A par das atitudes, são as expressões de um bom líder que marcam a diferença na motivação e sucesso de uma equipa.
Para um cargo de liderança, vários são os requisitos a cumprir e saber o que dizer e como no momento certo é um deles. Há expressões de um bom líder que ajudam (e muito) a marcar pontos. Não são apenas palavras, mas a forma como são ditas e, especialmente, o momento em que são aplicadas.
Numa reunião com a equipa de trabalho, numa negociação com possíveis clientes, num momento de crise da empresa ou mesmo perante uma falha de um colaborador, a mensagem pode ser o meio certo e mais eficaz de atingir o objetivo pretendido.
Conheça 8 expressões de um bom líder que vai ter de usar ou vai passar a apreciar.
O que é um bom líder?
Antes de mais nada, é fundamental perceber o que caracteriza um bom líder. Como lida com a equipa, como encara os obstáculos e as vitórias, como é visto pelos elementos que lidera.
Um bom líder reúne as seguintes características:
- Influencia as pessoas ao seu redor;
- Falta de medo de se expor diante dos outros;
- Iniciativa de tomar decisões;
- Capacidades de comunicação;
- Disponibilidade;
- Capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo;
- Curiosidade natural e sempre está em busca de novidades;
- Assume a responsabilidade de seus atos;
- Sabe como encontrar a solução diante de situações ou problemas inesperados;
- É determinado;
- Inspira confiança;
- Diz “não” quando é necessário;
- É autêntico e carismático;
- Sabe delegar;
- É respeitoso;
- Cobra resultados sem hostilidade.
Destas destacamos a comunicação e algumas expressões que marcam a diferença.
Expressões de um bom líder
“A situação é esta.”
Como forma de partilhar com a equipa as suas ideias e colocar toda a gente a par do que se passa na empresa, o líder esclarece todos os aspetos que têm implicações nas suas funções. Trata-se de estabelecer uma comunicação franca, aberta e clara – o que faz toda a diferença.
“Este é o plano.”
Para que cada elemento da equipa seja bem-sucedido no trabalho que realiza, todos devem conhecer o plano e objetivos, como forma de elevar as suas potencialidades. O resultado disto que há o melhor aproveitamento e cumprimento das suas tarefas.
“Vamos falar sobre o que aconteceu”
Em caso de ocorrer algum erro ou problema, independentemente de ser individual ou coletivo, é essencial não tirar conclusões precipitadas. Um bom líder vai querer abordar a situação com a mente aberta, colocar todas as questões necessárias aos intervenientes e escutar com atenção todas as explicações. Só depois de compreender o que se passou, pode falar sobre o assunto.
“Fale-me mais sobre isso”
Um bom líder não tem deve saber apenas falar, mas ouvir. Uma escuta ativa é determinante para que cada elemento da equipa sinta que o seu contributo é válido e esteja à vontade para partilhar as suas opiniões.
“Deixe-me tomar nota”
A memória pode falhar, sobretudo a de alguém que acumula vários afazeres e responsabilidades. Portanto, as notas vão ajudar um líder a ser mais organizado e a evitar falhas por causa de esquecimentos.
Comprometer-se com um colaborador e depois não cumprir porque se esqueceu, não é bom para nenhum líder nem para a equipa. Além disso, ao registar por escrito a informação que lhe é transmitida, demonstra atenção e respeito pelo que está a ser dito.
“Confio em vocês” e “Podem contar comigo”
Confiar na equipa – nomeadamente pela delegação de tarefas – mostrar que esta pode confiar no seu líder e que ele apoiará os seus colaboradores constituem fatores-chave para que todos trabalhem em conjunto pelo o sucesso comum.
“Ainda podemos fazer melhor”
Um dos papéis do líder é reconhecer em cada elemento da sua equipa as suas potencialidades e motivar cada um a fazer mais e melhor.
Esta é uma expressão adequada a uma reunião de equipa, com um possível cliente ou com um colaborador. Permite direcionar o foco dos intervenientes para a procura de soluções ou alternativas, criando um sentimento de dinamismo, o que permite alcançar resultados.
“Sim e…”
Esta pode parecer demasiado simples para ser considerada uma expressão de um bom líder. No entanto, assume um grande impacto. Consideremos as seguintes frases:
“Sim, fizeste um bom trabalho. Mas tens de te esforçar mais para melhorar”
ou
“Sim, fizeste um bom trabalho e deves continuar assim para melhorar ainda mais”.
A segunda frase (Sim… e) é mais positiva do que a primeira (Sim… mas) e é precisamente essa a mensagem que passa para o ouvinte.
Expressões positivas contribuem para a motivação dos trabalhadores e, assim, aumentam a produtividade e o sucesso de qualquer projeto ou negócio.
O tom também importa
O tom com que se expressa um bom líder também é importante, não apenas as expressões que utiliza. Em regra, um bom líder é assertivo, controlado e positivo. Transmite segurança e empatia.
As expressões de um bom líder traduzem por palavras a sua ação e capacidades.