Há tarefas de limpeza lá de casa às quais não podemos simplesmente virar costas. No entanto, se anda a cometer estes erros de limpeza, o processo torna-se ainda mais doloroso e exige mais tempo e dinheiro.
Vamos partilhar uma espécie de guia com o que não deve fazer quando se trata de limpar a sua casa. São uma espécie de 12 mandamentos dos erros de limpeza. Preparado?
12 erros de limpeza que estão a arruinar-lhe as tarefas domésticas
Sobrecarregar a máquina de lavar loiça
Este é um dos erros de limpeza mais comuns e também um dos que vai acabar por lhe sair bem caro. Está a sobrecarregar a máquina da loiça para poupar água, energia e detergente?
Pois bem, se estiver bem atento, vai perceber que a loiça não ficou bem lavada e que há até alguma que continua suja, pois a água e o detergente não conseguiram alcançá-la durante a lavagem devido à sobrecarga. E o que vai acontecer? Vai acabar por gastar mais energia, água e detergente.
Usar detergente da loiça nas tábuas de madeira
Sabia que as tábuas de madeira que utiliza para preparar os seus alimentos não devem ser lavadas apenas com detergente para a loiça? Nós vamos explicar-lhe porquê: não se esqueça que é aí que carne e peixe cru, legumes ainda por lavar e outras substâncias são preparadas e temperadas.
Por tudo isto, uma simples lavagem não será certamente suficiente. Higienize a tábua depois de preparar cada refeição com uma mistura de detergente e 2 a 3 gotas de lixívia, de forma a desinfetá-las e a evitar a contaminação com outros alimentos.
Ignorar áreas de maior uso
Outro dos grandes erros de limpeza que comete e nem se apercebe. Ou melhor, neste caso é mais o que não faz do que o que faz!
Existem alguns pontos específicos na sua casa que, apesar de não parecerem sujos, são os que mais carregam germes e bactérias. Torneiras, maçanetas de portas e puxadores de armários são usados com muita frequência por todos na família, pelo que deve ter especial atenção e limpá-los bem.
Esquecer a máquina de café
Se gosta de café fresco pela manhã, também deve gostar de o preparar numa máquina bem limpa. A máquina de café é perfeita para as bactérias se propagarem e para formar mofo, dada a sua temperatura. Lave todas as partes amovíveis e não apenas a cafeteira.
E a parte do reservatório igualmente! Evite manter a água parada durante muitas horas e mude-a de um dia para outro, se quiser evitar intoxicações alimentares.
Borrifar produto diretamente para as mobílias
Se calhar nunca pensou nisto, mas é verdade: borrifar as mobílias diretamente com produtos de limpeza é um dos erros de limpeza mais comuns, pois para além de formar uma camada que quase protege o pó já acumulado, ainda ajuda a reter mais pó.
Recorra a esta técnica apenas quando o móvel estiver realmente muito sujo. Em alternativa, o que deve fazer é borrifar a solução para um pano de microfibra e então esfregar o pano no objeto.
Utilizar sempre o mesmo pano
Este é um dos erros de limpeza que mais pessoas cometem. E para perceber o mal que está a fazer, imagine o seguinte cenário: uma esponja bem suja a lavar repetidamente diferentes pratos. Está a imaginar o resultado, certo?
Pois bem, é mesmo isto que acontece se utilizar sempre o mesmo pano! Se nota que mesmo depois de limpas, as superfícies ainda estão assim um pouco pegajosas, é porque está na hora de trocar de pano. Mesmo que não pareça muito sujo ou demasiado usado, os panos devem ser trocados diariamente e lavados na máquina após cada utilização.
Não lavar as esponjas
Achar que enxaguar a esponja é o suficiente é outro dos grandes erros que tem de parar de cometer! A esponja de cozinha é um dos objetos mais sujos que tem em casa, sabia? Mais até do que a sua sanita, na verdade!
O que acontece é que os restos de comida e bactérias se acumulam nos poros da esponja e, por isso, é que apenas enxaguar não é suficiente. Pelo menos uma vez por semana deve aquecer a esponja molhada no microondas durante 2 minutos e substituí-la de 15 em 15 dias.
Organizar os talheres na máquina de lavar
Se pensa que está a fazer uma grande coisa ao colocar os talheres por categoria nos compartimentos da máquina de lavar loiça, engana-se. Pelo contrário!
Ao colocar todos os talheres misturados está a ajudar à limpeza uma vez que as peças não vão ficar “encaixadas” umas nas outras e com maior facilidade em serem atingidas em toda a sua área.
Lavar janelas em dias de sol
Procure limpar as janelas em dias menos soalheiros e com nuvens. E porquê, pergunta? É simples! Acontece que o produto limpa-vidros em dias de sol vai secar muito mais rapidamente e o resultado vão ser muitas manchas nas janelas.
Não utilizar material de proteção
Fazer a limpeza sem luvas. A sua pele é superabsorvente e irá “chupar” praticamente qualquer substância com a qual entrar em contacto. Mesmo produtos naturais podem causar ressecamento.
Evite as luvas de borracha ou látex: procure aquelas com o interior forrado de algodão, que criam uma barreira ainda mais protetora e são confortáveis.
Começar pelo chão
Limpar os pavimentos primeiro; outros dos crassos erros de limpeza a não cometer. Muitas vezes, por instinto, começamos a limpar a casa pelo chão. Mas quando for limpar o pó e as janelas, o chão vai sujar-se de novo!
A ordem ideal será: vidros, mobília e, por fim, o chão. Faça isto e torne a limpeza mais eficiente e menos cansativa.
Não limpar a banca da loiça
O lava-loiça é outro dos locais com maior número de bactérias lá por casa. Consequentemente é também responsável pela propagação de muitos maus cheiros, e deve ser limpo após cada utilização.
Qual a melhor forma e o fazer? Utilize um detergente neutro sem cheiro e/ou a um desinfectante sem cheiro. Para evitar os maus cheiros, evite ao máximo que as sobras de alimentos caiam pelo ralo.