Share the post "Exercícios pós-parto: como recuperar a forma depois de ser mãe"
Depois da gravidez vem uma importante adaptação à nova vida e ao novo membro da família. Recuperar o corpo que tinha antes é um processo que implica algum cuidado e paciência. Fique a saber quando deve fazer exercícios pós-parto e o que é mais aconselhável nesta etapa.
Exercícios pós-parto: as respostas a todas as dúvidas
Para a recente mamã são muitos os ganhos do exercício físico após o nascimento do bebé, quer para a saúde física, quer para a saúde mental.
A vinda de um novo elemento para o lar traz muitas mudanças e desafios infinitos para família. É um período exigente de grandes adaptações, que implicam muito esforço por parte do pai e, especialmente, por parte da mãe. Os nove meses de gestação foram uma sucessão de transformações corporais, o parto e os dias que se seguem ao parto são, normalmente, auge destes “sismos” físicos.
Benefícios dos exercícios pós-parto
O treino adequado previne problemas intestinais – como obstipação – e uro-ginecológicos (perdas de urina, incontinência, queda da bexiga, por exemplo). Permite, também, corrigir a flacidez da parede abdominal, perdendo a barriga. O exercício físico reduz significativamente o stress, promove o bem-estar, a autoestima e a autoconfiança, sendo uma das estratégias mais preventivas da depressão pós-parto.
Importa referir que o exercício físico, praticado com moderação e adaptado à condição da mulher, não afeta a produção de leite materno nem a qualidade deste, pelo que a amamentação não será condicionada.
Qual a melhor altura para fazer exercício físico?
Sempre sob aconselhamento médico, a atividade física deve ser feita o mais brevemente possível após o parto.
Pode começar pelos exercícios de Kegel (contrair os músculos que controlam o fluxo da urina), para promover o fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico, impedindo a perda involuntária de urina. Estes exercícios, assim como ligeiros alongamentos, poderão ser feitos ao longo do dia logo após o parto.
A ginástica, propriamente dita, é recomendável sempre que a mãe tenha condições físicas e médicas para tal. O Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia aconselha, em caso de parto normal, começar o exercício físico duas a três semanas após o parto. Na cesariana aconselha esperar cinco a seis semanas.
O que deve ter em conta no exercício pós-parto?
a) Pilates, caminhadas, natação e hidroginástica (salvo impedimento médico) são modalidades indicadas para a recém mamã para recuperar a forma física;
b) A ginástica de recuperação pós-parto é uma modalidade largamente implantada em muitos ginásios, estúdios fitness e centros pré e pós natal;
c) O fortalecimento dos músculos posturais permitem melhorar a resistência física geral, a postura e o equilíbrio músculo-esquelético;
d) O exercício deve ser feito cerca de 20 minutos, três ou quatro vezes por semana;
e) A mãe deve hidratar-se durante a prática para não afetar o aleitamento;
f) Deve evitar exercícios de alto impacto;
g) O exercício físico deve ser sempre compensado com sono e repouso para recuperar a energia;
h) Havendo algum desconforto físico, deve parar o exercício;
i) A dieta equilibrada deve fazer parte dos cuidados após o nascimento do bebé e satisfazer as necessidades da mãe.
Veja também: