O exterior do carro é aquilo que nos salta à vista, no entanto quando o conduzimos é o interior que observamos com mais atenção, exceto quando passamos por uma parede espelhada, nesse caso até abrandamos para contemplar o nosso automóvel.
No interior os estofos são extremamente importantes, quer a nível estético, quer no campo do conforto já que são o principal ponto de contacto do nosso corpo com o carro. Há então que escolher entre estofos em pele ou tecido conhecendo as vantagens e desvantagens de uma e outra opção.
Pele Vs Tecido: o que avaliar
Conforto
Este é um ponto muito importante já que influencia toda a experiência de condução. Tal como numa cama é difícil dormir bem com um mau colchão, também nos automóveis é difícil fazer uma boa viagem sem ter uns estofos confortáveis. Neste caso os estofos em tecido têm uma pequena vantagem já que conseguem absorver melhor a trepidação, visto que, tendo em conta as propriedades do tecido, este tipo de estofos consegue aconchegar melhor o seu corpo.
Mantenha-se a par das últimas novidades do setor automóvel. Registe-se no E-Konomista. As dicas, as novidades e as melhores soluções de seguros para o seu automóvel.
Há certamente estofos em pele mais confortáveis do que alguns em tecido, assim sendo, na luta entre estofos em pele ou tecido não devemos comparar um grande familiar com um pequeno citadino. Nesta disputa não haverá golpes baixos.
Durabilidade
Neste campo a luta é ganha pelos estofos em pele. O manto protetor é mais resistente que o de tecido, tal como podemos constatar na indumentária, os casacos de pele são mais resistentes que os de tecido. O tempo útil de vida é consideravelmente maior, no entanto lembre-se que a manutenção não pode ser esquecida já que os danos podem ser irreversíveis.
Sejam em pele ou tecido, deve saber sempre como limpar os estofos.
Custos
No que concerne aos gastos os estofos de tecido ganham a batalha. Quando compramos um carro o preço dos estofos em pele é superior, e também na manutenção o tratamento é mais caro, no entanto em termos de trabalho é mais fácil limpar e tratar os estofos em pele, porque os de tecido são permeáveis.
Prós e contras
Os estofos em pele ou tecido têm vantagens e desvantagens e deve tê-las em conta antes de fazer a sua escolha. Saiba que a pele é mais duradoura e o tecido um pouco mais confortável. Esteticamente o couro é mais apelativo, mas os padrões do tecido podem ser muito divertidos.
Ah! Lembre-se que no verão os estofos em pele não são tão aconselháveis, já que atingem temperaturas ideais para grelhar um bife. Imagine um carro descapotável estacionado ao sol durante algumas horas. Será que a viagem seria agradável?
O veredito
Os estofos em pele têm mais requinte, durabilidade e são mais fáceis de limpar, enquanto que os de tecido são mais baratos e um pouco mais confortáveis! Quais são as suas prioridades?
Veja também: