Share the post "Envia este tipo de email? É provável que seja odiado pelos seus colegas"
A sua parte do trabalho está feita e, para terminar, só precisa que o seu colega envie a informação já pedida. Enviar um email a lembrar o trabalho atrasado pode ser uma boa ideia, mas tenha cuidado com a escolha de palavras. E se costuma enviar lembretes por tudo e por nada, saiba que este hábito pode ser considerado irritante e, pior ainda, fazer com que os seus colegas o odeiem secretamente.
Emails que deixam os seus colegas de nervos em franja
Todos nós já o fizemos com a intenção de pedir de forma não conflituosa um trabalho atrasado. No entanto, pode não ser esta a mensagem que chega aos seus colegas, principalmente se o fizer com rodeios.
Usar linguagem pouco assertiva pode prejudicar a sua credibilidade ou até fazê-lo parecer inseguro aos olhos dos seus colegas. E se está a usar palavras como “talvez” ou “possivelmente”, é natural que os seus colegas não o levem a sério e acabem por não lhe dar a resposta que pede e a importância devida. Claro que não é preciso ser agressivo, mas não exagere nas palavras “suaves”.
Passemos à segunda fase das consequências deste mau hábito. Enviou o email e este ficou perdido na caixa de correio eletrónico. Decide, então, enviar um novo lembrete. Acredite, está a cavar a sua sepultura! Não só não verá a sua situação resolvida, este novo lembrete vai também cair no esquecimento, como irá ainda aumentar o ódio que os seus colegas começam a sentir por si.
Precisa de acabar o trabalho, não é? Experimente falar pessoalmente com o colega em falta, agendar uma reunião de 10 minutos, por exemplo, ou reenviar o email original sinalizado como urgente.
Continue a ler e conheça os hábitos mais irritantes no envio de mensagens de correio eletrónico entre colegas de trabalho!
8 hábitos de email que podem enfurecer os seus colegas
1. Não responder;
2. Responder só com um OK;
3. Não preencher a linha do assunto;
4. Enviar marcado como urgente sem necessidade;
5. Usar cores no texto;
6. Escrever tudo em maiúsculas;
7. Usar sempre a opção “responder a todos”;
8. Ter uma assinatura quilométrica que inclui citações preferidas.
Veja também: