Share the post "Tenho familiar a viver num imóvel de uma herança: o que fazer para ele sair?"
Tenho um familiar a viver num imóvel que pertence a uma herança. E não paga renda alguma. É possível fazer ou pedir que esse familiar saia da habitação? Em caso de venda do imóvel ele sai? Ou pode recusar a saída?
Dantas Rodrigues: A resposta à presente questão depende não é simples, especialmente pela escassez de elementos, sendo que se o familiar for igualmente herdeiro do imóvel em apreço, terá o mesmo direito que os demais a residir no mesmo até que este seja vendido ou alienado de alguma forma, sem prejuízo de os herdeiros poderem entre si estabelecer o pagamento de uma qualquer compensação por acordo.
Caso o familiar em questão não seja herdeiro, os demais podem, se assim o entenderem, convencionar que o mesmo desocupe o mesmo.
Em caso de venda do imóvel, sendo este vendido sem ónus ou encargos, e não existindo qualquer contrato que habilite o familiar a permanecer no imóvel depois do momento da venda, como seria o contrato de arrendamento, este deverá abandonar o imóvel, não se podendo recusar a fazê-lo. Caso a recusa se mantenha após a venda, poderá a reação contra a ocupação ilícita ter de ser promovida pelo novo adquirente e não já pelos anteriores titulares do direito de propriedade sobre o imóvel.
Mais informações podem ser consultadas no website oficial do evento QSP Summit
Estudo da consultora QSP, organizadora do QSP SUMMIT, realizado a propósito da 17ª edição do evento, que vai decorrer de 2 a 4 de julho de 2024, no Porto – Matosinhos, com o mote ‘Rethinking Organizations’.