Parecem verdades absolutas, passadas de geração em geração, sobre as boas práticas que mantêm o bom estado da bateria de um telemóvel. Mas nem todas essas práticas são, efetivamente, as melhores. Os erros que comete ao carregar o telemóvel podem, em alguns casos, comprometer seriamente o bom estado da bateria do seu dispositivo.
Os erros que comete ao carregar o telemóvel e como evitá-los
1. Deixar o telemóvel descarregar
Hoje em dia, a grande parte dos smartphones vêm equipados com baterias de lítio. Isto significa que constituem um tipo de bateria que funciona à base de ciclos. Esses ciclos vão perdendo energia à medida que a bateria vai diminuindo. Isso significa que, se deixar o telemóvel descarregar com muita frequência, a potência desses ciclos vai ficando cada vez mais fraca – podendo, em alguns casos, viciar.
2. Carregar o telemóvel com a capa de proteção
É frequente comprar uma capa que proteja o seu telemóvel para evitar que o mesmo se estrague em algum queda (por exemplo). Embora essa seja uma boa prática, pode conduzir ao sobreaquecimento do dispositivo se estiver colocada enquanto o mesmo carrega.
3. Utilizar capas de carregamento
Já as há. São capas mais grossas, como se se tratassem de powerbanks, que, uma vez colocadas, carregam o seu telemóvel sem que tenha de o ligar a uma fonte de alimentação. Essas capas pode, também, provocar o sobreaquecimento do telemóvel, para além de poderem não ter a voltagem indicada e danificar a bateria.
4. Deixar o telemóvel exposto ao sol
Outro dos erros que comete ao carregar o telemóvel é deixá-lo ao sol tempo a mais. Para além de poder danificar gravemente o software, pode inclusive deixar marcas graves no desempenho da bateria.
Um dispositivo eletrónico, sobretudo os telemóveis, devem manter-se a uma temperatura amena para que não vejam o seu funcionamento comprometido.
5. Carregar o telemóvel com cabos que não os oficiais
Em alguns casos, como por exemplo o da Apple, comprar um novo cabo de carregamento pode implicar uma despesa demasiado grande, sobretudo se encontrar carregadores mais baratos na Internet – que não hesita em comprar.
Se, por qualquer motivo, perdeu o seu carregador (oficial), o melhor é mesmo optar por comprar outro da marca do seu telemóvel. Optar por opções mais baratas pode mesmo estragar a bateria do seu telemóvel de forma permanente.
6. Carregar o telemóvel durante a noite
Ou durante outro período do dia que implique que o mesmo carregue durante horas a fio. Também nesses casos, os ciclos da bateria vão perdendo força, podendo ficar totalmente comprometidos. São aconselhados períodos de carregamento curtos e, chegando aos 100%, é recomendável que desconecte o carregador o mais rapidamente possível.
7. Guardar um telemóvel antigo sem o carregar
Quantos são os casos em que, após a compra de um novo telemóvel, guardam o antigo caso aconteça alguma coisa ao mais recente? E quantas são as vezes em que esse telemóvel mais antigo fica guardado sem nunca ser carregado durante um longo período de tempo?
Não o faça mais. Se quiser manter um telemóvel de back-up, deve carregá-lo com frequência e não deixá-lo esquecido na gaveta porque, se realmente precisar dele, vai ter um desgosto quando perceber que a bateria entrou num estado de descarregamento irreversível.