Poucas devem ser as pessoas que nunca passaram pelo incómodo de ter uma espinha na garganta após uma bela refeição de peixe. Seja pequena, e quase impercetível, ou grande, e bastante dolorosa, uma espinha presa quando tentamos engolir é sempre motivo para algumas dores de cabeça. E a verdade é que muitos são os truques caseiros para resolver o problema. Mas será que resultam e, mais importante, são seguros?
Descubra agora o que deve fazer quando se deparar com este cenário e evite problemas mais graves. Acima de tudo tenha atenção ao peixe que tem no prato e procure retirar todas as espinhas atempadamente.
Espinha na garganta: como tirar
Leva uma garfada à boca, depois outra e, pelo meio, bebe um bocado de água. E, de repente, lá está a sensação de espinha na garganta – e depois já não consegue esquecer o incómodo enquanto não tiver a certeza de que a espinha seguiu caminho. Pior mesmo só quando, para além da sensação incómoda, vem também a dor e a garganta arranhada.
Então, afinal, como pode resolver o problema? Desde a segura e aconselhável ida ao hospital até às soluções caseiras, fique a conhecer algumas opções.
Tossir
De forma geral, tossir é o mecanismo automático de defesa quando sente algo estranho na garganta ou nas vias respiratórias. A tosse empurra ar com força que, em situações normais, é capaz de expulsar o corpo estranho – neste caso, a espinha. Assim, esta deve ser a sua primeira opção.
Ir ao hospital
Talvez lhe pareça exagerado mas a verdade é que uma deslocação ao hospital é mesmo a opção mais segura, especialmente se a espinha na garganta for de tamanho considerável e capaz de fazer estragos. Só um médico otorrino poderá observá-lo e retirar o objeto com a máxima segurança.
Isto significa que, no caso de a espinha não desaparecer naturalmente, não deve tentar retirá-la você – seja com os dedos ou com uma pinça, por exemplo. Deste modo, evita o risco de lesionar ainda mais a zona e de uma possível infeção.
Comer uma banana
Comer banana é uma das soluções caseiras para conseguir ver-se livre da espinha na garganta. Trata-se de um alimento macio e que não magoa o esófago ao ser engolido. O objetivo é que a banana consiga empurrar a espinha até ao estômago sem provocar qualquer tipo de lesões. Por este motivo, esta opção é melhor do que a de comer pão.
Beber azeite
Pode parecer-lhe estranho mas beber azeite é uma boa forma de tentar tirar a espinha na garganta. O azeite lubrifica as paredes da garganta e não é facilmente absorvido (ao contrário da água), pelo que ajuda a empurrar a espinha em direção ao estômago. Caso não consiga beber o azeite puro pode juntá-lo a um pouco de água.