Há um novo modo preview que permite ao utilizador ver as suas publicações antes de essas serem, efetivamente, publicadas. De facto, o Facebook ainda não confirmou esta funcionalidade, mas a verdade é que há utilizadores que já tiveram acesso a essa função.
Modo preview do Facebook pode estar a chegar
Até hoje, fazer uma publicação no Facebook era algo “imediato”. Isto é, assim que o post é criado, tem de ser publicado sem que exista uma pré-visualização. É neste campo que a rede social parece estar a incrementar algumas novidades, nomeadamente um novo modo preview.
A funcionalidade pretende simplificar a forma como uma publicação é feita, não só por parte de utilizadores, mas principalmente por parte de páginas geridas por empresas ou marcas – para quem esta ferramenta, sendo globalizada, pode tornar-se muito útil.
Modo preview pode ser ativado antes da publicação
A novidade foi publicada no Twitter por Ahmed Ghanem, um Marketer estabelecido no Egito que publicou, na sua conta, a nova funcionalidade disponibilizada pelo Facebook. Tudo indica que, se chegar às contas de todos os utilizadores, o modo preview estará localizado imediatamente ao lado do botão de partilha.
Mas este não foi o único caso, até porque um especialista em redes sociais também deu a conhecer a possibilidade de, este novo modo, chegar em breve às contas de todos os utilizadores.
Fonte da Imagem: Twitter/Divulgação
É verdade que esta função pode não ser vista, exatamente, como uma novidade, isto porque qualquer pessoa, ao agendar uma publicação, pode visualizar o aspeto do futuro post. No entanto, esta possibilidade nunca esteve disponível no no menu inicial, isto é, no Feed de Notícias de cada utilizador, ao contrário de outras já ativas.
O modo preview, a confirmar-se, vai permitir que uma pessoa veja aquilo que está prestes a publicar antes de o fazer efetivamente. Isto pode prevenir eventuais erros ou falhas que existam no conteúdo partilhado, pelo que essas situações passam a ser facilmente evitadas.
Assim que o botão da pré-visualização é selecionado, uma nova janela surge no ecrã, que recria o aspeto que a publicação definitiva vai ter. O modo preview pode, de facto, vir a ser muito útil, pelo que resta esperar pela confirmação oficial da empresa de Zuckerberg. Será esta uma funcionalidade em fase de teste que vai mesmo ser implementada globalmente? Tudo indica que sim.
Veja também: