A gravidez traz consigo um mundo de alterações emocionais e físicas que podem ser bastante stressantes para qualquer mulher. Ora, dessas mudanças fazem parte as tão incomodativas cicatrizes brancas que insistem em instalar-se especialmente na barriga – as estrias na gravidez. Para felicidade geral, hoje em dia, existem formas de prevenção e tratamento com bons resultados.
Não é novidade para ninguém que todas as mulheres querem evitar as estrias custe o que custar e, claro, as grávidas não são exceção. Tome nota das dicas que deve seguir para prevenir o aparecimento destas cicatrizes.
Aprenda a prevenir e a tratar as estrias na gravidez
As estrias são cicatrizes em forma de linha que se formam quando se dá a destruição de fibras elásticas e de colagénio na pele. Assim, estas linhas surgem quando se verifica um estiramento da pele, o que ocorre aquando de um aumento de volume corporal (como é o caso da gravidez).
Durante o período da gestação, a cabeça da mulher fica tão cheia de preocupações que, muitas vezes, os cuidados com a beleza passam para segundo plano. Ao mesmo tempo, o corpo modifica-se para se adaptar à sua nova condição e surgem as malvadas linhas esbranquiçadas.
Apesar de nem todas as mulheres enfrentarem este problema, estima-se que a maioria seja afetada pelas estrias na gravidez – e quanto mais pesado for o bebé, maior a probabilidade de as cicatrizes aparecerem.
Então, como tratar este problema? Ora, convém referir que a eficácia do tratamento varia de pessoa para pessoa, porque depende de fatores tão variados como a idade da mulher, o local em que se encontra a estria e, até mesmo, o tipo de pele. Contudo, o melhor tratamento é mesmo apostar em cremes que reduzam a aparência das cicatrizes – e opções não faltam.
Posto isto, importa aprender também a prevenir o aparecimento das estrias na gravidez. Por isso mesmo, tome nota das práticas que deve seguir.
Massajar o peito e a barriga
As zonas mais afetas pelas estrias na gravidez são a barriga e o peito, pelo que são as que requerem mais atenção e cuidado. Fazer massagens regularmente nestas regiões é uma grande ajuda no combate às cicatrizes, uma vez que aumenta a elasticidade da pele e ativa a circulação sanguínea no local.
Consumir alimentos ricos em vitaminas E e C
Os alimentos ricos em vitamina E não só protegem as células do organismo como têm propriedades antioxidantes e antienvelhecimento para a pele. Assim, deve consumir produtos como sementes, óleos vegetais e cereais integrais, por exemplo.
Por outro lado, os alimentos carregados de vitamina C, como as frutas mais cítricas, são ricos em betacaroteno e flavonoides. Estes antioxidantes estimulam o colagénio da pele, o que afasta as estrias.
Usar cremes e óleos hidratantes
De certeza que já ouviu esta dica: durante a gestação, não pode mesmo esquecer-se de hidratar bem a pele se quer evitar as estrias na gravidez. Neste caso, os melhores cremes e óleos são ricos em vitamina E e devem garantir uma hidratação profunda à pele, de modo a promover a elasticidade.
Escolher roupa íntima apropriada
Pode parecer estranho, mas a roupa íntima também desempenha um papel no aparecimento de estrias na gravidez. As suas escolhas devem suportar bem os seios e a barriga, de modo a reduzir o surgimento das cicatrizes brancas. Por outro lado, convém evitar roupas de dia-a-dia muito justas ao corpo.
Veja também: