Sabia que por vezes as perguntas aparentemente mais simples são as perguntas que têm uma segunda intenção, ou seja, as chamadas perguntas de rasteira?
Existem técnicas e métodos específicos para, com uma determinada pergunta, ficar a saber outra coisa completamente diferente do assunto perguntado sobre o entrevistado. Neste artigo desvendamos o significado de algumas delas.
Entrevista de emprego: perguntas de rasteira e significados
Descreva-se numa palavra
Quando um entrevistador pede para se descrever numa palavra, esta não é apenas uma pergunta bonita ou inspiradora. Em entrevista de emprego pode ser uma das perguntas de rasteira!
Com ela, é possível aferir o seu tipo de personalidade, o seu nível de confiança e até o seu estilo de trabalho.
Neste tipo de pergunta o ideal é que seja sincero, mas de forma ajustada ao tipo de trabalho em causa (mais dinâmico, mais focado, mais trabalho em equipa).
Como é que compara esta função com outra a que se esteja a candidatar?
Em vez de quererem saber realmente a resposta a esta pergunta, o que se pretende deslindar é se está, de momento, a candidatar-se a outros lugares para além deste.
Mas não pense que a resposta correta é a de que não se está a candidatar a mais nenhum lugar! Muito pelo contrário, os empregadores até acham isso estranho, quando se trata de um candidato à procura de uma oferta de trabalho.
O segredo está em elevar a empresa em questão face às restantes, mas sempre sem menosprezar as outras ou criticá-las (nas costas dos outros se lêm as nossas).
Porque é que quer deixar a sua função atual?
Muita atenção a esta pergunta! Em entrevista de emprego ela é certamente uma das perguntas de rasteira.
Com ela pretendem perceber com que facilidade critica a instituição em que trabalha. Opte pela versão diplomática e, mesmo que não esteja minimamente satisfeito com o que faz de momento, escolha dizer antes que “procura novos desafios profissionais”.
Com que tipo de chefe e colegas de trabalho se identica mais?
Novamente, em entrevista de emprego, esta é uma das perguntas de rasteira. Mais do que o interesse no tipo de personalidade com que prefere lidar, o entrevistador quer deslindar se tem propensão a conflitos e problemas de relação social e de grupo.
A resposta mais unânime será dizer que apesar de se identificar mais com um determinado tipo de atitude e personalidade, facilmente se integra em qualquer ambiente e com qualquer tipo de pessoa.
Acima de tudo tente ser sincero e manter-se fiel à sua postura, mas adequar-se ao tipo de empresa e de entrevistador que tem à sua frente.
Veja também: