Share the post "Entrevista de emprego: como agir perante perguntas delicadas?"
Num processo de recrutamento e selecção normal, a entrevista de emprego é uma prova decisiva, que geralmente determina a passagem do candidato à fase seguinte do processo ou, pelo contrário, a sua eliminação.
Se lhe colocarem questões sobre o salário que deseja ganhar ou sobre a sua vida pessoal numa entrevista de emprego como agir? Damos-lhe as nossas dicas!
Entrevista de emprego como agir?
1. Quanto espera ganhar?
Esta é uma pergunta comum nas entrevistas de emprego e destina-se a avaliar a expectativa salarial do candidato. Mas, por muito frequente que seja, é de difícil resposta! A melhor forma de agir é preparar-se: antes da entrevista, investigue o nível salarial de profissionais da sua área com o mesmo nível de experiência e a trabalhar no mesmo sector. Depois, na entrevista de emprego, responda apresentando um intervalo salarial e mostrando-se disponível para negociar.
Leia também: Expectativas salariais: o que dizer?
2. Tem namorado/a?
As perguntas sobre a vida pessoal dos candidatos são frequentes, embora demonstrem falta de ética por parte do entrevistador. O objectivo da empresa é perceber se os seus compromissos familiares se irão intensificar, fazendo com que a sua disponibilidade para trabalhar diminua. Fica sempre ao critério do candidato responder ou não a esta questão; o que recomendamos, no caso de não querer responder, é que justifique porquê e que assegure à empresa que manterá a sua disponibilidade e sentido de compromisso com o trabalho.
3. Quando é que pensa ter filhos?
Mais uma questão polémica, na maioria dos casos dirigida a candidatos do sexo feminino. O empregador pretende saber quais os seus encargos familiares e/ou se pensa engravidar brevemente, pois não deseja ter custos adicionais com a contratação de uma pessoa que entre pouco tempo depois em licença de maternidade. Uma vez mais, a decisão de responder é sua, mas seja qual for a sua reacção, responda de forma diplomática!
4. Tem algum problema de saúde?
Os problemas de saúde só têm que entrar em discussão quando a empresa decide contratar o candidato e este sente necessidade de dar mais informações à empresa, por precaução ou para que alguém na empresa saiba como agir no caso de uma crise aguda.
5. Qual é a sua religião?
A discriminação por razões religiosas é ilegal; no entanto, continua a acontecer em muitos países da Europa, tanto ao longo do processo de recrutamento e selecção como depois de a pessoa já se encontrar a trabalhar, reflectindo-se em desigualdade salarial relativamente a outros colaboradores com as mesmas funções. Saiba que não é obrigado a revelar a sua orientação religiosa numa entrevista de emprego!
6. Qual a sua orientação sexual?
Na entrevista de emprego como agir se surgir uma questão sobre a sua orientação sexual? Tal como qualquer outro tópico relativo à sua vida pessoal, este pode ser alvo de questionamento por parte do empregador, mas não é obrigatório que responda às questões!
Dicas gerais para agir correctamente na entrevista de emprego
Independentemente do teor das perguntas que lhe façam, existem comportamentos e atitudes que são sempre louváveis numa entrevista de emprego. Se as questões do entrevistador denotarem falta de ética ou de profissionalismo, limite-se a responder cordialmente e saia da entrevista com a convicção de que não quer trabalhar naquela empresa, mas não retalie nem seja reivindicativo. Em último caso, faça uma denúncia anónima à Autoridade para as Condições do Trabalho.
- Cuide da sua apresentação
- Chegue 10 a 15 minutos antes da hora da entrevista
- Pesquise informação sobre a empresa, a função e o sector de actividade
- Passe em revista as questões de entrevista mais frequentes e esquematize as suas respostas ideais
- Descubra no Linkedin o nome do responsável pelo recrutamento na empresa
- Se a entrevista correr bem, envie um email de agradecimento até 48 horas depois do fim da mesma!
Faça mais pelo seu Curriculum e concorra ao emprego dos seus sonhos >>Veja também: