Share the post "Faturas de serviços essenciais: sabe tudo o que está a pagar?"
Costuma ver com atenção as faturas que recebe? Se já teve curiosidade e analisou melhor as suas contas de energia ou água, reparou certamente numa série de valores que não correspondem a consumos.
Estes montantes adicionais que surgem nas faturas de serviços essenciais dizem respeito a taxas e impostos cobrados pelo Estado e pelas autarquias. Em alguns casos, têm uma componente ambiental, penalizando consumos mais elevados. Outros, como a Contribuição Audiovisual, destinam-se a financiar serviços como a rádio e a televisão públicas.
O IVA é o imposto comum a todos os serviços essenciais, embora com taxas diferentes (de 6% e 23%). Além de incidir sobre o consumo, aplica-se também sobre as outras taxas, o que significa que, mesmo que não gaste água, luz ou gás, estará a pagar IVA.
Cada serviço essencial tem as suas próprias taxas e impostos e alguns variam de concelho para concelho. É o que acontece, por exemplo, com a Taxa de Ocupação de Subsolo, cobrada na fatura do gás natural.
São muitas as contas a fazer para compreender todas as componentes das suas faturas. Para ficar a perceber o que significam os valores que surgem nas contas, leia este artigo do Saldo Positivo.
Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.
O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.