Para os amantes da Natureza, mas também para os fãs de património histórico e cultural, uma escapadinha no Gerês parece o programa perfeito.
Saiba tudo o que pode fazer nesta região tão típica e cheia de tradições, e dedique algum tempo a conhecer histórias ancestrais, lendas e caminhos que remontam ao tempo dos romanos.
Com amigos ou em família, este é um destino único que todos vão gostar de descobrir um pouco mais. Por isso, venha daí!
Se está a pensar fazer umas mini-férias, não pense mais e dê uma escapadinha no Gerês. Com a sua cara metade, em família ou com amigos, o Gerês é o destino indicado para todos.
Lá vai encontrar um misto de natureza e tradição, além de magníficas paisagens naturais compostas por serras, planaltos, vales, barragens, cascatas, pontuadas por uma fauna e flora riquíssimas e muitíssimo bem preservadas.
Guia para uma viagem inesquecível
Uma escapadinha no Gerês é o pretexto ideal para o descanso em contacto com a Natureza, onde pode desfrutar de passeios a pé, banhar-se em riachos de águas puras, admirar paisagens mágicas, visitar aldeias típicas e saborear uma variada e apetitosa gastronomia.
Quer conhecer melhor esta região do nosso país?. Então, nós dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para uma escapadinha ao Gerês verdadeiramente memorável.

Escapadinha no Gerês: roteiro natural
Comece por apreciar toda a beleza natural da região, fazendo passeios pedestres, em que pode observar de perto toda a fauna e flora existentes. Tome nota dos seguintes locais de passegem obrigatória:
- Barragens de Cabril, da Caniçada, da Paradela, do Alto Lindoso e de Vilarinho de Furnas;
- Malta de Albergaria;
- Rio Arado e Pedra Bela;
- As “Cascatas do Tahiti”;
- Bosque de Carvalho Alvarinho e Bosque de Carvalho Negral;
- “Torneros”, a banheira de água quente;
- Ponte da Misarela;
- Aldeia submersa de Vilarinho de Furnas;
- Rio Homem;
- Cascata da Portela do Homem.

Escapadinha no Gerês: roteiro cultural
O Gerês também possui um património cultural digno de nota que representa muitíssimo bem a sua história e tradições. Portanto, não deixe de traçar um mapa com alguns dos locais que tem mesmo de ficar a conhecer numa escapadinha no Gerês:
- S. Bento da Porta Aberta;
- Santuário da Nossa Senhora da Abadia;
- Torre Medieval de Dornelos;
- Santa Maria de Bouro;
- Estrada romana.
Ao desenhar os seus roteiros, não se esqueça de incluir algumas atividades tradicionais do Gerês como a cestaria, o artesanato regional, os bordados, a tecelagem em lã e linho e a tamancaria, as quais vale a pena conhecer.
E, claro, definir momentos de paragem para usufruir da oferta gastronómica, deliciosa e variada. Opte pelos pratos típicos como carne de cabrito, bifes de presunto, enchidos, broa centeia e broa milha. E, também, pelos doces típicos, como o bucho doce e a sopa seca de pão duro.
Termine o seu roteiro com um momento de relaxamento nas Termas do Gerês, um dos locais mais conceituados da região, conhecido nacionalmente e internacionalmente.
Mais pontos de interesse

