Adquirir hábitos de organização e arrumação é importante desde cedo. Vamos deixar-lhe 4 formas de fazer com que o seu filho seja mais arrumado, pondo no devido lugar tudo aquilo que ele desarrumou.
Como fazer com que o seu filho seja mais arrumado
1. Reveja as regras
Se o seu método atual para fazer com que o seu filho seja mais arrumado não está a resultar, está na hora de fazer algumas mudanças. Neste caso, tenha em atenção que as novas regras devem ser tão claras quanto possível para que todos as entendam e cumpram ou façam cumprir.
É um facto que pode ter de ver e rever as regras e relembrá-las ao seu filho, mas seja consistente. Caso contrário, ele não as vai cumprir e vai perceber que conseguem contorná-las ou mesmo ignorá-las. E as crianças sabem bem como dar a volta às situações quando querem.
2. Pega num, arruma o outro
Aplique a regra de pegar num brinquedo e arrumar o outro. Desta forma, vai evitar o caos total no que toca à desarrumação e pode até instituir outra regra: um brinquedo de cada vez.
Esta é uma das formas de fazer com que o seu filho seja mais arrumado que resulta muito bem. Vai ajudá-lo a aprender a ser organizado e a si vai tirar-lhe muito trabalho.
3. Seja específico
Uma das piores coisas que pode dizer a uma criança pequena é: “arruma isso, filho”. Tem de ser específico, pois para as crianças mais pequenas isso pode ser até um pouco confuso; afinal o seu filho tem de arrumar o quê, onde e quando?
Há algumas formas de tornar as suas intenções bem claras, senão veja:
- Certifique-se de que tudo tem um lugar especial
- Tenha caixas etiquetadas com fotos para as crianças que ainda não sabem ler
- Avise que está a chegar a hora de arrumar
- Dê um prazo específico e cumpra-o
- Fale claramente e não faça do seu pedido uma pergunta
- Diga-lhe para guardar um objeto específico ou tipo de objeto
- Explique quais as consequências ou recompensas e cumpra-as.
4. Torne a arrumação divertida
As tarefas podem ser divertidas e só tem de fazer com que o seu filho perceba isso. Se tem mais do que um filho, então esta ideia é vencedora. Geralmente, as crianças são bastante competitivas e só precisa ter cuidado para não desmotivar nenhum deles quando perde.
Se o seu filho gosta de música, então use-a como uma forma de lhe dar alguma energia. Comece por testar o tipo de música a que ele reage melhor e, quando a descobrir, use e abuse para que o seu filho cumpra as suas tarefas sem grande problema.
Veja também: