Não há nada tão reconfortante quanto um prato fumegante de massa acabada de preparar. E fica bem com carne, peixe, legumes ou até só com um molho bem encorpado. Porém, para pratos perfeitos, evite cometer estes erros ao cozinhar massa.
É um ingrediente que todos adoram e que pode ser preparado rapidamente, sem ter muito trabalho e mesmo após um dia desgastante – aliás, um prato de massa bem pode ser o remédio perfeito para um dia difícil.
Comete algum destes 11 erros ao cozinhar massa?
Pratos simples, rápidos e no ponto certo: se evitar estes erros ao cozinhar massa, terá uma refeição cheia de sabor, que todos vão gostar.
Usar uma panela pequena
Um dos clássicos erros ao cozinhar massa é querer poupar no tamanho da panela.
Mesmo que pareça grande demais, é preferível usar uma panela grande, já que a massa necessita de espaço suficiente para se movimentar de modo a cozinhar uniformemente na água a ferver – que também deve ser colocada em quantidades generosas.
Acrescentar azeite
É certo que o azeite impede que a massa cole ajudando a que fique mais solta. Todavia, se vai fazer um prato com molho, então, não coloque azeite.
Não aproveitar a água da cozedura
Essa água pode ser um excelente ingrediente para um ótimo prato no futuro, quer para fazer sopas, caldos ou risotos. Pode, inclusivamente, congelar e guardar durante uns dias.
A forma como coloca o molho
Este é um bom exemplo de erros ao cozinhar massa que muitos, sequer, imaginam que estejam a cometer.
Já viu, por várias vezes, alguém a despejar o molho em cima de um monte de massa, verdade? Pois saiba que essa atitude está bastante errada. O molho deve ser adicionado à massa numa panela, para cozinhar durante dois a três minutos, garantindo que a massa absorve todo o sabor.
Usar demasiado molho
Relembramos o cenário que referimos há pouco: alguém a despejar molho em cima da massa. Pois essa quantidade de molho também deve ser controlada, caso contrário, será excessivo. O ideal é colocar uma chávena de chá pode cada 500gr de massa cozinhada.
Colocar a massa num prato
Sim, ok, até pode ser. Todavia, as massas devem ser servidas em pratos fundos ou tigelas, pois o alimento ali fica mais confortável, permitindo ainda conservar a temperatura durante mais tempo.
Um dos mais simples erros ao cozinhar massa, mas que, se puder evitar, vai garantir uma refeição quente por mais tempo.
Não reaproveitar
A massa que sobrou do jantar de ontem pode perfeitamente ser adaptada e utilizada para a marmita de hoje, por exemplo. Use restos de ingredientes que tenha no frigorífico, junte à massa, et voilá, uma refeição feita em tempo recorde.
Seguir cegamente as instruções
Qualquer embalagem de massa terá instruções que são bastante úteis, mas siga os seus instintos, até porque o tempo de cozedura depende de vários fatores como: o tamanho da boca do fogão ou placa, da panela utilizada, se está a cozer a gás ou a eletricidade…
Temperar no final
Deverá colocar a massa a cozer em água temperada com sal – mas não exagere nas quantidades! Recomendamos meia colher de sopa de sal, para cada 3 litros de água.
Não mexer a massa
Um dos erros ao cozinhar massa que podem comprometer por completo o resultado do seu prato.
Assim que a água começa a ferver, deverá mexer a massa, preferencialmente com um garfo, para ajudar a separar e evitar que fique repousada no fundo na panela.
Deixar a massa a repousar
Assim que a massa estiver pronta, deverá ser consumida de imediata. Não é um prato que possa esperar, caso contrário, poderá ficar pastoso.
Agora que já conhece os principais erros ao cozinhar massa, é garantido que vai preparar uma boa refeição – e rapidamente. Bom apetite!