Share the post "Falhou a água quente? Identifique o problema e saiba o que fazer"
De certeza que já chegou ao final de um dia bem cansativo e stressante e tudo em que pensa é num bom banho relaxante. Chega a casa e, no momento em que chega o ansiado momento, apercebe-se que não há água quente. Já aconteceu a toda a gente, mas será que sabe resolver a questão?
Antes de tudo, a coisa mais importante a ter em conta é que não vale a pena ficar nervoso. São vários os motivos que podem justificar essa falha e alguns deles até são bem fáceis de resolver. Preste atenção.
Falha de água quente: o que poderá ter acontecido e o que fazer?
A água quente não está mesmo a funcionar. Já deixou a água a correr vários minutos e a temperatura está igual ou ainda mais baixa do que um cubo de gelo; não desespere. Antes de começar a ligar para um canalizador, eletricista ou especialista em caldeiras e esquentadores, existem algumas coisas prévias que pode fazer.
Em primeiro lugar, verifique se o sistema que alimenta a água quente (caldeira, esquentador, cilindro ou outro) está devidamente ligado.
Depois de verificar esta questão e a causa não seja esta, verfique se tem algum fatura em atraso que possa ter originado o corte de energia ou de gás que possa aquecer a água. Se também isto for verificado e ainda assim a água quente estiver com falha, existe a grande probabilidade de ser uma avaria.
Antes de seguir então para a verificação do seu próprio aparelho, só existe mais uma precaução que deve ter: contactar o seu fornecedor e verificar se existe eventualmente alguma avaria na zona que possa estar a justificar esta falha.
Não existe também? Muito bem, partimos então para a verificação do seu próprio equipamento de aquecimento de água.
Passos a seguir quando falha a água quente
A primeira coisa que deve fazer é a verificação do termostato: a temperatura normal de um esquentador deve andar entre os 50 e os 60 graus. Um sistema que opere abaixo destes valores coloca em risco não só o fornecimento de água quente, mas também a sua saúde, já que potencia doenças como a legionella.
Se o dispositivo não está dentro deste intervalo de temperatura, ajuste-o e espere entre 30 a 40 minutos para que haja água quente na torneira.
Depois disto, e dependendo do seu sistema de aquecimento, existem diferentes procedimentos que deve seguir.
Esquentador a gás?
No caso dos esquentadores a gás, siga este manual de procedimentos:
Reacenda a chama
Às vezes, basta uma brisa mais forte lá fora para apagar a chama do esquentador. Se ao tentar reacender a chama sentir o cheiro a gás mas não conseguir acender a chama, desligue imediatamente o esquentador, saia de casa e chame a companhia de gás que lhe presta o serviço.
Substitua o termopar
Se consegue acender a chama, mas não consegue que esta se mantenha acesa, é porque o termopar (sensor de temperatura) está com algum problema.
Verifique a cor da chama
Se a chama do esquentador estiver vermelha em vez de azul, é sinal de sujidade no sistema que está a impedir a água quente de chegar à torneira. Recorra a um técnico para que ele possa proceder à limpeza sem mais nenhum problema.
Se, por outro lado, a chama estiver amarela, desligue imediatamente o dispositivo e chame um técnico. Isto significa que o esquentador está a libertar monóxido de carbono, um gás perigoso para a saúde.
Inspecione o tubo de gás
Ligou a válvula, mas a chama não se acendeu nem há cheiro a gás, o problema pode estar na fonte de gás. Pode estar aberta ou fechada ou simplesmente com alguma interferência ou bloqueio.
Esquentador elétrico
Para as casas que funcionam com esquentador elétrico, os passos a seguir são os seguintes:
Reinicie o esquentador
Chuvas e ventos fortes podem interferir com a corrente elétrica. Se for o caso, desligue o esquentador durante uns minutos e volte a ligar. Se, decorrida meia hora, ainda não tiver água quente, é possível que tenha um problema maior. Chame um técnico profissional, portanto.
Troque as pilhas
Alguns esquentadores funcionam ainda a pilhas, pelo que se estas chegaram ao fim de vida, então, experimente substituir para perceber se será essa a origem do problema.
Não será altura de mudar?
É preciso ter em consideração que a maioria dos esquentadores têm um tempo de vida útil de 10 anos. Se o seu garante de água quente está a atingir esse limite é possível que os seus componentes comecem a falhar.
Boas práticas para prevenir falhas de água quente
Em qualquer um dos casos os sistemas de aquecimento de águas, é importante garantir algumas boas práticas que lhe podem poupar algumas dores de cabeça, valentes euros e banhos de água fria!
- Faça uma correta manutenção do equipamento: não falhe com as verificações periódicas, e ao mais pequeno sinal de que algo está a falhar, atue;
- Guarde sempre o manual de instruções do equipamento e siga-o à risca! Antes de fazer qualquer coisa no equipamento, verifique no manual se é possível fazê-lo;
- Limpe os equipamentos apenas com um pano humedecido em água. Produtos abrasivos podem danificar o mesmo.