Chama-se Estafette e é a visão de um novo comercial da Renault, 100% elétrico, destinado às cidades e a quem nelas trabalha. O projeto é o resultado de uma joint venture inovadora entre três grandes nomes da indústria automóvel: a Renault, a Volvo e a CMA.
E este não é só um carro. Trata-se de um marco na transição para veículos sustentáveis e conectados, inspirado nas necessidades do futuro da mobilidade. Representa também uma visão holística de como as pessoas se moverão nas cidades modernas e no ambiente global.
O nome Estafette remete à icónica van da Renault dos anos 1950 e 1960, um veículo que se tornou um símbolo de versatilidade e funcionalidade em toda a Europa. No entanto, o novo Estafette vai muito além de ser uma reinterpretação retro.
Embora o design exterior evoque alguma nostalgia, a sua abordagem contemporânea, aerodinâmica e limpa reflete as mais recentes tendências em sustentabilidade e eficiência energética.
Apresentando na IAA Transportation de Hannover, o Estafette assume-se como a visão do que será a próxima geração de carrinhas 100% elétricas, que deverão chegar ao mercado em meados de 2026.
Estafette: arquitetura SDV da Ampere
Este concept car estreia a plataforma FlexEVan concebida pela Flexis, uma plataforma modular, pensada para comportar diferentes tipos de carroçaria.
É ainda o primeiro veículo conceptual do Grupo Renault construído com base numa arquitetura eletrónica SDV (Software-Defined Vehicle), abrindo caminho para a próxima geração de veículos utilitários elétricos, que serão inteligentes, escaláveis e modulares.
Esta arquitetura SDV foi desenvolvida pela Ampere, a especialista do Grupo Renault em veículos elétricos inteligentes, e está diretamente conectada à cloud. A SDV desempenha um papel essencial no aumento da eficiência operacional e de custos do veículo, ligando os clientes a novos serviços, atualizando o veículo ao longo de todo o seu ciclo de vida, aprendendo com os hábitos do utilizador e contribuindo para a redução de custos de utilização em cerca de 30%.
Design ousado
O novo Estafette tem 4,87 metros de comprimento, por 1,92 de largura, proporcionando um vasto espaço a bordo, amparado pelos seus imponentes 2,59 metros de altura. Mas há mais pormenores exteriores que fazem deste veículo uma posta surpreendente.
- As portas laterais deslizantes abrem-se num único movimento, o que evita que o condutor tenha de as puxar constantemente para fora e para trás. Isto poupa bastante tempo e alivia o esforço no pulso do condutor, especialmente em múltiplas paragens diárias;
- A persiana traseira enrola-se, abrindo toda a altura do veículo. Além disso, não possui uma porta traseira tradicional ou de batente, o que elimina a necessidade de espaço de manobra atrás do veículo;
- As cidades pareceriam muito mais deslumbrantes vistas de cima se todas as carrinhas de entrega tivessem um teto pop-up! O Estafette adere à diversão com um teto amarelo tropical sobre uma cabine cinza hélio. No entanto, o design bicolor também tem outra vantagem: suaviza a altura imponente da carrinha;
- O logótipo retroiluminado Renault reflete-se distintamente no novo padrão LED, que forma grandes fragmentos verticais do logótipo nas extremidades da barra;
- A base da dianteira tem dois grandes faróis com um efeito 3D para aumentar o efeito tecnológico. Estão ligados por uma faixa preta, onde está o monograma da Renault e uma câmara embutida. O monograma também aparece nas soleiras, reforçando a presença da marca;
- Para proporcionar ao condutor uma vista panorâmica do ambiente urbano, o gigantesco para-brisas envolve-se nas laterais, conectando-se a duas janelas amplas, criando um efeito de tríptico.
Tecnologicamente (muito) avançado
A área do cockpit é toda num vibrante amarelo e inclui um único assento para o condutor (o assento dobrável ao lado é exclusivamente para treino).
Tudo o que o condutor precisa de fazer é girar o assento para se levantar, sem esforço adicional nas pernas ou no tronco. Qualquer pessoa com até 1,90 metros de altura pode ficar de pé dentro do veículo.
Aliás, se o exterior do Estafette surpreende pela ousadia, o interior não lhe fica atrás, designadamente quando falamos na tecnologia aplicada.
- O painel está repleto de tecnologia e não tem visor na área do volante. É dividido entre um ecrã de 7 polegadas que exibe as informações do painel e um ecrã de 12 polegadas mais ao centro, voltado para o condutor. A base do ecrã, o centro do volante e a área próxima à porta possuem uma série de widgets, que fornecem acesso rápido às funcionalidades favoritas do condutor. A tecnologia aberta do sistema multimédia permite executar várias aplicações desenvolvidas especificamente para os setores que utilizam o veículo;
- Dois ecrãs verticais de 10 polegadas, localizados nas extremidades do painel de instrumentos, exibem as vistas traseiras captadas pelas câmaras externas;
- Ao centro do painel, destaca-se uma forma cilíndrica, que contrasta com a aparência mais leve e tecnológica dos ecrãs laterais. As ranhuras no cilindro e sob o painel foram projetadas para segurar módulos de armazenamento, abertos ou fechados, à escolha. Outro cilindro semelhante oferece mais espaço de armazenamento sob o para-brisas, substituindo o tradicional compartimento aéreo;
- Uma porta deslizante separa o cockpit da área de carga. Esta fecha-se automaticamente quando o condutor regressa ao cockpit ou sai do veículo, garantindo que a mercadoria no compartimento traseiro está sempre em segurança. A área de carga tem quatro prateleiras dobráveis onde o condutor pode organizar os produtos de maneira clara e lógica;
- O sistema de infotainment integra-se facilmente com dispositivos móveis e é compatível com as plataformas mais comuns, como Android Auto e Apple CarPlay;
- Aposta em materiais reciclados e sustentáveis, alinhando o veículo com as tendências atuais de economia circular e redução de pegada ecológica.
Futuro do mercado automóvel
Como se pode constatar, o Estafette representa uma mudança de paradigma na forma como vemos o transporte pessoal e urbano.
A combinação de três grandes potências da indústria automóvel oferece não só uma visão inovadora, mas também uma solução tangível para os desafios modernos, como a descarbonização, a mobilidade inteligente e a segurança rodoviária.
Embora ainda se encontre na fase de conceito, é esperado que este projeto inspire futuros lançamentos, sendo o precursor de uma nova geração de veículos que não só preservam o ambiente, mas também revolucionam a forma como nos movemos.