Share the post "3 erros de planeamento que prejudicam o seu crédito pessoal"
Se tem a vida financeira organizada e planeia comprar um imóvel, um carro ou ainda fazer uma grande viagem de férias, com certeza conhece o termo crédito pessoal. O crédito pessoal é uma modalidade de crédito disponível para o cliente bancário que pode recorrer a ela para fins variados. Tal modalidade enquadra-se no regime do crédito aos consumidores.
Cada pessoa possui um crédito pessoal próprio e isso é calculado pelas instituições financeiras de acordo com os seus dados disponíveis junto aos serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social. As informações a serem consideradas passam por detalhes como o fato do contratante ter emprego fixo e estável, se possui dívidas junto do Banco de Portugal, se tem outros créditos pessoais contratados e se os mesmos foram pagos da maneira correta, se é dono de alguma empresa ou propriedade, entre outros fatores.
Existem alguns erros de planeamento que podem estragar o crédito de um cliente e consequentemente dificultar muito a contratação de um crédito pessoal. Listámos alguns abaixo.
3 erros que prejudicam o crédito pessoal
Não pagar as contas na data estabelecida
Por mais simples que isto pareça, não pagar as contas básicas em dia atrapalha o seu crédito no banco. Detalhes como este são sempre levados em consideração principalmente se a intenção for adquirir um crédito pessoal.
Entenda: no contrato de um crédito habitação, o banco tem o imóvel como garantia caso o proprietário não consiga cumprir com as suas obrigações, mas no crédito pessoal, a organização no pagamento das finanças pessoais pode ser um fator decisivo.
Arquivar ou guardar uma conta sem olhar
Um erro muito comum é, seja por ter as contas em débito direto, seja por apenas olhar para o valor e realizar o pagamento, guardar as contas sem olhar com atenção para o que está a ser pago. Muitas vezes as empresas cometem erros e, sem a devida fiscalização, o maior prejudicado é o cliente.
O risco de pagar taxas e valores indevidos pode prejudicar o seu crédito nas instituições financeiras. Olhe com atenção para todos os detalhes das faturas e avalie sempre o que está a ser cobrado.
Cancelar um cartão de crédito antigo
Tem um cartão de crédito antigo, sem dívidas, e que não usa mais? A não ser que a anuidade dele seja muito cara, não vale a pena cancelar o seu uso. Cartões de crédito são um dos maiores termómetros para os créditos financeiros. O valor disponibilizado neles pelos bancos é calculado de acordo com os rendimentos pessoais e o pagamento das faturas de modo correto e sem atrasos. Quanto mais antigo o cartão, mais alto é o valor do saldo e mais estável a sua vida financeira parece ser para quem concede os créditos.
Veja também: