Saiba como proceder para fazer o levantamento do património de um familiar falecido e quais os bens a declarar.
Quando morre um familiar sem que tenha deixado testamento, pode não ser fácil identificar o seu património, principalmente se não existir uma relação de proximidade com os herdeiros. A não identificação atempada dos bens pode levar à sua perda. Mas também a que não sejam declarados, como é exigido legalmente.
O procedimento de identificação do património de um familiar falecido implica o cumprimento de alguns processos legais e burocráticos, junto de diferentes entidades, em função do tipo de bens que é necessário identificar. Só depois deste procedimento é possível fazer o seu registo e a consequente habilitação de herdeiros.
Neste artigo do Saldo Positivo conheça todos os passos necessários para fazer o levantamento e identificação do património de um familiar falecido.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.