Liderar não é uma tarefa fácil, nem ao alcance de todos. Saber o que dizer e como o dizer tem impacto. A pressão, a falta de tempo, a concorrência afectam cada vez mais o dia-a-dia dos profissionais.
Para quem ocupa posições de chefia, o peso da responsabilidade está sempre presente. Motivar uma equipa e garantir o respeito e o apoio de todos os seus membros pode ser complicado. Nessas alturas, as expressões de um bom líder marcam pontos.
As palavras têm aqui um papel primordial. É preciso saber escolher as mais adequadas ao contexto. Seja numa negociação com possíveis clientes, numa reunião com os colaboradores ou até numa chamada de atenção devido a um erro. O tom e até a entoação são determinantes para que a mensagem passe correctamente e tenha os efeitos pretendidos.
Na prática, são pormenores que muitas vezes passam ao lado mas que quando tidos em consideração, se revelam muito eficazes. Uma boa liderança pode ser alcançada com pequenos ajustes e sem a necessidade de grandes mudanças. Como?
6 expressões de um bom líder
Teste-as e depois avalie os resultados. Acredite que vai notar diferenças.
‘Deixe-me tomar nota’
Não tenha receio de anotar. Lembre-se que a sua memória não dá para tudo e pode falhar. As notas vão ajudá-lo a ser mais organizado e a evitar ‘chatices’ por causa de esquecimentos. Comprometer-se com um colaborador e depois não cumprir porque se esqueceu, não é bom para a equipa. Além disso, ao registar por escrito demonstra que está a prestar atenção ao que lhe dizem.
‘O que é que cada um pode fazer para melhorar?’
Ideal para uma reunião com a equipa, com um possível cliente ou com um colaborador. Sejamos francos: falar por falar sobre uma determinada situação não leva a lado nenhum. Mas ao utilizar esta expressão, direcciona o foco dos intervenientes para a procura de soluções ou alternativas. Cria-se um sentimento de dinamismo e os resultados surgem. Experimente!
‘Sim e…’
Uma expressão tão simples mas com grande impacto. Repare: ‘Sim, fizeste um bom trabalho mas tens de te esforçar mais para melhorar’ ou ‘Sim, fizeste um bom trabalho e deves continuar assim para melhorar ainda mais’.
A segunda frase é mais positiva do que a primeira e é essa a mensagem que passa para o ouvinte. Se motivar quem trabalhar consigo, a produtividade vai aumentar.
‘Vamos falar sobre o que aconteceu’
Em caso de problemas ou erros, independentemente de serem individuais ou colectivos, é essencial não tirar conclusões precipitadas. O que, convenhamos, é muito comum. Aborde a situação com a mente aberta, faça questões aos intervenientes e ouça com atenção. Só depois de compreender o que se passou, pode falar sobre o assunto.
‘…ainda’
Não se trata de uma expressão mas uma palavra que pode ser bem útil. Quando tiver de fazer um comentário menos positivo, experimente acrescentar o ‘ainda’. ‘Não foste selecionado porque (ainda) não estás preparado’. Uma só palavra faz toda a diferença e altera o sentido da frase.
Ouvir a versão ‘ainda’ é bem melhor do que ouvir a outra. Não concorda?
‘Deixe-me ver se eu percebi’
Se depois de ouvir, repetir ao seu interlocutor, por palavras suas, o que lhe foi dito, ficará surpreendido com os resultados. Não só vai permitir ao colega saber que você percebeu o que ele lhe disse como que esteve atento enquanto ele falou. Assim, ficam ambos em pé de igualdade e podem dar avançar sem que haja mal entendidos.
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