Para os amantes da Natureza, mas também para os fãs de património histórico e cultural, uma escapadinha no Gerês parece o programa perfeito.
Saiba tudo o que pode fazer nesta região tão típica e cheia de tradições, e dedique algum tempo a conhecer histórias ancestrais, lendas e caminhos que remontam ao tempo dos romanos.
Com amigos ou em família, este é um destino único que todos vão gostar de descobrir um pouco mais. Por isso, venha daí!
guia para uma viagem inesquecível
Se está a pensar fazer umas mini-férias, não pense mais e dê uma escapadinha no Gerês. Com a sua cara metade, em família ou com amigos, o Gerês é o destino indicado para todos.
Lá vai encontrar um misto de natureza e tradição, além de magníficas paisagens naturais compostas por serras, planaltos, vales, barragens, cascatas, pontuadas por uma fauna e flora riquíssimas e muitíssimo bem preservadas.
Uma escapadinha no Gerês é o pretexto ideal para o descanso em contacto com a Natureza, onde pode desfrutar de passeios a pé, banhar-se em riachos de águas puras, admirar paisagens mágicas, visitar aldeias típicas e saborear uma variada e apetitosa gastronomia.
Quer conhecer melhor esta região do nosso país?. Então, nós dizemos-lhe tudo o que precisa de saber para uma escapadinha ao Gerês verdadeiramente memorável.
Roteiros para uma escapadinha no Gerês
Roteiro Natural
Comece por apreciar toda a beleza natural da região, fazendo passeios pedestres, em que pode observar de perto toda a fauna e flora existentes. Tome nota dos seguintes locais de passegem obrigatória:
- Barragens de Cabril, da Caniçada, da Paradela, do Alto Lindoso e de Vilarinho de Furnas;
- Malta de Albergaria;
- Rio Arado e Pedra Bela;
- As “Cascatas do Tahiti”;
- Bosque de Carvalho Alvarinho e Bosque de Carvalho Negral;
- “Torneros”, a banheira de água quente;
- Ponte da Misarela;
- Aldeia submersa de Vilarinho de Furnas;
- Rio Homem;
- Cascata da Portela do Homem.
Roteiro Cultural
O Gerês também possui um património cultural digno de nota que representa muitíssimo bem a sua história e tradições. Portanto, não deixe de traçar um mapa com alguns dos locais que tem mesmo de ficar a conhecer numa escapadinha no Gerês:
- S. Bento da Porta Aberta;
- Santuário da Nossa Senhora da Abadia;
- Torre Medieval de Dornelos;
- Santa Maria de Bouro;
- Estrada romana.
Ao desenhar os seus roteiros, não se esqueça de incluir algumas atividades tradicionais do Gerês como a cestaria, o artesanato regional, os bordados, a tecelagem em lã e linho e a tamancaria, as quais vale a pena conhecer.
E, claro, definir momentos de paragem para usufruir da oferta gastronómica, deliciosa e variada. Opte pelos pratos típicos como carne de cabrito, bifes de presunto, enchidos, broa centeia e broa milha. E, também, pelos doces típicos, como o bucho doce e a sopa seca de pão duro.
Termine o seu roteiro com um momento de relaxamento nas Termas do Gerês, um dos locais mais conceituados da região, conhecido nacionalmente e internacionalmente.
Escapadinha no gerês: Pontos de interesse
Castro Laboreiro
Nesta aldeia, encontra atrativos naturais, mas sobretudo um importante legado da sua história e tradições. Aqui encontra o Castelo de Castro Laboreiro – classificado como monumento nacional -, para além de pontes e igrejas medievais, moinhos e fornos comuniários.
Nossa Senhora da Peneda
Este santuário construído em finais do século XVIII em Arcos de Valdevez, possui uma arquitetura majestosa e merece uma visita com tempo, para que possa apreciar cada pormenor.
