Muito se fala da importância de criar e desenvolver um espírito de equipa no trabalho. De facto, o espírito de equipa ou a capacidade de trabalhar em equipa são conceitos comuns nos anúncios de emprego e uma das características mais valorizadas pelas empresas.
A verdade é que este conceito de espírito de equipa é visto como uma forma de criar laços entre os diversos elementos da equipa, que – em última instância – fomentam a produtividade, a motivação e contribuem para o bom desempenho de todos e, consequentemente, da empresa. É por isso que é tão importante que saiba como desenvolver esta característica.
Como criar um espírito de equipa no trabalho: 4 dicas
Todos (ou quase todos) os profissionais falam da importância de criar uma equipa e de trabalhar em equipa, mas (lamentavelmente) nem todos sabem como criar esta realidade ou como originar uma equipa eficaz.
A verdade é que pertencer a uma equipa, no sentido mais amplo da expressão, significa que um profissional sente que faz parte de algo mais abrangente que ele próprio e resulta (em muito) da missão e dos objetivos da própria empresa. Uma empresa orientada para o trabalho em equipa, todos os profissionais contribuem para o sucesso da organização.
Quer isto dizer, que mesmo que cada indivíduo tenha papeis bem definidos dentro da estrutura da empresa, apenas trabalhando juntos (em equipa) poderão alcançar os objetivos da empresa.
A verdade é que poucas ou nenhumas profissões se fazem de um único profissional, na grande maioria dos casos, a capacidade de trabalho em equipa e de cooperação entre colegas é um dos requisitos mais básicos. Por isso, trate de fomentar a sua. Estas dicas podem ajudá-lo.
1. Defina objetivos
Este é o primeiro passo para criar um espírito de equipa no trabalho. Definir, de forma clara, os objetivos de cada colaborador. Desta forma vai fazer com se percebam os papéis de cada um e a forma como todos estes papéis se interligam, com vista ao bom desempenho da equipa.
2. Promova a confiança
Ou seja, demonstre que está seguro não só das suas competências, mas também das competências dos seus colegas ou colaboradores. Ao fazê-lo, os restantes membros da sua equipa vão sentir-se eles próprios mais confiantes e, ao mesmo tempo, depositar uma maior confiança em si. E a confiança mútua é a base de um bom trabalho em equipa. Ao promover a confiança entre todos os elementos de uma equipa, está estimular um ambiente de trabalho criativo e contribuir para uma equipa mais motivada.
3. Reconheça o sucesso
Ou seja, reconheça (perante todos) o bom desempenho dos seus colegas ou colaboradores.
Ao fazê-lo vai estar criar uma atmosfera mais positiva e isso já é meio caminho andado para criar um ambiente propício ao espírito de equipa. Quanto mais não seja, porque todos vão querer ser reconhecidos e vão trabalhar para obter bons resultados.
4. Crie bons canais de comunicação
Sem comunicação não há trabalho de equipa. Por isso, garanta que a comunicação se faz de forma aberta e eficaz entre todos os elementos da equipa, mostre que está disponível para falar com todos os membros da equipa e ajudá-los (se e como for necessário).
Mais. Sempre que tenha oportunidade (em reuniões, pausas para o café, formações, jantares/almoços da empresa,…) realce a importância do trabalho em equipa e mostre como o esforço coletivo foi importante para o sucesso da empresa.
Jogue em equipa
A capacidade de trabalhar em equipa é cada vez mais valorizada pelas empresas e olhando para os anúncios de emprego, é um dos requisitos mais procurados e transversal a todas as áreas.
Visto como uma característica que pode contribuir para a evolução dos profissionais, o espírito de equipa pode, de facto, ajuda a estimular a criatividade, a motivação e a produtividade dos profissionais.
Como vê, não faltam razões para fomentar um bom espírito de equipa no trabalho. Afinal, dele pode depender o seu sucesso.