O objetivo do Erasmus Mundus é tornar a União Europeia num pólo de excelência no domínio do ensino superior, trazendo inovação e internacionalização e aumentando a atratividade do Espaço Europeu do Ensino Superior.
Até ao final de 2013, era a Direção Geral do Ensino Superior que geria este programa a nível nacional. Agora, até 2020, é a agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação que faz essa ligação.
Podem candidatar-se estudantes de todo o mundo. O programa tem a duração de 12 a 24 meses.
Quais são os objetivos do Erasmus Mundus?
Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus, inseridos no programa Erasmus+, têm como objectivo:
- Fomentar a excelência, melhorias de qualidade, inovação e internacionalização nas instituições de ensino superior;
- Aumentar a qualidade e o poder de atração do Espaço Europeu do Ensino Superior e apoiar a ação externa da UE no domínio do ensino superior, oferecendo bolsas de estudo aos melhores estudantes de mestrado a nível mundial;
- Melhorar o nível de competências e aptidões dos detentores do grau de Mestre e, especialmente, a pertinência dos Mestrados Conjuntos para o mercado de trabalho, através de um maior envolvimento das entidades patronais, com vista a melhorar a empregabilidade.
Quem se pode candidatar?
Qualquer instituição de ensino superior que integre o projeto Erasmus+ pode avançar com uma candidatura. Podem candidatar-se estudantes de todo o mundo, através dessas instituições. Os candidatos têm que ter uma licenciatura e só podem realizar estes mestrados uma vez e não podem estar a beneficiar de outro apoio a nível europeu simultaneamente.
Duração do Erasmus Mundus?
Estes mestrados duram entre 12 e 24 meses. Quem integrar os projetos vai ter a oportunidade de estudar ou realizar pesquisa em pelo menos dois países deste consórcio internacional.
Que habilitação académica passo a ter?
Quem integra o Erasmus Mundus passa a ter um grau académico de mestrado no âmbito deste projeto de nível internacional, reconhecido nos múltiplos países do consórcio.
Que apoios recebo?
Estes mestrados cobrem despesas de viagem e outros custos de viver noutro país. Os apoios rondam os 1.000 euros mensais.
Como se candidatar?
Pode ficar a conhecer todos os mestrados disponíveis para 2017/2018 aqui. Nesta página da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency também pode perceber junto de quem pode apresentar a sua candidatura.
As candidaturas estão a decorrer.
Veja também: