Com diferenças de cor, textura da casca e sabor, a diversidade dos melões é grande. Mas na hora de escolher o melão, muitas são as dúvidas que surgem. Mas antes disso, vamos perceber melhor as variedades e benefícios desta fruta de verão!
Além de ser rico em água e muito refrescante, o melão é rico em substâncias que beneficiam a saúde no geral. O seu alto teor de vitamina E promove a saúde da pele, combatendo o efeito de secura e os seus níveis de vitamina E permitem que o cabelo e a unhas fiquem ainda mais bonitos e saudáveis.
Os seus nutrientes são ainda eficazes para um bom funcionamento do trato gastro-intestinal. Além disso, é um fruto baixo em calorias e rico em sabor.
DIFERENTES TIPOS DE MELÃO – QUAL É O SEU PREFERIDO?
Existem vários tipos de melões diferentes. Sabe identificar o seu preferido?
- O melão amarelo, também conhecido como melão comum, é oval, com casca rugosa e polpa que varia do tom branco-esverdeado ao creme. É resistente ao transporte e tem a polpa carnosa e firme.
- O chamado melão “pingo de mel”, provavelmente ganhou esse apelido pelo seu interior açucarado e suculento. A casca é lisa e amarela e a polpa, branca.
- O melão orange é redondo, tem a casca lisa e branca ou levemente amarelada, e a polpa alaranjada, muito doce quando maduro.
- Já a variação melão orange verde diferencia-se justamente pela polpa esverdeada, mas mantém as mesmas características exteriores de cor e formato.
- O melão gália, esférico, de casca reticulada que vai da cor amarelo-esverdeada ao amarelo intenso quando está bem maduro, tem polpa branca esverdeada e macia, com aroma marcante.
- O cantaloupe, de casca um pouco mais fina e reticulada, verde-claro ou amarela, tem a polpa “cor-de-abóbora” e um aroma também característico.
Como escolher o melhor melão utilizando 4 sentidos
Normalmente, observar apenas a cor da casca não é o suficiente para escolher o melão.
Uma boa forma de verificar é pressionando levemente o “umbigo”, na parte inferior do melão (oposta à haste). Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto. Se a casca está pegajosa, com manchas húmidas e pouco consistente, o melão já está passado do ponto e no início da sua deterioração.
Por outro lado, se não for possível sentir um aroma suave e adocicado, provavelmente foi colhido antes de amadurecer.
Por isso, o melhor método para escolher o melão é usando muitos dos nossos sentidos.
- Tato: pegue no melão e pressione as extremidades, que devem ceder levemente.
- Audição: sacuda o melão e preste atenção, porque as sementes devem estar soltas, sinal de que está maduro.
- Visão: a casca deve ser firme, de cor forte e não apresentar rachaduras, partes moles ou perfurações de insetos.
- Olfato: o melão deverá ter um aroma suave e agradável.
As melhores colheitas de melão ocorrem na primavera e no início do verão. Por isso, desfrute do seu sabor e frescura como sobremesa ou como lanche. Sabe tão bem…