Se comete estes erros ao cozinhar arroz, está na altura de corrigir a sua forma de confecionar este alimento e, com isso, preparar um dos complementos mais apreciados em todo o mundo.
Afinal, todos gostamos de arroz! Seja simples, de tomate, com legumes, enrolado em sushi, com carne, com peixe… Afinal, o arroz bem pode ser a maneira perfeita de preparar um prato.
10 ERROS AO COZINHAR ARROZ
Até pode achar que basta colocar água, sal e arroz e num tacho e deixar cozinhar. Mas não. Há muitos erros ao cozinhar arroz que deve evitar. Saiba quais são.
Usar os acessórios errados
Um tacho de fundo grosso é o melhor para confecionar arroz, visto que irá conseguir reter e distribuir melhor o calor, garantindo, assim, que os grãos de arroz cozinhem uniformemente.
Não lavar o arroz
Deverá sempre lavar o arroz com água antes de cozinhar, para retirar vestígios de produtos industriais do processo de moagem e preparação.
Usar uma placa elétrica
Não é que seja propriamente um erro, mas neste tipo de placas, a comida, e neste caso, o arroz, irá cozer mais rapidamente. Pelo que é necessário ter uma postura mais vigilante.
Cozinhar com o lume forte
O arroz é um alimento que coze relativamente rápido, mas deverá ser sempre com o lume bastante controlado e baixo.
Levantar a tampa enquanto cozinha
Se estiver a cozinhar arroz, evite levantar a tampa do tacho. Não só porque o levantamento da tampa prolonga o tempo de cozedura, mas também porque uma vez que tira a tampa irá libertar pressão e vapor, podendo atrapalhar seriamente a cozedura. Como resultado final, poderá ter um arroz seco e malcozido.
Mexer o arroz
Outro grande erro que muitas pessoas cometem é mexer o arroz. A não ser que esteja a preparar risotto, então, não toque no arroz enquanto ele estiver a cozer. Se o fizer, fará com que o amido do arroz seja ativado, o que vai tornar o seu arroz mole.
Não adicionar água suficiente
Muitas pessoas não usam água suficiente. A quantidade de água necessária para cozinhar perfeitamente diferentes tipos de arroz varia ligeiramente consoante o tipo, portanto deve fazer alguma pesquisa sobre a quantidade de água a adicionar antes de cozinhar.
Se mesmo assim ficar com dúvidas, pode sempre seguir uma regra básica: a água deve cobrir o arroz na totalidade e ultrapassá-lo em cerca de um centímetro.
Cozinhar com água sem sal
A opinião popular afirma que o sal faz a água ferver mais rápido, mas a diferença não é realmente percetível na confeção do arroz. Deverá fazê-lo logo no início, caso contrário irá obrigá-lo a mexer o arroz enquanto coze ou depois de estar cozido, pelo que poderá prejudicar o seu estado.
Não deixar repousar depois de cozinhar
Quando feito corretamente, o arroz cozido será mais seco no topo do que no fundo. Como tal, é crucial que o arroz seja deixado fora do lume, durante cerca de cinco minutos, para a humidade se distribua uniformemente pelo prato.
Tratar todos os tipos de arroz da mesma forma
Nem todo arroz é igual e cozinha da mesma forma. Existem milhares de variedades de arroz cultivadas em todo o mundo, pelo que atente às indicações antes de acender o fogão.
Tudo esclarecido? Experimente fazer arroz seguindo as nossas dicas e terá o prato mais delicioso de sempre!