Quantas vezes, enquanto trabalha, já se perguntou: “porque é que o meu computador está tão lento?”. Somos capazes de apostar que foram muitas. Pois saiba que, provavelmente, é o culpado disso. Sim, o utilizador comete diversos erros que tornam o computador lento sem, sequer, dar conta disso.
A lentidão do computador é uma das maiores razões de queixas por parte dos utilizadores, já se sabe. Mas se descobrirmos o que está a provocar o processamento lento do computador, então, é mais fácil solucioná-lo.
De seguida, apresentamos algumas soluções para alguns erros que atrasam as respostas do seu computador, para que possa otimizar a sua utilização deste gadget tão essencial.
Saiba quais os erros que tornam o computador lento e solucione-os
Existem imensas razões pelas quais o seu computador está mais lento. Abaixo, listamos as mais comuns, assim como possíveis soluções.
1. Pouca RAM disponível
Mal adquirem um computador novo, os utilizadores começam logo a instalar imenso software, o que não tem nada de errado. Porém, cada programa instalado consome um pouco dos recursos do computador. Ter diversos programas a correr ao mesmo tempo pode bem ser um dos principais motivos da diminuição da velocidade do seu computador.
No processo de instalação do software, os utilizadores costumam aceitar tudo e colocar vistos sem ler as opções existentes. Muitas vezes, é perguntado ao utilizador se o programa pode correr na taskbar (barra de tarefas, normalmente localizada na parte inferior do monitor). Isto faz com que o programa esteja permanentemente a correr, sem que o esteja a usar. Por isso, só deve aceitar esta opção se necessitar mesmo de tal serviço em modo contínuo.
Pode visualizar o que está a ser processado e quanta RAM está a ser usada através do Task Manager (Gestor de Tarefas). Para isso, basta pesquisar pelos termos na lupa do menu Iniciar.
Outro erro que pode estar a cometer é permitir que diversas aplicações iniciem automaticamente quando liga o computador. Isto vai aumentando o tempo que o computador demora a iniciar. Para remover essa opção basta ir de novo ao Task Manager na aba Startup.
2. Poucos reboots ao sistema
A maior parte dos utilizadores não desliga o computador. Deixa-o ligado para ser mais rápido quando necessitar do mesmo, só que isto é um dos erros que tornam o computador lento.
Reiniciar o sistema pode corrigir imensos tipos de problemas, por isso, se verificar que o seu computador está muito lento a correr algum programa, o primeiro passo é fazer um reboot (reiniciar) o sistema.
3. Disco rígido cheio
Mesmo que não tenha muitos programas a correr simultaneamente, basta ter imensos instalados para o seu computador diminuir a velocidade de processamento. O disco precisa de espaço livre para conseguir processar a informação, e se tiver cheio de programas e/ou ficheiros vai diminuir a velocidade do computador.
Dos erros que tornam o computador mais lento, este é aquele que quase todos os utilizadores cometem. O ideal será desinstalar programas que já não usa e guardar os seus ficheiros numa cloud ou num disco externo, libertando assim espaço no disco.
4. Malware
Malware são programas maliciosos. Tal como ter muitos programas a correr simultaneamente, ter um ou mais destes programas pode causar grandes problemas.
Estes programas são, muitas vezes, instalados sem o utilizador se aparecer, principalmente quando instala software gratuito e, mais uma vez, aceita todas as opções sem as ler.
Se o seu computador começar a bloquear, se começarem a surgir muitas pop-ups, se for direcionado para outros sites sem aviso ou se utilizar motores de busca que não aquele que predefiniu, é porque tem algum malware instalado no computador.
O melhor a fazer é informar-se bem sobre o programa que pretende instalar, saber as experiências de outros utilizadores e apenas instalar software de origem fidedigna.
Existem também softwares de segurança, como o Avast ou outros antivírus, que previnem que alguns malwares sejam instalados – ou permitem apagá-los do seu sistema, caso já existam.
5. Hardware antigo
O software está sempre a sofrer atualizações e elas exigem mais dos componentes físicos do computador, pelo que o hardware também deve ser melhorado. Se tiver um computador há muitos anos e software mais recente, de certeza que nota um processamento mais lento.
Se necessário, invista num hardware mais recente e verá que o tempo que demora a executar as suas tarefas diminuirá – e, certamente, vai poupar a sua paciência.
6. Fraca ligação à Internet
Se, ao navegar na Internet, o utilizador esperar muito tempo para que as páginas carreguem, ou alguma ação sua seja executada, culpa logo o computador. Porém, se o problema de lentidão só se verificar enquanto navega na Internet, é porque a ligação à rede é a razão pela qual a navegação está lenta.
Verifique a intensidade e qualidade do seu sinal de rede. Se for fraco, consulte este artigo sobre como melhorar a ligação wi-fi, pois poderá ser a solução para este problema.
Veja também: