Não pode perder as nossas dicas para uma entrevista de emprego perfeita. A importância da pontualidade, de uma boa apresentação e de uma postura correcta são sobejamente mencionadas. Quem anda à procura de emprego sabe bem disso. No entanto, há conselhos específicos que poucos recebem e, por isso mesmo, não colocam em prática.
Sem negligenciar as dicas tradicionais, esteja um passo à frente! Como? Com perspicácia, estratégia e planeamento pode conseguir dar a orientação certa à conversa quando se encontrar cara a cara com o recrutador. O currículo já foi analisado, agora é preciso convencer o outro lado de que é a pessoa certa para o lugar.
Se tem uma entrevista agendada para breve, continue a ler este artigo. O sucesso da sua performance pode muito bem depender disso. É que vamos dar-lhe uma ajuda.
As nossas 7 dicas para uma entrevista de emprego perfeita
Mas não são umas dicas quaisquer, por isso preste atenção:
1. Perceba do assunto
Dar uma vista de olhos no site da empresa, certo? Não! Isso qualquer pessoa faz, mas quem quer distinguir-se, tem de fazer mais. Informe-se à séria. Relatórios trimestrais, semestrais e anuais, posts nos blogues e redes sociais são para ver e ler. Crie alertas no Google e receba no email notícias sobre a empresa. Utilize essa informação durante a entrevista e fará um brilharete
2. Jogue na antevisão
Se pensar um bocadinho, vai ver como consegue prever a grande maioria das questões que lhe vão ser colocadas. Defeitos. Maiores triunfos. Falar de si. Expectativas. Prepare o contra ataque em casa. Pense nas suas respostas, tome notas e estruture o seu discurso. Não caia no exagero de escrever textos e de os decorar. Simplesmente organize o seu raciocínio.
3. A pessoa em primeiro lugar
Contar uma história na primeira pessoa é uma das melhores dicas para preparar uma entrevista. Se lhe pedem para falar de si, não se limite a debitar o currículo ou a falar com distanciamento. Conte o seu percurso dando-lhe um cunho pessoal. Mencione as suas origens, explique as suas escolhas. As empresas contratam primeiramente as pessoas e só depois os profissionais.
4. Não sou perfeito mas…
Esteja seguro de que lhe irão perguntar qual foi ou é o seu maior erro ou defeito profissional. Não caia na asneira de dizer qualquer coisa como teimosia, perfeccionismo, persistência. Assuma a verdade e dê ênfase à forma como ultrapassou esse obstáculo. É isso que verdadeiramente importa saber a quem recruta.
5. Redes sociais apresentáveis
Não se iluda! Se você dá uma olhadela no perfil da empresa nas redes sociais, quem contrata faz exactamente o mesmo em relação aos candidatos. Facebook e Twitter, entre outros, são autênticas montras e se eles não gostarem do que vêem, a sua exclusão será imediata. Evite surpresas, recorrendo ao Social Sweepster, uma app que ‘limpa’ o seu perfil.
6. Momento ideal
Nem sempre é possível, mas tente agendar a entrevista para a data mais apropriada. De acordo com alguns estudos, as terças, quartas e quintas são os dias mais favoráveis. Tem a sua lógica! Quem vem ou vai de fim-de-semana não tem muita ‘cabeça’ para conduzir entrevistas. Antes e depois de almoço não. O recrutador só pensa na refeição e a atenção dispersa.
7. Cause impacto visual
Sim, tem de se vestir de forma adequada ao cargo e à empresa que está a contratar. Mas isso não quer dizer que não deva destacar-se da concorrência. A roupa diz muito acerca de nós. Use um acessório (um lenço, um anel, um relógio…) que cause impacto e afirme a sua personalidade. Sirva-se desse pormenor para falar do seu passado, da sua cultura. Crie ligações.
- Marketing Pessoal: como se destacar na entrevista de emprego
- Entrevista de emprego: as perguntas a colocar ao recrutador
- Segunda entrevista de emprego: o que deve mesmo ter em conta
- Exercícios de simulação numa entrevista de emprego: o que são
- Tipos de entrevista de emprego: quais são e os seus objetivos