Movimentos com barras, atividades de força e até acrobacias aéreas são alguns dos ingredientes que apimentam os treinos de Crossfit, Mahamudra e de Calistenia. Já ouviu falar? Não é nada que seja uma exclusividade do universo circense, acredite. As três modalidades têm em comum a sua base: a técnica conhecida por Bodyweight, exercício físico com peso corporal.
Quem nunca usou uma velha desculpa para adiar a ida ao ginásio? Se já cedeu ao prazer do sofá e desistiu de pagar as mensalidades, sabe bem que pretextos para não aderir à prática de atividade física não faltam. Mas este sistema de treinos vai envergonhar os preguiçosos que ficam plantados à espera do milagre da motivação.
Exercício físico com peso corporal: gravidade e resistência
O Bodyweight, mais conhecido por “treine em qualquer sítio”, é um tipo de treino que utiliza o peso do corpo ou objetos do dia a dia. A atividade não obriga a horários, não exige pesos, máquinas com cargas ou qualquer item que dificulte o que ele tem de melhor: ser livre e muito prático. O treino é comum na ginástica olímpica, nas escolas, e até nas forças armadas.
Impossível não reconhecer
Uma dose de flexão de braço, de agachamento, o abdominal prancha ou o burpee. Se nunca praticou qualquer um destes exercícios, é certo que vive noutro mundo. Movimentos comuns, praticados há muitos anos e que hoje são aprimorados para fazer alcançar a meta do corpo ideal e, acima de tudo, saudável.
Os exercícios de Bodyweight já estão nos ginásios e no plano de treino de atletas… E agora, podem estar na sala da sua casa. Ou no seu parque favorito.
Apesar de não ser uma novidade, a verdade é que a técnica caiu nas graças dos portugueses, em especial daqueles que gostam de enfrentar e superar um bom desafio.
Os benefícios
Treinar Bodyweight tem vantagens únicas!
- É gratuito;
- Pode ser praticado em qualquer horário;
- Os locais podem ser variados, e não há monotonia!
Se ainda não o convencemos, descubra agora o que este treino faz pelo seu corpo:
1. Favorece a Coordenação
A maior parte dos exercícios necessita de uma consciência corporal. À medida que o treino evolui, a sua coordenação sofre um verdadeiro upgrade.
2. Fortalece
Há exercícios que podem ser praticados de diferentes formas. Exemplo: Se consegue fazer 20 flexões de braço, ao realizar a tarefa com um único braço, pode ser que não chegue a contar quatro repetições. Mas a continuidade deste exercício vai fortalecer o seu braço e todo o seu corpo. Ou seja, a depender do exercício e da forma como é executado, a força passa a ser um benefício e pode ser aprimorada.
3. Aumenta a resistência
Todos os exercícios são de resistência, uma vez que utilizam o peso do próprio corpo. No Bodyweight, a força aumenta de forma gradativa. É normal perder o fôlego numa série de 10 flexões, para a seguir conseguir fazer uma de 30. Neste treino, a prática regular aprimora os resultados.
4. Estimula a potência
Já ouviu falar em explosão muscular? No treino de Bodyweight vai descobrir do que falamos através de exercícios com saltos e movimentos rápidos.
5. Queima gordura
Não se engane: não são exercícios fáceis e leves. São intensos, e por esta razão, proporcionam um grande consumo calórico. Assim, o Bodyweight favorece o aumento de massa magra e a redução da massa gorda.
Como funciona a técnica Bodyweight
- A regra é não parar ou desistir. O resultado dos exercícios evolui através do aumento no número de repetições e do nível de dificuldade.
- O Bodyweight vai consigo a qualquer lado! É possível fazer uma série de exercícios em casa, ou em viagens, e a prática não depende da frequência com que visita o ginásio.
- Na verdade, não precisa de ir ao ginásio. Mas se for na mesma, pode incluir alguns exercícios de Bodyweight no seu treino, ou complementar a sua rotina de atividades físicas com um treino extra no parque ou na praia.
Exercitar-se no verão? Crie atividades ao ar livre
Leve o seu treino a qualquer lugar e quando bem lhe apetecer, mas não esqueça: os exercícios devem ser adaptados ao nível de condicionamento de cada indivíduo.
- Iniciantes: pranchas, flexões de braços e abdominais.
- Nível intermediário: combinações de dois ou três exercícios, como agachamentos alternados com flexões de braços e saltos verticais.
- Nível avançado: para quem já tem velocidade, agilidade e força explosiva, são recomendados exercícios como bandeira humana e agachamento unilateral (afundo).
Deixe-se desafiar pela modalidade e descubra as vantagens de estar em forma… Com prazer.
Veja também: