O excesso de peso e a dor nas costas são condições relacionadas, uma vez que a obesidade prejudica a coluna. Por norma, as pessoas com sobrepeso correm, por si só, um risco elevado de sofrerem com dores nas costas e de terem problemas musculares – ou até nas articulações.
Se começa agora a sentir dores – principalmente no fundo das costas, na região lombar – e tem peso acima do que deveria para a sua condição física, então saiba que poderá estar na hora de visitar um médico.
O excesso de peso é um dos fatores que causa ou agrava dores nas costas.
Isto acontece porque a obesidade faz com que o centro de gravidade da coluna se desloque para a frente, acabando por desequilibrar a estrutura corporal. Ora, tudo isto faz com que aumentem as hipóteses de deterioração da coluna, causando dores.
São as chamadas lombalgias, que a maioria de nós já conhece. Contudo, nesta situação a causa é mesmo o excesso de peso.
A relação entre o excesso de peso e a dor nas costas
Uma pessoa que tenha peso a mais tendo em consideração o índice de massa corporal, bem como a sua estatura e hábitos, tem mais gordura acumulada no abdómen. O que faz com que as costas fiquem sobrecarregadas, sobretudo na região lombar.
É precisamente devido a estes fatores que existe uma relação entre o excesso de peso e a dor nas costas. E como consequência, são várias as doenças que se podem vir a desenvolver, causando dores, desconforto e perda de qualidade de vida.
4 problemas nas costas associados ao excesso de peso
Hérnia discal
As hipóteses de se formar uma hérnia discal são mais altas em alguém que apresenta excesso de peso. O que significa que, se a pessoa tem excesso de gordura corporal, há uma sobrecarga na coluna vertebral e são pressionados os discos localizados entre as vértebras.
Por sua vez, quando o disco sai da sua posição normal, poderá acabar por comprimir os nervos e a medula espinhal, acabando por provocar dores nas costas.
Lombalgias
Sentir uma dor na região lombar é também mais comum entre pessoas com excesso de peso. Para além disto, verificam-se também relatos de sensação de formigueiro que se vai estendendo pelas pernas, com alguma frequência.
Quando existem alterações na postura, bastante comuns nos casos de excesso de peso, a probabilidade de o problema piorar é maior.
Fratura por compressão
Um dos problemas nas costas associado ao excesso de peso é a fratura por compressão. Este tipo de situação pode acontecer em qualquer parte da coluna, mas o mais comum é ocorrer na coluna torácica inferior e na coluna lombar superior.
Nestes casos, a fratura dá-se devido ao excesso de peso que causa mais pressão nessa área.
Osteoporose
Sabia que a osteoporose está relacionada com o excesso de peso e as dores nas costas? A verdade é que quando alguém com excesso de peso é sedentário, as probabilidades de desenvolver esta condição são maiores.
Por outro lado, sempre que existe uma alimentação não saudável e totalmente desadequada, não há os nutrientes e vitaminas necessários para que os ossos permaneçam fortes e saudáveis por muito tempo.
Importa ainda referir que também o peso sobre os próprios ossos na coluna também os deixa mais fracos e quebradiços.
O que fazer para prevenir estas condições: 3 boas práticas
Se sente que está na hora de mudar a sua vida e que chegou o momento de começar uma mudança importante para a sua saúde, o ideal é começar a pensar nas posturas que vai tendo ao longo do dia e claro, estar atento ao seu peso.
No fundo, existem alguns hábitos saudáveis que todos devemos colocar em prática para evitar as dores nas costas e o excesso de peso. Tome nota.
Pratique exercício físico
A prática de exercício físico é crucial para manter um estilo de vida saudável e é indispensável para diminuir as dores nas costas e as lesões causadas pelo excesso de peso e pelas posições adotadas no dia-a-dia.
Por isso já sabe: não deixe de estar em movimento, pratique um desporto ou faça caminhadas de 30 minutos por dia. O importante é sentir que exercita o seu corpo de alguma forma.
Fortaleça os músculos
Se tivermos os músculos fraquinhos não teremos um bom apoio construído para a nossa coluna. Ora tal situação pode resultar em dores e doenças.
Assim, o ideal é praticar exercícios específicos para alongar e fortalecer a musculatura como o pilates, por exemplo.
Tenha uma alimentação saudável
Prevenir as dores nas costas e o excesso de peso também passa por ter uma alimentação saudável. Não é necessário fazermos dietas absurdas e completamente anormais, cujos resultados não serão de todo positivos.
O ideal é aconselhar-se com um nutricionista para que seja possível adequar a sua alimentação ao seu índice de massa corporal e ao seu estilo de vida. Acredite que, por vezes, 2 ou 3 consultas com um profissional podem fazer toda a diferença.
Afinal, ingerir a quantidade de nutrientes e vitaminas que precisamos é um dos aspetos mais importantes para começarmos a fazer uma alimentação saudável.