Desde que instalou este aparelho em casa que as contas de eletricidade têm subido em flecha? Muito provavelmente isso deve-se a alguns erros no uso do ar condicionado que está a cometer.
Afinal, não basta ligar o aparelho, colocar a uma temperatura que nos pareça confortável e achar que está tudo bem. Poderá tirar ainda mais proveito do ar condicionado, quer em termos de performance, quer em termos de poupança energética. Para tal, deverá perceber bem como funciona este equipamento, assim como todas as funcionalidades disponíveis.
Neste artigo damos-lhe a conhecer alguns dos mais importantes erros que deve mesmo evitar, pelo bem da sua carteira, da saúde do equipamento e até mesmo do ambiente.
10 erros no uso do ar condicionado que deve evitar já hoje
Atenção ao que compra
O primeiro erro começa, na verdade, ainda antes do uso do ar condicionado. Isto porque, no momento em que se decide qual o sistema de ar condicionado que vai comprar para sua casa, pode desde logo fazer uma grande poupança!
Tenha em atenção e faça uma compra bem pensada e planeada. Comprar o sistema errado, ou seja, um sistema que não é adequado ao espaço e às suas necessidades, é o primeiro erro, mesmo ainda antes de começar a usar. Peça ajuda aos especialistas da loja que o vão ajudar a escolher o melhor modelo para as suas necessidades!
Não investir num termostato
Refrescar divisões vazias ou mesmo divisões ventiladas ou com janelas abertas pode ser um grande desperdício de dinheiro! Afinal, vai estar a arrefecer áreas que não têm qualquer interesse! Verifique que a área a refrescar está com as janelas fechadas e que não há espaços vazios em vão.
Instalar o ar condicionado exposto a luz solar direta
Este é um dos erros no uso do ar condicionado mais comuns, mas que deve mesmo evitar! Tenha o cuidado de colocar o equipamento longe da exposição solar direta, uma vez que a localização da unidade de ar condicionado pode ter um grande impacto nos custos!
Além disso, não se esqueça que este aparelho precisa de boa ventilação (a maioria vem até com a conduta para direcionar para fora e não deve ignorar esse item).
Atenção ao posicionamento dos equipamentos
A forma e o local onde posiciona as aberturas do ar condicionado e até mesmo os termostatos são fundamentais na poupança. Colocar o termóstato com luz solar direta ou perto de luzes e aparelhos que produzem calor resulta numa leitura imprecisa, fazendo com que o aparelho de ar condicionado trabalhe horas extra.
Além disso, se bloquear as aberturas interiores com móveis ou cortinas pode inibir a circulação adequada do ar!
Não programar corretamente o termostato
Como em tudo na vida, não devemos entrar em extremos, certo? Se colocar a temperatura do termostato muito baixa, vai exigir muito do seu aparelho de ar condicionado para manter a temperatura baixa, consequentemente vai aumentar a sua conta da luz e pode até ganhar de brinde uma bela constipação.
O ar condicionado vai trabalhar constantemente para manter a temperatura desejada e isso poderá ainda ter custos extra de manutenção.
Ligar o equipamento com janelas abertas
Se liga o ar condicionado e mantém as janelas abertas, aqui fica uma informação importante para si: está claramente a deitar dinheiro ao lixo! Para garantir o bom funcionamento do seu aparelho e a manutenção da temperatura em casa, feche todas as janelas e aberturas de ventilação.
Descurar a manutenção
Se não faz a limpeza dos filtros e a manutenção da unidade de ar condicionado, em pouco tempo, irá notar a conta da luz mais elevada e a eficiência do aparelho diminuída. Já para não falar das bactérias e doenças que podem daí advir! Tenha sempre em atenção a limpeza do filtro do ar condicionado e a sua correta manutenção.
Deixar o equipamento sempre ligado
Outro dos erros no uso do ar condicionado: deixar o equipamento sempre ligado! Não faça isso! Além de estar a desgastar o equipamento, está a desperdiçar imensa energia e em vão. O ideal mesmo é ter o sistema programado para horas específicas – as que antecedem a sua chegada a casa, por exemplo.
Deixar o equipamento muito tempo desligado
O contrário do erro anterior também não é o ideal. Se deixar o sistema de ar condicionado desligado por longos períodos, pode ressecar os fluidos refrigerantes e a lubrificação do sistema. Mesmo no inverno, escolha um dia não muito frio para ligar um pouco o aparelho para fazê-lo funcionar e deixá-lo sempre preparado para o uso quando for realmente necessário.
Tentar ocultar o equipamento com têxteis ou outros
Sabemos bem que os aparelhos de ar condicionado não são objetos de decoração propriamente bonitos, mas não cometa outro dos crassos erros no uso do ar condicionado: tentar ocultá-lo com cortinas, têxteis ou até mobiliário.
Isto vai estorvar a saída de ar e o rendimento do ar condicionado baixa bastante.