Quem nunca cometeu pelo menos um destes erros tão comuns aos turistas, que atire a primeira pedra. Conheça os 9 “pecados mortais” que mais se repetem nas viagens de férias, um pouco por todo o mundo.
Os 9 erros mais comuns dos turistas
Problemas com documentação
Faça uma lista de toda a documentação necessária para a viagem e organize-se com antecedência. Isso inclui imprimir os bilhetes de avião e os bilhetes para atrações que já tenha comprado antecipadamente. Se viajar em grupo convém que fique uma só pessoa responsável por manter esta documentação toda organizada.
Viajar sem plano
Ninguém o obriga a ler todos os livros sobre o destino que escolheu, mas convém ter algumas noções, nomeadamente no que diz respeito ao transporte de e para o aeroporto, a distância até o alojamento e quais as atrações mais conhecidas do destino.
Subestimar as distâncias
As informações de localização ou “como chegar” ao local onde vai ficar alojado podem, por vezes, não ser muito claras. Tenha atenção a isso quando está a reservar o alojamento e se o local não for central verifique qual é a estação de metro ou paragem de autocarro mais próxima.
Ignorar as atrações gratuitas
Muitas cidades possuem museus grátis e outras atrações que podem proporcionar uma experiência inesquecível aos turistas. Questione na receção do hotel, pesquise na internet ou simplesmente pergunte a um local.
Depender do guia turístico
Para turistas que não falam o idioma local nem inglês, contratar os serviços de um guia turístico pode ser uma excelente ideia. Contudo, guarde sempre algum tempo para explorar o destino de forma autónoma.
Perder tempo em filas
Sim, muitas atrações têm filas intermináveis, mas também muitas delas têm sites online onde pode comprar o bilhete. Não só beneficia de promoções que só existem online como ainda poupa muitos minutos – e paciência – numa fila.
Viajar sem seguro
Em Portugal não há desculpa: basta ir à segurança social e pedir o seu cartão de saúde europeu para viajar protegido.
Não saber os números de emergência do destino
Em todos os países do mundo existe o equivalente ao nosso 112. Saiba qual é o número de emergência do destino que escolheu para o caso de precisar de ajuda.
Estar dependente da máquina fotográfica
Sim, é importante registar alguns momentos mas não caia no erro dos turistas que conhecem um sítio através, apenas, da lente da máquina. Lembre-se que tão cedo não tem outras férias e que convém desfrutar ao máximo de todos os momentos.
Veja também: