Share the post "Quer saber como evitar que o adicionem a grupos no WhatsApp?"
Evitar que o adicionem a grupos no Whatsapp é importante quando se começa a sentir invadido no seu próprio telemóvel. Esta sensação é causada pelo facto do Whatsapp possibilitar que qualquer administrador nos possa adicionar a um grupo sem pedir permissão.
É um pouco como alguém levar pessoas a nossa casa sem serem convidadas e fechá-las na nossa sala connosco lá dentro. Com a agravante de que podemos nem conhecer parte dessas pessoas.
Desligar-se do grupo ou bloquear os contactos de pessoas que estejam constantemente a querer metê-lo nesta situação, é a opção que muitos utilizadores da aplicação tomam.
Uma opção pouco prática, se os grupos são muitos e estão constantemente a ser criados, e que impede o utilizador de continuar a comunicar via WhatsApp com os contactos que bloqueou.
Desde 2019 que a aplicação resolveu a questão de uma forma mais simples, criando um novo recurso de privacidade na gestão de grupos. Uma função semelhante à que já tinha criado para o WhatsApp Business no ano anterior, para evitar que empresas entrassem em grupos sem ser convidadas.
Se lhe passou ao lado este recurso, confirme aqui como pode utilizá-lo a seu favor.
Evitar que o adicionem a grupos no WhatsApp: segredo
O WhatsApp trouxe a “boa educação” para dentro da aplicação ao criar um sistema de convites para adicionar membros a grupos e que pode ser ativado se o utilizador assim o desejar. Por defeito, qualquer utilizador pode continuar a ser adicionado a um grupo sem ter voto na matéria, mas se é dos que quer ativar este sistema de convites basta seguir os passos seguintes, quer seja utilizador de Android ou iPhone.
Entre nas definições da sua privacidade:
Clique nos três pontinhos verticais no canto superior esquerdo do ecrã da sua app e selecione >Definições (Settings). Depois siga o caminho: > Conta (Account) > Privacidade (Privacy) > Grupos (Groups).
Escolha agora uma das 3 opções:
Todos (All)
Esta é a opção que está selecionada por defeito. Quer dizer que todos, incluindo pessoas fora da sua lista de contactos no telemóvel, podem adicioná-lo a grupos sem a sua aprovação.
Os meus contactos (My contacts)
Esta opção vai fazer com que apenas as pessoas da sua lista de contactos no telemóvel possam adicioná-lo a grupos sem a sua aprovação. Se algum administrador de grupo fora dessa lista tentar adicioná-lo, ele vai receber uma mensagem pop-up a dizer que não o pode adicionar e que tem de lhe enviar um convite via chat individual clicando no botão CONVIDAR (INVITE). Você terá três dias para aceitar esse convite antes que ele expire.
Meus contatos, exceto… (My contacts except)
Apenas as pessoas da sua lista de contactos no telemóvel podem adicioná-lo sem convite, exceto aqueles que você excluir. Se quiser pode excluir a lista toda o que quer dizer que se alguém da sua lista de contactos o quiser adicionar a um grupo vai ter de lhe enviar um convite. Esta é a melhor opção a escolher se quiser controlar totalmente a sua entrada em novos grupos.
Ver o grupo antes de decidir aderir
Depois do administrador lhe enviar um convide para entrar num determinado grupo, este convite mais estar ativo durante 3 dias. Receber o convite também lhe traz outra vantagem. Pode aceder à listagem dos membros que já fazem parte desse grupo. Pode assim evitar grupos que não lhe interessem ou onde estejam pessoas que quer evitar.
Evitar que o adicionem a grupos no WhatsApp: porquê?
Fluxo de mensagens incomoda
Mesmo nos grupos mais interessantes, alguns membros são tão ativos que parecem nem dormir. Podem estar constantemente a enviar mensagens criando um ritmo de notificações frenético para quem pertence a vários grupos em simultâneo.
Senão lhe basta silenciar as notificações de alguns grupos com membros desse tipo, o melhor mesmo é reduzir o número de grupos a que pertence. Menos grupos, menos hipóteses de ser acordado durante a noite e maior facilidade em ler as mensagens dos grupos que verdadeiramente lhe interessam.
Reduzir o tempo gasto na internet
Muitos grupos podem ser invasivos e tomar-lhe demasiado tempo. Ou porque a conversa é mesmo interessante e não a quer abandonar, ou porque o estão a irritar e a provocar para que responda constantemente. Menos grupos, menos distrações, para ficar mais focado e concentrado na vida que tem fora do telemóvel.
Aumenta a sua segurança
O facto de pessoas ou empresas poderem adicioná-lo a qualquer grupo sem a sua autorização coloca-o em maior risco do que se estiver apenas em grupos onde opta por estar. Bullying, perseguição, roubo ou fraude, são coisas que mais facilmente lhe podem entrar pelo telemóvel se não controlar as suas configurações de privacidade.
E lembre-se que, mesmo entre pessoas que conhece, pode estar a ser adicionado a um grupo onde está alguém que já bloqueou. Não vai receber as suas mensagens, mas esse contacto bloqueado vai poder ler as suas.
Evitar grupos de fake news
Saber em que grupo vai entrar e que tipo de pessoas lá vão estar, também o ajuda a selecionar o tipo de informação que recebe no seu telemóvel. O objectivo é ficar longe de grupos que só veiculam informação falsa, incorreta ou tendenciosa.