Na hora de escolher a bebida, muitos se perguntam: expresso ou café solúvel?Há, efetivamente, diferenças entre ambos os cafés, mas nem todos sabem exatamente quais. É que não só o seu modo de preparação é diferente, como também as suas propriedades nutricionais.
Para esclarecer as suas dúvidas e, talvez, derrubar alguns mitos associados a esta temática, vamos explicar-lhe exatamente quais as diferenças entre expresso ou café solúvel. A partir de agora saberá qual o café a tomar, de acordo com as suas necessidades.
Benefícios do café
O café é, no geral, uma bebida muito apreciada. Apesar de não dever ser ingerida em excesso, o seu consumo regular pode trazer muitas vantagens para a saúde, a saber:
- proporcionar uma sensação de bem-estar;
- combater a depressão;
- reduzir o risco de aparecimento de diabetes tipo 2 e de outras doenças como demência, Alzheimer ou Parkinson;
- melhorar a performance física e os níveis de energia;
- ajudar na eliminação da gordura;
- fornecer nutrientes essenciais ao organismo, como antioxidantes;
- contribuir para o bom funcionamento do fígado;
- prevenir o envelhecimento precoce.
Expresso ou café solúvel: qual escolher?
Caraterísticas principais
Talvez não imagine que, nutricionalmente, há algumas diferenças entre o expresso e o café solúvel. Mas antes de nos debruçarmos sobre essas variáveis, é importante saber distinguir estes dois tipos de café, de acordo com o seu modo de preparação, temperatura, aroma, sabor e níveis de cafeína.
O café expresso é produzido numa máquina própria com uma quantidade generosa de pó. Já o café solúvel requer apenas uma pequena porção de água quente, açúcar e pó a gosto. No que respeita à temperatura, este fator não varia consideravelmente entre ambos os cafés, rondando em ambos os casos os 90ºC a 100ºC.
Quanto ao aroma e ao sabor, o expresso tem um paladar forte e caraterístico, enquanto o solúvel tem um cheiro e sabor mais variável, dependendo da quantidade de pó e água utilizados. No que toca aos níveis de cafeína, tanto o expresso, como o solúvel, têm porções equivalentes de cafeína.
Propriedades nutricionais
O café expresso e solúvel têm propriedades nutricionais distintas, de acordo com a nutricionista Catarina Sofia Correia. Enquanto o expresso é feito a partir de uma moagem muito fina e, depois, tirado à pressão através de uma máquina com água quente; o solúvel é feito a partir de extrato de grãos de café moídos, posteriormente dissolvidos em água quente. Esta última opção é mais prática, barata e rápida, mas há outras diferenças que podem ser apontadas.
O café solúvel contém um pouco menos cafeína do que o expresso. Uma colher de chá de café solúvel tem 30 a 90mg de cafeína, enquanto a mesma dose de café expresso possui 70 a 140mg. Logo, o café solúvel pode ser uma melhor escolha para quem queira ingerir menos cafeína.
Consumir com moderação
A acrilamida é uma substância química nociva, presente nos grãos de café torrados. Segundo os estudos, o café solúvel contém mais acrilamida do que o expresso. No entanto, pode ficar tranquilo, pois só uma exposição exagerada a esta substância a torna verdadeiramente perigosa para o organismo. Logo, um consumo regular de café não apresenta qualquer risco.
No geral, e de acordo com as indicações da nutricionista, o consumo de café, independentemento da sua forma, é benéfico, desde que não se excedam os 2 a 3 cafés normais por dia (dose diária recomendada a adultos sem problemas de saúde).
Para tirar ainda mais proveito das vantagens da cafeína, deve privilegiar o café nos seguintes horários – 9h30-11h30 e 13h30-17h -, isto é, após os picos de produção de cortisol.