De práticas mais higiénicas a truques que facilitarão a preparação, aqui estão 8 erros ao cozinhar carne que deve evitar, para conseguir uma refeição cheia de sabor e que tira o máximo de proveito dos alimentos.
Não é que cozinhar seja algo extremamente complicado, porém, há alguns erros ao cozinhar carne que se cometem que podem comprometer o resultado final. Revelamos quais são, para que se possa tornar num verdadeiro chef.
8 ERROS AO COZINHAR CARNE: SAIBA COMO EVITAR
Aqui estão alguns dos erros ao cozinhar carne que pode estar a cometer, mesmo sem se aperceber e que comprometem a qualidade das suas refeições. Fique atento.
Não deixar a carne repousar
Quando cozinha carne, é necessário deixá-la repousar durante uns minutos antes de a cortar. Para tal, basta uns cinco minutos, dependendo da espessura do naco. Isto ajuda a que os sumos e molho se distribuam uniformemente, ficando a carne mais tenra e com mais sabor.
Não separa a carne crua da cozinhada
Tão simples como colocar a carne já pronta no mesmo prato ou tabuleiro onde esteve a carne crua é algo que pode contaminar a carne utilizada.
Não cortar bem a carne
Dependendo do tipo e do corte de carne que está a usar, algumas técnicas funcionam melhor que outras.
Por exemplo, se está a cozinhar uma parte da carne que era um músculo do animal, então convém bater, para que a mesma se torne mais tenra.
Se está a experimentar uma receita que indica cortar a carne de determinada forma, então, siga essas mesmas indicações.
Não temperar bem
Temperar a carne antes de cozinhá-la é importante, especialmente se não usar um molho ou cobertura. E esse tempero inicial deve ficar na carne durante, no mínimo, trinta minutos antes da preparação.
Não pré-aquecer a panela
Nunca deve cozinhar a carne numa panela fria, caso contrário a carne pode ficar colada ao fundo ou às laterais. Há uma exceção a esta regra que é preparar bacon.
Cozinhar após retirar do frigorífico
A carne não deve ser cozinhada fria, mas sim à temperatura ambiente, mesmo que, para tal, tenha que a deixar alguns minutos antes da confeção.
Virar constantemente a carne
É muito tentador tentar virar e mexer a carne continuamente numa panela ou num grelhador, mas realmente não deve fazer isso. Uma boa forma de perceber é a seguinte: se a carne prender enquanto a tentar virar, então, é porque ainda deve esperar mais um pouco.
Ignorar a temperatura da cozedura
Saber a temperatura na qual está a cozinhar carne é importante, não só por uma questão de segurança alimentar, mas também para cozê-lo uniforme e corretamente.
Preste atenção às temperaturas mencionadas nas receitas e tenha pelo menos uma ideia geral de temperaturas seguras também.
Agora será tudo bem mais fácil. Bons cozinhados!