O organismo humano é complexo e as suas reações e comportamentos nem sempre são fáceis de compreender ou prever, para quem não é especialista no assunto. Todos crescemos com muitas ideias erradas e, por isso, apresentar alguns factos sobre o sistema imunitário ajuda-nos a cuidar melhor do nosso corpo e a entendê-lo mais profundamente.
As nossas defesas são o que permite que sobrevivamos a grande parte dos vírus e bactérias que se alojam no nosso organismo, ao longo da nossa vida. Porém, nem sempre entendemos por que há fases onde parecemos ser resistentes a tudo e há outros períodos em que há mínima coisa ficamos doentes. Alguns dos seguintes factos sobre o sistema imunitário ajudam a compreender esta situação.
11 Factos sobre o sistema imunitário para ficar a conhecer já
1. Cada caso é um caso
Há cada vez mais medicamentos disponíveis no mercado e a auto- ou hetero-medicação continua a ser um problema da nossa sociedade. Cada organismo e cada sistema imunitário são diferentes, o que significa que a medicação que pode resultar com uma pessoa, pode não resultar com outra. Portanto, não tome determinado medicamento apenas porque um familiar, amigo ou conhecido seu está a tomar e a reagir bem a ele.
2. Equilíbrio é fundamental
Há aspetos em que todos os sistemas imunitários são bastante semelhantes. Para manter o seu equilíbrio, há aspetos que infalíveis como comer de forma saudável, dormir bem, fugir ao stress e evitar o sedentarismo.
3. Doenças autoimunes
Estas patologias são cada vez mais comuns e um dos grandes desafios da medicina atual. Elas são provocadas por uma espécie de descontrolo do sistema imunitário, no qual o organismo “ataca” os seus próprios tecidos, porque os identifica como estranhos e agentes agressores/invasores.
4. Sistema imunitário feminino
Apesar de serem todos diferentes, o sistema imunitário das mulheres tem algumas particularidades como o facto de ser mais propenso a desencadear certos problemas, como doenças autoimunes (por exemplo, lúpus) ou artrite reumatóide.
5. Há bactérias importantes
Nem todas as bactérias são nocivas ao organismo e algumas são mesmo essenciais ao bom funcionamento e ao equilíbrio do sistema imunitário. Surpreendido?!
6. A genética tem uma palavra a dizer
Também no que toca à imunidade a herança genética tem um papel relevante. É verdade que os genes e aquilo que herdamos dos nossos ascendentes pode mesmo contribuir para, por exemplo, o desenvolvimento de doenças autoimunes.
7. O sistema imunitário é um sistema complexo
Falar em imunidade, organismo, hormonas e uma série de outras substâncias e processos internos é falar de uma matéria super complexa, mesmo para os profissionais que se dedicam ao seu estudo. Muitos defendem mesmo que as funções do sistema imunitário são comparáveis às do cérebro, no que concerne ao seu nível de complexidade.
8. Doenças autoimunes e os órgãos
Nem todos sabem, mas todos os órgãos do nosso corpo podem sofrer de uma doença autoimune. Os rins, os pulmões, o coração e até o cérebro podem desenvolver uma patologia deste género.
9. Cuidado com o uso excessivo de antibióticos
Nos últimos anos, têm sido muitos os alertas para reduzir e controlar a toma de antibióticos, precisamente para o organismo não perder resistência e as bactérias não ficarem mais fortes. Uma administração exagerada ou inapropriada de antibióticos pode debilitar o sistema imunitário e ser responsável por problemas de saúde graves e sérios.
10. Sinais de um sistema imunitário fragilizado
Unhas fracas, queda de cabelo excessiva, cansaço e problemas de pele são alguns dos sintomas de que a sua imunidade pode não estar bem e há algum problema de saúde que deve tratar.
11. Uma boa alimentação é essencial
Uma alimentação variada e rica em produtos frescos promove a saúde e fortalece o sistema imunitário. Portanto, deve evitar períodos muito longos de jejum, assim como consumir alimentos ricos em açúcar e gordura.
Para descomplicar a informação
As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins. Neste projeto, contamos com a parceria da Fidelidade e da Multicare. Saiba mais sobre a parceria.