Os grupos de compra e venda têm os dias contados no Facebook. Porquê? Porque a maior rede social alargou (finalmente!) o Facebook Marketplace a Portugal, facilitando o processo de compra e venda de produtos entre utilizadores.
Contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta ferramenta e as vantagens que esta possui em relação a todos os sites do género, como o eBay ou o OLX.
Facebook Marketplace chegou a Portugal
O Facebook Marketplace é uma ferramenta criada pela rede social que pretende facilitar o processo de compra e venda de produtos entre utilizadores. Confuso? Não é. Basta imaginar que o eBay ou o OLX passaram a integrar o Facebook, com todas as vantagens e desvantagens que isso oferece.
Com esta ferramenta, o Facebook assume as pretensões de se tornar no local ideal para fazer todo o tipo de negócios e de deixar para trás algumas plataformas como o eBay, a maior referência a nível mundial do setor.
Como? Através das vantagens que possui como rede social. É sabido que o algoritmo do Facebook procura satisfazer os interesses dos utilizadores de acordo com as preferências dos mesmos. Uma procura que a rede social pode agora alargar aos produtos que sugere no Facebook Marketplace.
Esta é a única vantagem? Não, de todo. Esta ferramenta também conhece o local em que o utilizador se encontra. O que é que isso quer dizer? Que sugere produtos que se encontrem nas redondezas, uma vez que fazer negócio em mãos é uma das preferências de quem realiza compras na internet. Mas atenção, é só para maiores de 18 anos.
Compras no Facebook Marketplace
Mas como funciona o Facebook Marketplace? Basta aceder à app para perceber rapidamente. Para comprar, a app permite que o utilizador faça uma pesquisa pelo produto que procura. Para além disso, permite ainda filtrar os resultados até um número limitado de quilómetros do local onde o utilizador se encontra. Permite ainda definir categorias distintas e ainda definir um preço mínimo ou máximo.
Vendas no Facebook Marketplace
Acedendo à app, também é possível perceber como é que se coloca algo à venda. O utilizador terá de escrever o titulo do negócio (dizer aquilo que está a vender), definir o preço, colocar o local em que se encontra, definir uma categoria e, opcionalmente, descrever o artigo que pretende vender. Precisa ainda de acrescentar uma fotografia do produto.
O Facebook Marketplace foi lançado em outubro de 2016 e disponibilizado num conjunto limitado de países. Recentemente, porém, surgiu o anúncio que a ferramenta seria alargada a um maior conjunto de países. E assim o Facebook Marketplace passou a estar disponível em Portugal, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Espanha, Suíça e Suécia.