certo que foi chamado para a entrevista de emprego, passou o primeiro crivo e o seu Curriculum Vitae foi selecionado entre muitos, mas isso apenas significa que vai ter de continuar a dar o seu melhor. Acima de tudo, mantenha-se confiante e positivo, para poder mostrar o melhor de si.
É certo que foi chamado para a entrevista de emprego, passou o primeiro crivo e o seu Curriculum Vitae foi selecionado entre muitos, mas isso apenas significa que vai ter de continuar a dar o seu melhor. Acima de tudo, mantenha-se confiante e positivo, para poder mostrar o melhor de si.
3. Tenha atenção à sua linguagem corporal
A entrevista de emprego vai além das perguntas e respostas. Tenha atenção à sua postura, gestos, à falta de contacto visual, tom de voz, etc. Estes pequenos detalhes, se errados, podem passar uma imagem equivocada de si enquanto pessoa e profissional. Veja algumas dicas sobre linguagem corporal.
4. Clarifique a pergunta (se necessário)
Pior que dizer que não percebeu é dar uma resposta sem qualquer sentido. Portanto, se não entendeu a pergunta, não tenha receio de pedir ao seu recrutador para clarificar a questão.
5. Seja honesto
Ninguém sabe tudo. Durante a entrevista de emprego, faça o que fizer, nunca – em circunstância alguma – minta ao seu recrutador. Se porventura não tiver conhecimentos uma determinada área (por exemplo), não tente comportar-se como se fosse um expert. Ao invés seja positivo: assuma que não sabe, mas que tem muito interesse em aprender e que aprende rápido.
FIQUE ATENTO:
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.
Se quer receber mais notícias gratuitas como esta, basta registar-se no E-Konomista. Toda a informação sobre emprego actualizada ao minuto.
Mãos à obra…
Já diz o ditado: “é mais fácil dizer que fazer”! E por muitas dicas que se possam dar sobre a forma de contornar o nervosismo numa entrevista de emprego, nem sempre é fácil colocar em prática a teoria.
É normal que se sinta nervoso. Se lhe disserem o contrário, não acredite. Bem vistas as coisas, cada entrevista de emprego a que se apresenta pode ser decisiva no seu futuro profissional. Os minutos de duração da entrevista podem facilmente tornar-se os momentos mais longos da sua vida, quer porque pode ser surpreendido com perguntas imprevistas, porque está a ser questionado por alguém que não conhece, ou apenas porque o ambiente numa entrevista de emprego pode ser intimidante.
Mas pense nestes “senãos” como algo que pode jogar a seu favor. Ou seja, pense desta forma. O seu dia-a-dia no trabalho vai – a determinada altura – exigir-lhe que mostre destreza e capacidade de lidar com o inesperado. Por isso pense na entrevista de emprego, como uma iniciação. Verá que se controlar o nervosismo, vai mostrar ao seu recrutador a sua capacidade de autocontrolo e passar uma imagem positiva de si enquanto profissional. E assim começa logo impressionar o seu possível empregador.
Durante a entrevista de emprego mantenha-se tranquilo e transmita segurança ao seu recrutador. Não basta soar confiante, deve sentir-se dessa forma, para que não deixe o nervosismo apossar-se de si. Lembre-se que a sua atitude é avaliada não só pelo seu discurso, mas em pequenos gestos ou mesmo tom de voz.
… e boa sorte!
Para lidar com os nervos numa entrevista de emprego, nada melhor que… ir a entrevistas de emprego. Como tudo na vida, nada melhor que praticar para melhorar.
E se estiver preparado e se mantiver calmo, verá que vai duplicar as suas hipóteses de brilhar e ser bem-sucedido.
Veja também: