Os destinos mais próximos são muitas vezes esquecidos, mas dão ótimas escapadinhas de fim de semana. E ainda pode aproveitar estes dias para conhecer algumas maravilhas do nosso país.
Há quem diga que viajar é o melhor do mundo e nós somos capazes de concordar. E sejamos sinceros: não é preciso fazer longos voos e percorrer milhares de quilómetros para experienciar momentos únicos.
Pegue no calendário e comece já a distribuir estas sugestões pelos fins de semana que aí vêm.
De norte a sul de Portugal, não faltam lugares especiais que vale a pena conhecer. Venha connosco descobrir estes seis.
6 escapadinhas de fim de semana perfeitas
Guimarães
Se nunca foi à cidade-berço, vai ficar encantado. Se já lá esteve, regressar é sempre um enorme prazer. O seu centro histórico exemplarmente recuperado e conservado apresenta uma beleza e uma dinâmica absolutamente únicas.
Aqui, não faltam praças acolhedoras com esplanadas convidativas, azáfama típica durante o dia, iluminações pitorescas à noite e muitos grupos de gente bem-disposta na rua.
Mas há muito mais para ver, desde os monumentos históricos, como o Castelo e o Paço dos Duques de Bragança, aos testemunhos contemporâneos, como a Plataforma das Artes e da Criatividade, onde está albergado o Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
E depois, há a gastronomia minhota para provar. As pastelarias são uma tentação, a somar aos ótimos restaurantes, com cozinha ora mais tradicional, ora de fusão, com propostas inovadoras. Será com certeza uma daquelas escapadinhas de fim de semana que não vai esquecer.
Onde comer em Guimarães:
- Cor de Tangerina (vegetariano)
- Adega dos Caquinhos
- Taberna Trovador
- Résvés
- A Cozinha por António Loureiro
Onde ficar em Guimarães:
Aveiro
A Veneza portuguesa merece mais do que ser comparada à incontornável cidade italiana e é daquelas escapadinhas de fim de semana incontornáveis.
Os canais que serpenteiam a cidade são, de facto, um aspeto curioso e que lhe confere muito charme, mas Aveiro tem muito para oferecer, para além do passeio de moliceiro – ainda que este seja uma experiência obrigatória.
Há uma série de edifícios com história para conhecer e nós gostamos especialmente dos prédios com arquitetura Arte Nova. Assim, propomos que nesta sua escapadinha de fim de semana em Aveiro, percorra a Rota da Arte Nova, de forma a contemplar e conhecer dez belíssimos exemplares desta corrente artística do início do século XX.
Aveiro é também conhecida pela sua tradição de qualidade na cerâmica e na porcelana. Uma visita à Fábrica da Vista Alegre será uma experiência memorável, assim como a visita à Estação de Caminho de Ferro, com a sua surpreendente fachada decorada com azulejos que descrevem a história da cidade.
E o que dizer da gastronomia aveirense? Só coisas boas! Na cozinha reinam os pratos de peixe, cozinhado de acordo com as tradições locais, como a caldeirada de enguias ou o bacalhau assado na brasa.
Já à sobremesa, esqueça a dieta e prove de tudo: desde os genuínos ovos moles à famosa “tripa” da Costa Nova, uma zona de Aveiro que merece igualmente uma visita, com as suas amorosas casinhas às riscas.
Onde comer em Aveiro
- Salpoente
- A Peixaria
- Musgo (vegetariano)
- Café Ramona
- Confeitaria Peixinho
- Têzero
- Zé da Tripa
Onde dormir em Aveiro
Arouca
Entre as escapadinhas de fim de semana por terras de Arouca há uma coisa quase obrigatória: percorrer os internacionalmente premiados Passadiços do Paiva. Um percurso fabuloso de oito quilómetros pela margem esquerda do rio Paiva, onde a natureza se apresenta em estado puro. E agora pode atravessar a maior ponte suspensa do mundo!
Integrados no Arouca Geoparque, considerado Património Geológico da Humanidade pela UNESCO, os Passadiços do Paiva permitem uma caminhada tranquila, com vários pontos onde é possível parar, descansar e até fazer um piquenique.
Os passadiços unem as localidades de Espiunca e Areinho e podem ser percorridos em ambos os sentidos. Aconselhamos, no entanto, que deixe o carro em Areinho, iniciando aí o seu passeio.
