Pretende usufruir do sol ou dos tempos livres, em família, com os amigos ou com aquela pessoa especial, mas não quer ou pode gastar muito dinheiro?
Temos 5 sugestões de lazer bem agradáveis e diferentes para si – por menos de 25€. Conheça-as já a seguir.
Vamos aproveitar o dia?
Lazer e diversão a baixo custo? Aceite as nossas 5 sugestões
1. Uma espécie de safari ou viagem ao fundo do mar
Dê largas à imaginação e com as suas crianças, a custo zero, imagine e planeie uma espécie de safari numa das nossas belas montanhas ou parques naturais. Só precisa de roupa, botas, mapa, binóculos, cantil e mochila a condizer com os verdadeiros exploradores e lá vamos nós à aventura.
Se preferir, escolha uma das inúmeras e belas praias que temos para explorar dunas, fauna e flora marítimas, avistar aves, recolher conchas e caminhar.
Se sobrar algum dinheiro para gastar, as crianças, e geralmente os adultos, adoram ver animais selvagens, animais recém-nascidos, aquários, como o da Estação Litoral da Aguda; numa outra escala, o maravilhoso Oceanário de Lisboa; conhecer e aproximar-se de animais em jardins e quintas pedagógicas.
Neste caso, pode poupar algum dinheiro, se procurar na internet (websites, facebook, diretamente através de pesquisa no Google) os dias e eventos gratuitos, por exemplo em jardins zoológicos, parques, aquários, recolher cupões de desconto e comprar bilhetes online e para famílias.
Há opções para todos os gostos a Norte, Centro e a Sul do país, como por exemplo:
- A Norte: Zoo Santo Inácio
- Em Lisboa: Jardim Zoológico de Lisboa
- No Alentejo: Badoca Safari Park
2. Adoro piqueniques
Se há algo memorável é aquele piquenique da infância com os sabores e cheiros tão típicos e tão bons, com toda a família e com as brincadeiras entre crianças e adultos. E aquele piquenique bem romântico ao pôr-do-sol!
Mais uma vez, podemos usufruir do nosso belo país e das suas magníficas paisagens gratuitamente!
Só precisamos de uma manta, uma toalha aos quadradinhos, uma cesta com um belo lanche ou almoço, alguns jogos tradicionais, umas raquetes ou bola, um livro, uma rede de descanso… e claro, a companhia perfeita.
Prepare o bolo ou as sandes favoritas das suas crianças, elas poderão ajudar! Ou as tradicionais receitas de família, que cada convidado pode levar para partilhar. E porque não algo mais sofisticado para impressionar?
Dê largas à imaginação, não precisa gastar muito dinheiro. Na internet encontra receitas simples e fáceis também para piqueniques.
3. Aprender algo novo! Sim, sempre!
Nada melhor para quebrar a rotina e refrescar a mente e o corpo do que aprender algo novo, vivenciar situações diferentes, experimentar o que sempre quis e foi adiando.
Dançar, mergulhar, pintar, cozinhar, aprender um novo idioma, andar de avião (sim, é possível por menos de 25€), experimentar surfar ou fazer paddle, ioga, provar sushi, visitar aquele museu ou exposição, fotografar, fazer provas de vinhos, saber mais sobre a cultura de uma cidade ou região, entre tantas outras possibilidades.
Há inúmeras aulas e workshops gratuitos para todas as atividades referidas atrás, como aulas de ioga gratuitas em parques e jardins; aulas de zumba e caminhadas à beira-mar; workshops de culinária gratuitos em supermercados, shoppings, em promoções de livros de comida saudável, em feiras gastronómicas; passeios pedonais de montanha e de cidade gratuitos ou a muito baixo custo.
Uma dica: acompanhe os websites e páginas de facebook das câmaras municipais da área de residência e de outras instituições para estar informado sobre as atividades de desporto, lazer e culturais que promovem; sobre as festas e feiras tradicionais, entre outras iniciativas geralmente gratuitas. E estes são apenas alguns exemplos!
4. E se chover? Talvez cinema e pipocas no sofá?
E se o mau tempo não convida a sair, podemos sempre preparar uma gigante taça de pipocas ou um delicioso substituto, uma manta ou lareira quentinha e aproveitar para molengar um bocadinho. E sabe tão bem!
Poder ver finalmente aquele filme, fazer um puzzle em família, ir buscar a caixa dos jogos tradicionais e aproveitar ao máximo o conforto de estar em boa companhia por casa.
5. Cuidar de mim! Porque eu mereço!
Sim, e que tal tirar um tempinho só para si? Para ouvir a sua respiração, para cuidar da sua pele, da sua aparência. Literalmente para se mimar! Sabe e faz muito bem.
Se não pode sair de casa, aproveite uma ausência das crianças ou quando estão aos cuidados de outra pessoa, e prepare um belo banho de imersão, pode socorrer-se de produtos naturais caseiros para fazer uma esfoliação e hidratação da pele e cabelo; ouça uma música agradável; relaxe ao sol na varanda com um livro ou a sua bebida favorita. Ou, simplesmente, não faça nada por uns momentos!
Se preferir, saia de casa. Atualmente há hotéis, SPAs, ginásios e piscinas municipais que oferecem a possibilidade de nadar, de usar jacuzzis e circuitos termais, fazer sauna e banho turco a preços bem acessíveis.
Por isso, não há desculpas para não se mimar e cuidar de si! Nem para dizer que só quem tem muito dinheiro pode ter experiências de lazer divertidas e diferentes!
Experimente as nossas sugestões e vai ver que a energia e o ânimo agradecem!
Veja também: