Ekonomista
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16 Abr, 2018 - 13:37

7 expressões que nunca deve usar no trabalho

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Conseguir reconhecer as expressões que nunca deve usar no trabalho evitará que se exponha a situações constrangedoras ou conflituosas. Saiba mais.

7 expressões que nunca deve usar no trabalho

No seu ambiente de trabalho deve privilegiar uma comunicação assertiva, ou seja, deve comunicar de forma objetiva, clara e confiante. Além de reduzir os conflitos, uma comunicação eficaz aumenta os níveis de desempenho, motivação e a harmonia no trabalho. Para garantir a eficácia da mensagem que transmite aos outros, deverá saber identificar as expressões que nunca deve usar no trabalho e garantir que nunca as utiliza. Descubra no nosso artigo algumas palavras e expressões que deverá evitar.

Expressões que nunca deve usar no trabalho: 7 exemplos a evitar

expressões que nunca deve usar no trabalho

1. Expressões que indicam dúvida e incerteza

Mais ou menos”, “talvez”, “quem sabe” ou “provavelmente”, são alguns exemplos de expressões que são bastante utilizadas no dia a dia e que transmitem insegurança. A utilização deste tipo de expressões, além de por em causa os seus conhecimentos e competências, irá reduzir a sua credibilidade e confiança no meio profissional.

É fundamental que saiba expor as suas ideias de forma clara e objetiva, garantir a total compreensão do que é comunicado e, assim, conseguir minimizar situações de conflito ou desentendimento na sua empresa.

2. Expressões de verificação da compreensão e atenção

Siga o meu raciocínio”, “Está a compreender?“, “Entende o que eu quero transmitir?”, “Preste bem atenção”, são exemplos de expressões que nunca deve usar no trabalho. Este tipo de frases põe em causa a capacidade de atenção e a compreensão de quem nos está a ouvir.

Deve procurar não incluir estas expressões na sua comunicação, de forma a evitar constrangimentos com os seus colegas de trabalho e salvaguardar um bom ambiente organizacional.

3. Expressões de confirmação da veracidade da informação

Expressões como “A sério?“, “Tem a certeza?”, “De verdade?”, são aplicadas no dia a dia de forma espontânea e refletem falta de confiança em relação ao que é dito pela outra pessoa.

A insegurança expressa neste tipo de frases, para além de comprometer a relação de confiança com os colegas de trabalho, poderá originar situações de conflito dentro da empresa.

4. Expressões com gírias ou palavrões

Este é um excelente exemplo de expressões que nunca deve usar no trabalho. Independentemente da confiança e do relacionamento que tenha com determinados colegas no trabalho, nunca deve esquecer onde está e o lugar que ocupa.

O seu discurso deve ser sempre cuidado e adequado a um ambiente profissional. Assim, evitará situações constrangedoras com outros colegas e a sua imagem profissional terá maior credibilidade.

5. Estrangeirismos

Muitas pessoas adotam estrangeirismos na sua comunicação diária e utilizam, por exemplo, expressões como “know how”, “skills” “background” ou “briefing

A utilização destas expressões é completamente desnecessária tendo em conta que praticamente todos os estrangeirismos têm tradução.

Como nem todas pessoas têm facilidade para dominar outras línguas, deverá evitar estas expressões que podem gerar desconforto, inferiorizar ou criar situações de exclusão de outros colaboradores da sua empresa.

6. Expressões que reforçam a ideia de sinceridade

Outro exemplo de expressões que nunca deve usar no trabalho são as que têm como objetivo fortalecer a ideia de sinceridade.

Vou ser muito franco”, “falando honestamente” e “sendo muito sincero” são expressões que são utilizadas por vários profissionais desnecessariamente. Ao utilizar essas expressões pode dar uma falsa ideia de que nem sempre é verdadeiro e sério naquilo que faz ou diz, comprometendo a sua imagem perante os outros.

7. Expressões que transmitem negatividade

Expressões como “vai ser muito difícil”, “nunca” ou “não sei se vai funcionar”, são expressões que têm uma carga negativa e a sua utilização poderá transformar-se numa barreira de comunicação.

A insegurança em conjunto com uma atitude pouco positiva dará origem a conflitos no desenvolvimento de projetos profissionais e provocará frustração e falta de motivação a todos os intervenientes. Devemos eliminar os problemas e encarar de forma positiva os desafios que vão surgindo no dia a dia. Ao privilegiar uma comunicação mais otimista e focada em soluções, conseguirá criar oportunidades de desenvolvimento e inovação profissional.

Um ambiente profissional pautado pela positividade aumentará a criatividade, a motivação, a confiança e a produtividade de toda a equipa.

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