Soajo
É uma aldeia muito antiga, pertencente a Arcos de Valdevez, e que está inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Visite o Santuário Rupestre do Gião e aproveite a calma e a tranquilidade que se vive por este lugar.
Cascata do Arado
Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, apresenta-se a cascata do Arado. Detenha-se junto a ela por uns minutos, admire a sua beleza e feche os olhos e relaxe junto a esta deslubrante queda de água.
Lindoso
Pertence ao concelho de Ponte da Barca e é uma aldeia bastante conhecida pelo seu núcleo rural, pelo seu castelo e conjunto de espigueiros. A paisagem é sublime, já que tem uma vista única sobre a albufeira de Lindoso.
Ponte de Mizarela
Esta ponte, também conhecida como ponte do diabo, atravessa o rio Rabagão, e liga as freguesias de Ruivães e Ferral, do concelho de Montalegre. Percorra-a, enquanto admira a paisagem envolvente, mas atenção, prepare-se pois ela está implantada sobre um desfiladeiro escarpado, sendo sustentada por um único arco! É caso para dizer: só para aventureiros!
Mosteiro de Pitões
Situado em Pitões das Júnias, este mosteiro terá sido fundado no século IX, restando hoje algumas ruínas que, apesar de tudo, vale a pena serem visitadas e fotografadas.
Vilarinho das Furnas
É uma aldeia de Terras do Bouro bastante conhecida, cuja origem e marcas romanas estão um pouco por toda a aldeia. Em 1970, devido à subida das águas do rio homem, a aldeia esteve submersa, podendo agora ser novamente visitada.
São Bento da Porta Aberta
Visite este lindíssimo santuário, cuja construção terá começado algures no século XVII. O seu nome remete para a prática comum nestes espaços e que tinha a ver com manter sempre as portas abertas, de forma a servir de abrigo a quem por ali passasse.
Miradoura da Pedra Bela
Para aproveitar ao máximo as vistas do Gerês, vá até este miradouro em Terras do Bouro, a cerca de 800 metros de altitude. vai dar de caras com uma paisagem absolutamente esmagadora, com uma explosão de verde como só este parque nacional consegue proporcionar.
escapadinha no gerês: dicas úteis
Onde dormir
Hotel Termas e Spa Águas do Gerês
Situado no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, este hotel e termas são um ótimo local para uma escapadinha pela região. A paisagem envolvente, o conforto e o requinte são caraterísticas deste espaço que fazem as maravilhas de qualquer visitante. O edifício é belíssimo, com apontamentos românticas e que foi, recentemente, recuperado. Os quartos têm um estilo clássico e são bastante acolhedores.
Quinta da Balança
Localizada em Moure, Terras de Bouro, esta habitação seiscentista está situada perto do Parque Natural da Serra do Gerês. É considerado um dos alojamentos mais encantadores para uma escapadinha ao Gerês. É construído em granito, tem um amplo salão com teto de madeira, uma extraordinária lareira e uma varanda, a partir da qual é possível contemplar a beleza da região.
Hotel Lagoa Azul do Gerês
Este hotel situa-se no Parque Nacional de Peneda-Gerês e dispõe de quartos e apartamentos com vistas para a Albufeira da Caniçada e para a piscina exterior. Aqui, os hóspedes poderão relaxar no terraço e apanhar banhos de sol nas espreguiçadeiras que rodeiam a piscina.
Pode gostar também destas sugestões
- Hotel S. Bento Da Porta Aberta
- Gerês Guest House
- Aparthotel Gerês
- Casa de Pichoses
- Casa da Avó
- Quinta De Gestaçós
Agora que já sabe o que fazer numa das suas próximas escapadinhas no Gerês, só falta mesmo fazer as malas e partir à aventura.
Talvez, em vez de ir apenas um fim de semana, possa reservar mais uns dias, pois afinal há muito para ver e visitar. Usufrua duma calma e tranquilidade cada vez mais em vias de extinção e faça do Gerês o seu destino de eleição.