Castro Laboreiro
Nesta aldeia, encontra atrativos naturais, mas sobretudo um importante legado da sua história e tradições. Aqui encontra o Castelo de Castro Laboreiro – classificado como monumento nacional -, para além de pontes e igrejas medievais, moinhos e fornos comuniários.
Nossa Senhora da Peneda
Este santuário construído em finais do século XVIII em Arcos de Valdevez, possui uma arquitetura majestosa e merece uma visita com tempo, para que possa apreciar cada pormenor.
Soajo
É uma aldeia muito antiga, pertencente a Arcos de Valdevez, e que está inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Visite o Santuário Rupestre do Gião e aproveite a calma e a tranquilidade que se vive por este lugar.
Cascata do Arado
Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, apresenta-se a cascata do Arado. Detenha-se junto a ela por uns minutos, admire a sua beleza e feche os olhos e relaxe junto a esta deslubrante queda de água.
Lindoso
Pertence ao concelho de Ponte da Barca e é uma aldeia bastante conhecida pelo seu núcleo rural, pelo seu castelo e conjunto de espigueiros. A paisagem é sublime, já que tem uma vista única sobre a albufeira de Lindoso.
Ponte da Mizarela
Esta ponte, também conhecida como ponte do diabo, atravessa o rio Rabagão, e liga as freguesias de Ruivães e Ferral, do concelho de Montalegre. Percorra-a, enquanto admira a paisagem envolvente, mas atenção, prepare-se pois ela está implantada sobre um desfiladeiro escarpado, sendo sustentada por um único arco! É caso para dizer: só para aventureiros!
Mosteiro de Pitões
Situado em Pitões das Júnias, este mosteiro terá sido fundado no século IX, restando hoje algumas ruínas que, apesar de tudo, vale a pena serem visitadas e fotografadas.
Vilarinho da Furna
É uma aldeia de Terras do Bouro bastante conhecida, cuja origem e marcas romanas estão um pouco por toda a aldeia. Em 1970, devido à subida das águas do rio homem, a aldeia esteve submersa, podendo agora ser novamente visitada.
São Bento da Porta Aberta
Visite este lindíssimo santuário, cuja construção terá começado algures no século XVII. O seu nome remete para a prática comum nestes espaços e que tinha a ver com manter sempre as portas abertas, de forma a servir de abrigo a quem por ali passasse.
Miradouro da Pedra Bela
Para aproveitar ao máximo as vistas do Gerês, vá até este miradouro em Terras do Bouro, a cerca de 800 metros de altitude. Vai dar de caras com uma paisagem absolutamente esmagadora, com uma explosão de verde como só este parque nacional consegue proporcionar.
Dicas úteis

Onde dormir
Hotel Termas e Spa Águas do Gerês
Situado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, este hotel e termas são um ótimo local para uma escapadinha pela região. A paisagem envolvente, o conforto e o requinte são caraterísticas deste espaço que fazem as maravilhas de qualquer visitante.
O edifício é belíssimo, com apontamentos românticas e que foi, recentemente, recuperado. Os quartos têm um estilo clássico e são bastante acolhedores.
Quinta da Balança
Localizada em Moure, Terras de Bouro, esta habitação seiscentista está situada perto do Parque Natural da Serra do Gerês. É considerado um dos alojamentos mais encantadores para uma escapadinha ao Gerês.
É construído em granito, tem um amplo salão com teto de madeira, uma extraordinária lareira e uma varanda, a partir da qual é possível contemplar a beleza da região.
Hotel Lagoa Azul do Gerês
Este hotel situa-se no Parque Nacional de Peneda-Gerês e dispõe de quartos e apartamentos com vistas para a Albufeira da Caniçada e para a piscina exterior. Aqui, os hóspedes poderão relaxar no terraço e apanhar banhos de sol nas espreguiçadeiras que rodeiam a piscina.
Pode gostar também destas sugestões
- Hotel S. Bento Da Porta Aberta
- Gerês Guest House
- Aparthotel Gerês
- Casa de Pichoses
- Casa da Avó
- Quinta De Gestaçós
Agora que já sabe o que fazer numa das suas próximas escapadinhas no Gerês, só falta mesmo fazer as malas e partir à aventura.
Talvez, em vez de ir apenas um fim de semana, possa reservar mais uns dias, pois afinal há muito para ver e visitar. Usufrua duma calma e tranquilidade cada vez mais em vias de extinção e faça do Gerês o seu destino de eleição.