Elsa Santos
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10 Jan, 2024 - 12:58

8 expressões de um bom líder

Elsa Santos

A par das atitudes, são as expressões de um bom líder que marcam a diferença na motivação e sucesso de uma equipa. Conheça algumas.

A par das atitudes, são as expressões de um bom líder que marcam a diferença na motivação e sucesso de uma equipa.

Para um cargo de liderança, vários são os requisitos a cumprir e saber o que dizer e como no momento certo é um deles. Há expressões de um bom líder que ajudam (e muito) a marcar pontos. Não são apenas palavras, mas a forma como são ditas e, especialmente, o momento em que são aplicadas.

Numa reunião com a equipa de trabalho, numa negociação com possíveis clientes, num momento de crise da empresa ou mesmo perante uma falha de um colaborador, a mensagem pode ser o meio certo e mais eficaz de atingir o objetivo pretendido.

Conheça 8 expressões de um bom líder que vai ter de usar ou vai passar a apreciar.

O que é um bom líder?

Antes de mais nada, é fundamental perceber o que caracteriza um bom líder. Como lida com a equipa, como encara os obstáculos e as vitórias, como é visto pelos elementos que lidera.

Um bom líder reúne as seguintes características:

  • Influencia as pessoas ao seu redor;
  • Falta de medo de se expor diante dos outros;
  • Iniciativa de tomar decisões;
  • Capacidades de comunicação;
  • Disponibilidade;
  • Capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo;
  • Curiosidade natural e sempre está em busca de novidades;
  • Assume a responsabilidade de seus atos;
  • Sabe como encontrar a solução diante de situações ou problemas inesperados;
  • É determinado;
  • Inspira confiança;
  • Diz “não” quando é necessário;
  • É autêntico e carismático;
  • Sabe delegar;
  • É respeitoso;
  • Cobra resultados sem hostilidade.

Destas destacamos a comunicação e algumas expressões que marcam a diferença.

Expressões de um bom líder

“A situação é esta.”

Como forma de partilhar com a equipa as suas ideias e colocar toda a gente a par do que se passa na empresa, o líder esclarece todos os aspetos que têm implicações nas suas funções. Trata-se de estabelecer uma comunicação franca, aberta e clara – o que faz toda a diferença.

“Este é o plano.”

Para que cada elemento da equipa seja bem-sucedido no trabalho que realiza, todos devem conhecer o plano e objetivos, como forma de elevar as suas potencialidades. O resultado disto que há o melhor aproveitamento e cumprimento das suas tarefas.

“Vamos falar sobre o que aconteceu”

Em caso de ocorrer algum erro ou problema, independentemente de ser individual ou coletivo, é essencial não tirar conclusões precipitadas. Um bom líder vai querer abordar a situação com a mente aberta, colocar todas as questões necessárias aos intervenientes e escutar com atenção todas as explicações. Só depois de compreender o que se passou, pode falar sobre o assunto.

“Fale-me mais sobre isso”

Um bom líder não tem deve saber apenas falar, mas ouvir. Uma escuta ativa é determinante para que cada elemento da equipa sinta que o seu contributo é válido e esteja à vontade para partilhar as suas opiniões.

“Deixe-me tomar nota”

A memória pode falhar, sobretudo a de alguém que acumula vários afazeres e responsabilidades. Portanto, as notas vão ajudar um líder a ser mais organizado e a evitar falhas por causa de esquecimentos.

Comprometer-se com um colaborador e depois não cumprir porque se esqueceu, não é bom para nenhum líder nem para a equipa. Além disso, ao registar por escrito a informação que lhe é transmitida, demonstra atenção e respeito pelo que está a ser dito.

“Confio em vocês” e “Podem contar comigo”

Confiar na equipa – nomeadamente pela delegação de tarefas – mostrar que esta pode confiar no seu líder e que ele apoiará os seus colaboradores constituem fatores-chave para que todos trabalhem em conjunto pelo o sucesso comum.

“Ainda podemos fazer melhor”

Um dos papéis do líder é reconhecer em cada elemento da sua equipa as suas potencialidades e motivar cada um a fazer mais e melhor.

Esta é uma expressão adequada a uma reunião de equipa, com um possível cliente ou com um colaborador. Permite direcionar o foco dos intervenientes para a procura de soluções ou alternativas, criando um sentimento de dinamismo, o que permite alcançar resultados.

“Sim e…”

Esta pode parecer demasiado simples para ser considerada uma expressão de um bom líder. No entanto, assume um grande impacto. Consideremos as seguintes frases:

“Sim, fizeste um bom trabalho. Mas tens de te esforçar mais para melhorar”

ou

“Sim, fizeste um bom trabalho e deves continuar assim para melhorar ainda mais”.

A segunda frase (Sim… e) é mais positiva do que a primeira (Sim… mas) e é precisamente essa a mensagem que passa para o ouvinte.

Expressões positivas contribuem para a motivação dos trabalhadores e, assim, aumentam a produtividade e o sucesso de qualquer projeto ou negócio.

O tom também importa

O tom com que se expressa um bom líder também é importante, não apenas as expressões que utiliza. Em regra, um bom líder é assertivo, controlado e positivo. Transmite segurança e empatia.

As expressões de um bom líder traduzem por palavras a sua ação e capacidades.

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