Após uma subida inicial mais dura, o percurso torna-se mais fácil. Se fizer ao contrário, chegará a este troço já cansado. Nos dois extremos do percurso, há táxis que fazem a ligação ao ponto onde deixou o automóvel.
Mas, em Arouca há outros pontos de interesse, desde logo o monumental Mosteiro, que integra um Museu de Arte Sacra, ou o Memorial de Santo António, uma edificação do século XII na freguesia de Santa Eulália.
Como este vai ser um fim de semana de desgaste físico, nada como recuperar energias com os famosos bifes de Alvarenga, freguesia de Arouca junto a um dos extremos dos Passadiços (Areinho, Canelas).
Onde comer em Arouca
Onde dormir em Arouca
Piódão
Freguesia do concelho de Arganil, distrito de Coimbra, Piodão é uma aldeia que parece saída de um livro de contos infantis. É uma das mais singulares Aldeias Históricas Portuguesas, com as suas habitações em xisto dispostas em cascata.
O casario de Piódão está classificado como Imóvel de Interesse Público, encrustado na Serra do Açor e é uma experiência gratificante explorar as suas ruelas estreitas e íngremes.
Comece com uma visita ao Posto de Turismo que partilha o espaço com o Núcleo Museológico. Dos edifícios a que deve prestar mais atenção constam a Capela de São Pedro e a Capela das Almas, a Eira comunitária no topo da aldeia e a Fonte dos Algares.
O branco e o azul da Igreja Matriz destacam-se de tudo o resto e é impossível não querer conhecer este templo do século XVIII. É uma das escapadinhas de fim de semana mais populares.
Onde comer em Piódão
Onde dormir em Piódão
Conheça toda a oferta de alojamento das Aldeias do Xisto e outros restaurantes da região na plataforma Book in Xisto. Aproveite um fim-de-semana ou umas mini-férias para conhecer uma das mais encantadoras regiões do interior centro do país.
Só na Serra do Açor, pode começar em Piódão e, depois, visitar as aldeias da Benfeita, Fajão, Vila Cova de Alva, Sobral de S. Miguel e Aldeia das Dez. Boa viagem, divirta-se!
Sintra
Para Sintra, o melhor é guardar um fim de semana prolongado, tal a profusão de lugares, palácios e museus a visitar. Romântica, misteriosa, elegante, clássica: a vila de Sintra é tudo isto e faz-nos embarcar numa viagem no tempo.
Sabia que só no interior de Sintra existem dez monumentos nacionais? E depois temos a natureza luxuriante e as vistas panorâmicas desafogadas que chegam até ao mar. O centro histórico é encantador e é daqui – depois de um café e de uma queijada na pastelaria Piriquita – que propomos que inicie as suas visitas.
Palácio da Pena, Castelo dos Mouros, Palácio Nacional, Quinta da Regaleira, Miradouro da Cruz Alta… E a lista de lugares deslumbrantes parece não ter fim. Se é fã de trekking, combine estas visitas com caminhadas pela serra, para um fim de semana verdadeiramente retemperador.
Se for com crianças ou adolescentes, não deixe de visitar o Museu do Ar e o NewsMuseum, este com várias atividades interativas. E vai ser difícil recusar-lhes um passeio de charrete pela ruas da vila.
Se lhe sobrar tempo, vá até às Azenhas do Mar, uma pitoresca aldeia sobranceira ao Atlântico, que lhe oferece vistas fantásticas.
Onde comer em Sintra
Onde dormir em Sintra
Aldeia da Pedralva
Rumamos agora ainda mais ao sul para uma experiência de turismo de aldeia inesquecível. Falamos de fazer uma escapadinha de fim de semana na original Aldeia da Pedralva, uma aldeia no concelho de Vila do Bispo que foi recentemente recuperada para oferecer aos visitantes uma atmosfera rural genuína.
O branco do aglomerado singelo de casas não engana: estamos na bonita Costa Vicentina, uma ótima região para fazer uma pausa e construir memórias felizes. A pouca distância da paisagem campestre, ficam algumas das mais bonitas praias portuguesas.
A aldeia e as suas 24 casas de campo estão disponíveis durante todo o ano e oferecem vários serviços e espaços comuns, como um café, um restaurante, uma piscina e um centro de atividades que o vai ajudar a tornar este fim-de-semana ainda mais divertido e enriquecedor. Um ótimo destino, tanto para ser para vivido a dois, como com amigos ou em família.