Share the post "Excesso de embalagens: saiba como seguir o caminho mais sustentável"
Quando a embalagem é muito maior do que o produto ou quando o artigo está acondicionado em várias camadas de plástico ou de papel, há sempre um desperdício de recursos. Esta realidade, tão pouco amiga do ambiente, pode ser diferente se alguns hábitos forem alterados.
Vamos ficando cada vez mais conscientes da importância da sustentabilidade e, desta forma, estamos também mais atentos a situações que são prejudiciais para o planeta. O sobre-embalamento é uma delas.
Se compra frutas e legumes em embalagens de plástico ou packs de iogurtes e latas de conservas envolvidos em cartão, está a adquirir produtos com excesso de embalagem. O mesmo acontece com os plásticos que envolvem livros ou quando os frascos de produtos de higiene ou cosmética são vendidos dentro de caixas de cartão.
Nestes casos (e em muitos outros) a segunda embalagem é totalmente desnecessária e não tem qualquer impacto na qualidade do produto. É, muitas vezes, apenas uma questão estética que não aumenta a proteção contra eventuais danos e ainda encarece o produto.
Sabe que pode agir quando isto acontece? O Saldo Positivo explica-lhe o que fazer se identificar casos de sobre-embalamento e dá-lhe a conhecer algumas dicas para poupar embalagens e o ambiente.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.