Pode até ter os maiores cuidados na lavagem dos seus têxteis. Programa indicado, melhor detergente, temperatura ideal… Mas se não acautelar alguns aspetos no momento de estender a roupa, todo o trabalho pode ter sido em vão.
Se acha que estamos a exagerar e que, à partida, tudo o que precisa é de um estendal, molas e as peças de roupa, engana-se. Existem algumas dicas e técnicas que pode colocar em prática ao estender a roupa e que ajudam as peças a ficarem mais cheirosas, a manterem a sua forma e qualidade durante mais tempo e até evitar passá-las a ferro.
11 truques para estender a roupa que vai adorar conhecer
A diferença está mesmo nos detalhes, incluindo a estender a roupa. Não só porque há que ter cuidados para garantir que as peças não ficam marcadas ou deformadas, mas também para as preservar ao máximo e para evitar horas a fio passadas em frente à tábua de engomar.
Antes de mais, uma regra de ouro: sempre que tenha a possibilidade de optar entre a máquina de secar ou estender a roupa ao natural, opte pela segunda. Além de ser mais económico e ecológico, a roupa fica com o aroma mais concentrado e com menos vincos!
Condições do estendal
Antes de começar a estender qualquer peça de roupa, é muito importante que verifique as condições de higiene e limpeza do seu estendal. Caso contrário vai acabar por sujar as roupas que acabou de lavar! Verifique quaisquer poeiras e sujidades e limpe cada um dos arames com um pano macio e água morna.
Isto é importante também para evitar o aparecimento de ferrugem.
Produtos indicados
Ainda na hora de lavar a roupa na máquina, deve assegurar-se que está a utilizar os produtos adequados. Utilize um bom amaciador nas lavagens e cumpra as indicações das etiquetas das diferentes peças. O amaciador não só deixa as roupas mais cheirosas como ajuda a que fiquem menos amarrotadas.
Estenda a roupa logo após a lavagem
Outra das regras de ouro: estender a roupa imediatamente após a lavagem! Logo que a máquina termine o ciclo de lavagem deve retirar as peças do tambor e estendê-las. Isto vai poupar-lhe muito tempo à volta do ferro de engomar.
Menos é mais
Sim, menos é mais. Em quase tudo! Máquina de lavar incluída. Não tente lavar todas as peças de uma só vez. Além de não conseguir garantir um bom resultado em termos de lavagem, a roupa vai sair muito mais amassada. Já para não falar no espaço no estendal, que provavelmente não terá capacidade para tanta carga.
Sacudir todas as peças
Acredite, não é mito nem capricho de “dona de casa”. Sacudir todas as peças antes de estender a roupa é uma prática muito útil e um hábito que deve ganhar. Não só ajuda a amaciar e alisar todas as peças, como permite separar as partes da roupa que tenham ficado coladas entre si.
Tire partido da ventilação natural
Nem todas as casas têm um espaço exterior como um terraço ou varanda onde se possa estender a roupa ao livre. Se este é o seu caso, procure colocar o estendal sempre junto de uma janela ou de uma porta. Depois disso, coloque as peças grossas mais próximas desta fonte de ventilação para ajudar a acelerar o processo de secagem. Já as peças que secam mais facilmente podem ser colocadas na ponta oposta.
Não partilhe molas
Compre bastantes molas, até porque são uma coisa barata e que dá sempre jeito. E evite partilhar uma mola para duas peças de roupa! Para que as peças sequem bem e fiquem cheirosas, é muito importante que passe ar entre elas.
Por onde pendurar?
Calças, bermudas, calções e saias devem ser penduradas pela cintura pelo facto de ser a parte mais grossa e assim não deixar marca. Além disso, o fecho deve ficar sempre aberto para promover uma maior circulação de ar.
As blusas e malhas devem ser estendidas pelo meio e idealmente sem mola para evitar ganhar aquelas típicas marcas tão difíceis de retirar, mesmo passando a ferro. Além disso não deve prender estas peças de “cabeça para baixo”, uma vez que podem ficar deformadas.
Já o caso das camisas é diferente. Deve pendurá-las diretamente nas cruzetas onde as vai arrumar. Além de poupar espaço, as camisas vão ficar menos amarrotadas.
Quanto às meias, devem ser estendidas pelo meio e nunca pelo elástico nem pela ponta. Isso só vai fazer com que fiquem deformadas.
Aproveite as cruzetas
Tal como referido anteriormente, uma dica super útil na hora de estender a roupa é a de aproveitar as cruzetas onde guarda a roupa no armário. Estenda as camisas e blusas diretamente nestes suportes. Com sorte nem precisam de sair de lá e vão diretas para o armário, bem cheirosas e lisas.
Atenção às toalhas
As toalhas de banho não devem ser estendidas nem pelas pontas nem com a ajuda de molas. Estenda-as pelo meio e idealmente pelo avesso para que não desbotem com o sol.
Tempo a mais no estendal, não!
Para estender a roupa como um verdadeiro profissional, não deixe as roupas estendidas durante mais tempo do que o necessário, especialmente se tiver o seu estendal exposto diretamente ao sol. O calor pode endurecer os tecidos e danificar a peça de roupa em questão.
Mas atenção, tempo a menos também não. Se retirar as peças ainda molhadas do estendal e tentar secá-las com o ferro, é possível que estas fiquem com um cheiro desagradável. Poderá, no entanto, fazê-lo se se tratarem de tecidos delicados.