O exame de admissão é um teste médico que se realiza quando um trabalhador acaba de ser admitido num novo trabalho. Tem como objetivo avaliar a aptidão física e psíquica do trabalhador para o desempenho das suas funções.
Tudo sobre o exame de admissão
Esta demanda tem eco na legislação, no Artigo n.º108, Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro, que estipula que devem realizados exames de saúde periódicos aos trabalhadores. O exame de admissão é o primeiro dos 3 exames obrigatórios. Os outros dois são periódicos e ocasionais.
Quando deve ser realizado o exame de admissão?
O trabalhador deve submeter-se ao exame de admissão antes do início da prestação de trabalho ou, no caso de a urgência da admissão o justificar, nos 15 dias seguintes.
O exame de admissão pode ser, também, feito quando se verifica alguma das seguintes situações:
- após a ocorrência de doença;
- após a ocorrência de acidente;
- a pedido do trabalhador;
- a pedido do serviço;
- por mudança de função;
- por alteração das condições de trabalho, ou outras situações em que sua pertinência seja comprovada.
Quem determina a realização do exame?
A necessidade de exame é determinada pelo médico do trabalho – que, além do exame de admissão, pode solicitar exames complementares ou pareceres médicos especializados além dos que resultaram do exame de admissão.
Quem o realiza?
Este exame médico é realizado por profissionais de saúde, nomeadamente de análises clínicas e saúde pública, ortóptica e cardiopneumologia.
Como se processa a informação obtida no exame médico?
Uma vez tendo em sua posse os resultados do exame, e com base neles, o médico do trabalho preenche uma ficha de aptidão e envia uma cópia do mesmo aos recursos humanos da empresa na qual o empregador ingressou. Este documento deve ser assinado pelo trabalhador, após este ter tomado conhecimento do seu conteúdo.
O que acontece se for declarada inaptidão por parte do trabalhador?
No caso de o exame dar como resultado inaptidão do trabalhador, o médico do trabalho deve indicar outras funções que aquele possa desempenhar.
Que tipos de exames específicos estão incluídos?
O exame de admissão poderá englobar alguns dos seguintes exames específicos:
- Eletrocardiograma
- Audiograma
- Rastreio Visual
- Avaliação Funcional Respiratória
- Análise aos níveis de Glicose
Caso a empresa considere necessário, também poderão ser realizados os seguintes exames durante o exame de admissão, tais como:
- Espirometria
- Despiste de Drogas
- Análises Clínicas
- Avaliação da Glicémia Capilar
- Avaliação de Sedimento Urinário
Veja também: