Share the post "Os 8 erros mais comuns na hora de montar os móveis do IKEA"
São muito acessíveis, com um design muito bonito e, aparentemente, são até fáceis de montar. No entanto, existem alguns erros na hora de montar os móveis do IKEA que são cometidos por muita gente e que podem mesmo acabar por comprometer o resultado final.
Fique a conhecer as 8 principais causas mais comuns de histórias menos felizes com estas peças de mobiliários made in Sweden.
Os erros mais comuns na hora de montar os móveis do IKEA que deve evitar
1. Não ler as instruções
Este é sem dúvida o erro dos erros na hora de montar os móveis do IKEA e é sinónimo de mau resultado! Se há coisa essencial para obter um móvel bem montado e com um resultado profissional é a leitura preparatória das suas instruções. Leia tudo de fio a pavio, analise as imagens e fique assim com uma ideia geral dos principais passos e ferramentas.
2. Não usar os materiais recomendados
No início do panfleto das instruções de montagem dos móveis do IKEA vem sempre uma figura que indica os acessórios incluídos na embalagem (parafusos, porcas e afins), mas também indica as ferramentas que precisa para completar a tarefa. Se a imagem indica que é necessário uma chave estrela, use uma chave estrela! Não tente ‘remediar com uma chave de fendas, por exemplo. O parafuso vai estar moído e o resultado fica comprometido.
3. Saltar etapas de montagem
Todas as etapas são fundamentais nas instruções e este é, por isso, outro dos erros na hora de montar os móveis do IKEA. Não passe etapas, por mais desnecessárias que pareçam. Acredite que no final vai perceber a importância dessa pequena etapa.
4. Falta de paciência
Se está num dia com pouco tempo ou paciência, não é o dia indicado para montar móveis do IKEA. Este processo leva o seu tempo, planeamento e preparação e exige total concentração. Afinal, o rápido é inimigo do perfeito!
5. Querer fazer tudo sozinho
Também nas indicações (o IKEA pensa mesmo em tudo) vem geralmente a indicação do número mais razoável de pessoas para montarem determinado móvel, números esses que variam entre uma, duas ou três pessoas. Já se está mesmo a ver que se nas indicações referem que deve ser montado por três pessoas, não vai correr muito bem se tentar fazê-lo sozinho.
6. Não ter atenção às imagens e posição das mesmas
Se as instruções trazem imagens e esquemas, acredite que não é por acaso – e não estar atento a isso é outro dos principais erros na hora de montar os móveis do IKEA que se vai arrepender muito se cometer, porque pode significar ter que desmontar tudo outra vez e voltar à estaca zero.
Lembre-se: nas imagens é referida a posição exata de cada uma das peças e tábuas, posições essas que devem ser cumpridas à risca.
7. Transportar os móveis já montados parcialmente
Se começou a montar um móvel no quarto, fique aí até terminar. Não se lembre de tentar transportar um móvel montado a 50% para outra divisória. Além de ser perigoso, pode acabar por danificar de forma permanente e inutilizar o mesmo.
8. Não utilizar todos os parafusos
Se terminou de montar e sobrou parafusos ou outras pecinhas que deveriam estar no móvel, é sinal de que algo saiu mal. Reveja o passo a passo e entendo onde a peça deveria estar. O melhor é desmontar e montar novamente, pois uma peça a menos pode comprometer a durabilidade, segurança e funcionalidade do móvel.
Veja também: