Ter uma estratégia ESG é, cada vez mais, um fator de diferenciação e de credibilidade para as empresas, sendo ainda mais relevante quando estas estão envolvidas no comércio internacional.
ESG, uma sigla que significa Environmental, Social and Corporate Governance, reflete a importância que a preservação do ambiente, responsabilidade social e boa governação têm no contexto atual. A existência de uma estratégia ESG gera valor para a própria empresa, mas também para a sociedade e para o ambiente.
O reconhecimento dado à implementação de estratégias ESG é tal que, para muitas empresas, é uma condição essencial para o estabelecimento de negócios e parcerias. Algo que, num contexto de internacionalização, se torna ainda mais importante.
A legislação comunitária também tem acompanhado a crescente importância destas boas práticas. Em 2024 entra em vigor a Diretiva sobre o Reporte de Sustentabilidade Corporativo (CSRD), com novas regras sobre a divulgação das políticas de sustentabilidade e de medidas relacionadas com impactos ambientais e sociais.
Ter em conta as questões ambientais, sociais e de governança é, também, uma forma de tornar as empresas mais resilientes e preparadas para os desafios do futuro. Além de reforçar a competitividade, é um sinal que transmite confiança aos consumidores, parceiros e fornecedores. Ou seja, é algo que as empresas exportadoras já não podem ignorar.
Para implementar e manter uma estratégia ESG é fundamental conhecer os seus pilares e perceber como adaptar a sua empresa a estas exigências. E, também, ter em conta alguns dos pontos mais valorizados nos mercados internacionais.
O site Portugal Exporta, da AICEP, explica-lhe o essencial sobre a estratégia ESG e sobre as novas exigências da legislação europeia nesta matéria.